emissão em direto

Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste com melhores alunos a nível nacional

Os alunos Vitor Nascimento, do curso de Gestão e Produção de Pastelaria (nível V – Pós 12.º ano) e Leonor Tarenta, do curso Técnico de Cozinha/Pastelaria (nível IV – 10.º, 11.º e 12.º anos) foram distinguidos com o Diploma de Excelência Académica por terem sido os melhores alunos a nível nacional da rede de Escolas do Turismo de Portugal, tendo também recebido o Diploma de Mérito Académico por terem sido os melhores alunos da Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste (EHTO) no ano letivo 2023/2024.

Os alunos Vitor Nascimento, do curso de Gestão e Produção de Pastelaria (nível V – Pós 12.º ano) e Leonor Tarenta, do curso Técnico de Cozinha/Pastelaria (nível IV – 10.º, 11.º e 12.º anos) foram distinguidos com o Diploma de Excelência Académica por terem sido os melhores alunos a nível nacional da rede de Escolas do Turismo de Portugal, tendo também recebido o Diploma de Mérito Académico por terem sido os melhores alunos da Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste (EHTO) no ano letivo 2023/2024.

A cerimónia foi realizada no grande auditório da Escola de Hotelaria e Turismo do Estoril, no passado dia 26, no âmbito da aula inaugural nacional das Escolas do Turismo de Portugal.

Foi atribuído um prémio monetário de 5.000 euros a cada um dos alunos. Vitor Nascimento concluiu o seu curso com a média de 19,1 valores e Leonor Tarenta com a média de 18,6 valores.

Vitor Nascimento está desde março deste ano a trabalhar na área da pastelaria no Royal Óbidos SPA & Golf Resort. Nasceu no Brasil, tem 43 anos, possui um bacharelato em Relações Internacionais e uma pós-graduação em Gestão e Produção de Petróleo e Gás.

Desenvolveu uma carreira profissional na área da logística e transportes internacionais mas decidiu efetuar uma mudança de vida e reconversão profissional, e em 2022 escolheu Portugal para estudar, viver e trabalhar. Após algumas pesquisas online encontrou informação sobre o Curso de Gestão e Produção de Pastelaria na EHTO, em Caldas da Rainha e Óbidos, e inscreveu-se. Desenvolveu um percurso de excelência e integrou o Quadro de Mérito da escola.

Leonor Tarenta, de 17 anos, ingressou este ano no ensino superior, na licenciatura em Gastronomia, no Instituto Politécnico de Coimbra, cidade de onde é natural.

Ao longo dos três anos na EHTO integrou sempre o Quadro de Mérito. Venceu o Concurso “Pera à Prova” e ganhou também as duas primeiras edições do Concurso Estrela Monumental do Restaurante Mosteiro do Leitão.

Dia Mundial do Turismo com aula inaugural

A EHTO realizou a sua aula inaugural do ano letivo 2024/2025 no dia 27 de setembro, no âmbito das celebrações do Dia Mundial do Turismo, com o tema “Turismo e Paz”.

No auditório do estabelecimento de ensino, em Caldas da Rainha, reuniram-se os oradores convidados padre Eduardo Gonçalves, Alexandre Marto (Fátima Hotels Group), Fabrizio Boscaglia (Universidade Lusófona) e Rodrigo Ferreira (Sahara Travel Trips), para uma conversa dinamizada e moderada pelo diretor da escola, Daniel Pinto.

Foi na opinião do diretor da EHTO “um grande momento, belíssima aula inaugural com intervenções e mensagens preciosas dos nossos oradores convidados”. De uma forma geral o conteúdo da conversa abordou a forte ligação e interseção que existe entre o turismo, viagens, paz e harmonia global. No alinhamento dos ODS – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, a ONU procura promover a paz global através do turismo responsável, enfatiza a importância da compreensão intercultural e da cooperação internacional.

O turismo, pela sua natureza e transversalidade humana e até humanista, tem a capacidade de promover a paz global. Mas são diversos os caminhos que podem ser adotados. Seja através do turismo responsável, sustentável ou, até, regenerativo, esta atividade económica promove a cooperação internacional e a compreensão intercultural, às quais as questões convergentes com a conservação do planeta e manutenção da paz mundial não são alheias.  

Relativamente ao novo ano letivo, a EHTO conta com um total de 240 alunos, 40 professores, tendo recebido 173 novos alunos, distribuídos pelos cursos de formação inicial de nível IV (10.º, 11.º e 12.º anos), curso “Técnico de Cozinha/Pastelaria” e “Técnico de Restaurante/Bar” e nível V (pós-12.º ano), e cursos de “Gestão de Restauração e Bebidas”, “Gestão e Produção de Pastelaria”, “Gestão e Produção de Cozinha” e “Gestão de Turismo”.

Em relação à oferta de formação contínua vão iniciar os cursos de “Turismo de Saúde e Bem-Estar” (5.ª edição), “Turismo Literário” (4.ª edição), “Escanção” (7.ª edição), “Padaria Avançada” (10.ª edição) e no primeiro trimestre de 2025 a novidade do curso de Turismo Cinematográfico (1.ª edição).

De realçar, ainda, a prioridade da EHTO e aposta estratégica na implementação regional dos programas nacionais “Formação + Próxima”, “Empresas Turismo 360” e “GERA”.

Últimas Notícias

Corporação de bombeiros de Óbidos projeta novo edifício com auditório para 500 lugares

Os órgãos da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários do Concelho de Óbidos, eleitos no dia 30 de setembro, para um mandato de quatro anos, tomaram posse na noite da passada segunda-feira, tendo o presidente da direção, Mário Minez, manifestado que pretende avançar com a construção de um novo edifício sede, composto também por um auditório com cerca de 500 lugares, por forma a dar resposta às necessidades dos bombeiros e do concelho.

Menor que matou a irmã vai saber a pena a 19 de novembro

A menor que matou a irmã de 19 anos à facada, no ano passado, em Peniche, vai conhecer o desfecho do julgamento no Tribunal de Leiria no dia 19 de novembro, às 14h00, altura em que está marcada a leitura do acórdão. O Ministério Público pede a condenação entre 18 e 22 anos de prisão por homicídio qualificado (12 a 25 anos de prisão) e profanação de cadáver (entre nove meses e um ano), enquanto que o advogado de defesa quer uma moldura mais atenuante para o crime.

Eventos mundiais de surf com impacto económico de 23 milhões de euros

“As ondas não geram só energia, geram também receita”. Esta a conclusão revelada pelo estudo de impacto sócio-económico da realização de duas provas da Liga Mundial de Surf (WSL) em Portugal em 2024. A etapa de Supertubos, em Peniche, do Campeonato Mundial de Surf movimentou mais de 20 milhões de euros e o evento das ondas grandes na Praia do Norte, na Nazaré, mais de 3 milhões de euros.

Raid Figueira da Foz-Lisboa trouxe clássicos às Caldas

Verdadeiras máquinas do tempo efetuaram no passado fim de semana o percurso entre a Figueira da Foz e Lisboa, reeditando a primeira prova automobilística da Península Ibérica, realizada em 1902, que deu origem à fundação do Automóvel Club de Portugal (ACP). Caldas da Rainha foi ponto de paragem, para exposição, no sábado, tendo Óbidos sido palco do jantar de encerramento do primeiro dia.