Os alunos Vitor Nascimento, do curso de Gestão e Produção de Pastelaria (nível V – Pós 12.º ano) e Leonor Tarenta, do curso Técnico de Cozinha/Pastelaria (nível IV – 10.º, 11.º e 12.º anos) foram distinguidos com o Diploma de Excelência Académica por terem sido os melhores alunos a nível nacional da rede de Escolas do Turismo de Portugal, tendo também recebido o Diploma de Mérito Académico por terem sido os melhores alunos da Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste (EHTO) no ano letivo 2023/2024.
A cerimónia foi realizada no grande auditório da Escola de Hotelaria e Turismo do Estoril, no passado dia 26, no âmbito da aula inaugural nacional das Escolas do Turismo de Portugal.
Foi atribuído um prémio monetário de 5.000 euros a cada um dos alunos. Vitor Nascimento concluiu o seu curso com a média de 19,1 valores e Leonor Tarenta com a média de 18,6 valores.
Vitor Nascimento está desde março deste ano a trabalhar na área da pastelaria no Royal Óbidos SPA & Golf Resort. Nasceu no Brasil, tem 43 anos, possui um bacharelato em Relações Internacionais e uma pós-graduação em Gestão e Produção de Petróleo e Gás.
Desenvolveu uma carreira profissional na área da logística e transportes internacionais mas decidiu efetuar uma mudança de vida e reconversão profissional, e em 2022 escolheu Portugal para estudar, viver e trabalhar. Após algumas pesquisas online encontrou informação sobre o Curso de Gestão e Produção de Pastelaria na EHTO, em Caldas da Rainha e Óbidos, e inscreveu-se. Desenvolveu um percurso de excelência e integrou o Quadro de Mérito da escola.
Leonor Tarenta, de 17 anos, ingressou este ano no ensino superior, na licenciatura em Gastronomia, no Instituto Politécnico de Coimbra, cidade de onde é natural.
Ao longo dos três anos na EHTO integrou sempre o Quadro de Mérito. Venceu o Concurso “Pera à Prova” e ganhou também as duas primeiras edições do Concurso Estrela Monumental do Restaurante Mosteiro do Leitão.
Dia Mundial do Turismo com aula inaugural
A EHTO realizou a sua aula inaugural do ano letivo 2024/2025 no dia 27 de setembro, no âmbito das celebrações do Dia Mundial do Turismo, com o tema “Turismo e Paz”.
No auditório do estabelecimento de ensino, em Caldas da Rainha, reuniram-se os oradores convidados padre Eduardo Gonçalves, Alexandre Marto (Fátima Hotels Group), Fabrizio Boscaglia (Universidade Lusófona) e Rodrigo Ferreira (Sahara Travel Trips), para uma conversa dinamizada e moderada pelo diretor da escola, Daniel Pinto.
Foi na opinião do diretor da EHTO “um grande momento, belíssima aula inaugural com intervenções e mensagens preciosas dos nossos oradores convidados”. De uma forma geral o conteúdo da conversa abordou a forte ligação e interseção que existe entre o turismo, viagens, paz e harmonia global. No alinhamento dos ODS – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, a ONU procura promover a paz global através do turismo responsável, enfatiza a importância da compreensão intercultural e da cooperação internacional.
O turismo, pela sua natureza e transversalidade humana e até humanista, tem a capacidade de promover a paz global. Mas são diversos os caminhos que podem ser adotados. Seja através do turismo responsável, sustentável ou, até, regenerativo, esta atividade económica promove a cooperação internacional e a compreensão intercultural, às quais as questões convergentes com a conservação do planeta e manutenção da paz mundial não são alheias.
Relativamente ao novo ano letivo, a EHTO conta com um total de 240 alunos, 40 professores, tendo recebido 173 novos alunos, distribuídos pelos cursos de formação inicial de nível IV (10.º, 11.º e 12.º anos), curso “Técnico de Cozinha/Pastelaria” e “Técnico de Restaurante/Bar” e nível V (pós-12.º ano), e cursos de “Gestão de Restauração e Bebidas”, “Gestão e Produção de Pastelaria”, “Gestão e Produção de Cozinha” e “Gestão de Turismo”.
Em relação à oferta de formação contínua vão iniciar os cursos de “Turismo de Saúde e Bem-Estar” (5.ª edição), “Turismo Literário” (4.ª edição), “Escanção” (7.ª edição), “Padaria Avançada” (10.ª edição) e no primeiro trimestre de 2025 a novidade do curso de Turismo Cinematográfico (1.ª edição).
De realçar, ainda, a prioridade da EHTO e aposta estratégica na implementação regional dos programas nacionais “Formação + Próxima”, “Empresas Turismo 360” e “GERA”.