emissão em direto

Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste celebra Dia da Europa

A Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste, nas Caldas da Rainha, celebrou a 9 de maio o Dia da Europa, com diversas atividades no âmbito do projeto Escola Embaixadora do Parlamento Europeu, implementado pelo 4.º ano consecutivo, juntando alunos, professores e convidados.

A Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste, nas Caldas da Rainha, celebrou a 9 de maio o Dia da Europa, com diversas atividades no âmbito do projeto Escola Embaixadora do Parlamento Europeu, implementado pelo 4.º ano consecutivo, juntando alunos, professores e convidados.

Na presença da vereadora da Educação da Câmara Municipal das Caldas da Rainha, Conceição Henriques, foi realizado o hastear da bandeira da União Europeia, a exibição da bandeira da Associação Europeia de Escolas de Hotelaria e Turismo e houve um almoço temático da Europa, produzido pelos alunos do Curso de Gestão e Produção de Cozinha, que teve lugar no self-service da escola.

Foi divulgada a resposta positiva ao pedido apresentado pela escola para adesão à Associação Europeia de Formação e Ensino.

Tendo presente o tema chave “Que valores te movem?”, os alunos foram convidados a participar através da realização de poemas, textos, fotografias e vídeos, tendo em vista uma ampla mobilização à volta das ideias, valores, obrigações e direitos, numa perspetiva de cidadania ativa, solidariedade, voluntariado e respeito pela biodiversidade,

Os alunos da turma de Gestão de Turismo dinamizaram um programa de acolhimento para um grupo de jovens voluntários de várias nacionalidades (Síria, Arménia, Hungria e Letónia), convidados pela escola para as atividades deste dia e que estão em Portugal a realizar um intercâmbio jovem com a H20 – Associação de Jovens de Arrouquelas, no município de Rio Maior. Visitaram o centro histórico da cidade das Caldas da Rainha e realizaram um workshop intercultural.

Intercâmbio na Polónia

Um grupo de sete alunos e um professor da escola participou durante uma semana numa viagem de intercâmbio Erasmus+, na cidade de Cracóvia, na Polónia, sob o tema “YOUropean Green Deal”, juntamente com alunos de outros países, nomeadamente Polónia, República Checa, Macedónia do Norte e Bulgária, num total de 35 pessoas.

O objetivo desta semana de intercâmbio internacional foi reforçar as atitudes e competências dos alunos relativamente aos temas da ecologia, sustentabilidade ambiental, alterações climáticas e pacto europeu para o clima, bem como, abertura de novos horizontes, reforço da tolerância e cidadania europeia.

A equipa da escola foi constituída pelo formador e chefe de cozinha, Ricardo Ferreira, e os alunos Ana Alves, de Técnicas de Cozinha e Pastelaria 3º ano, Ana Leite, de Técnicas de Cozinha e Pastelaria 2º ano, Francisca Rodrigues, de Gestão e Produção de Pastelaria, Mauro Carreira, de Técnicas de Cozinha e Pastelaria 3º ano, Marco Carvalheiro, de Gestão e Produção de Cozinha, Henrique Silva, de Gestão e Restauração de Bebidas, e Henrique Marques, de Gestão de Turismo.

Últimas Notícias

Livro de Inês Sofia “O segundo lado da perfeição” alerta para romances tóxicos

“O segundo lado da perfeição” é como se designa o livro da jovem Inês Sofia que foi lançado no passado dia 7 na Escola Básica e Secundária Fernão do Pó, no Bombarral.
É o segundo livro da autora, de 19 anos, e é uma história de amor entre dois adolescentes. “É sobre um relacionamento abusivo. Os seus sinais, a forma como se expressa, a maneira como se faz sentir, e, principalmente, a culpa com que as vítimas ficam”, contou.

Os Golpe lançaram novo álbum “Terra do Diabo”

O grupo musical Golpe lançou um novo álbum, intitulado “Terra do Diabo”. O quinteto é da Benedita, mas tem dois elementos que são das Caldas da Rainha.
Da banda fazem parte Carlos Marques (voz, baixo e guitarra acústica), Samuel Lucas (guitarra e back vocals), João Carlos (teclados) e os músicos das Caldas da Rainha, Luís Agostinho (teclados) e Louie Russo (bateria e back vocals).

“Mural dos afetos” dá as boas-vindas a quem chega à cidade

A imagem de uma mãe abraçada à filha embeleza a fachada de um edifício na Rua General Amílcar Mota, na entrada sul da cidade. Trata-se de um mural de arte urbana, da autoria de Daniel Eime, que identifica Caldas da Rainha como uma cidade que há uma dezena de anos faz parte do Movimento Cidade dos Afetos.