emissão em direto

Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste participou em intercâmbio em Istambul

Cinco alunos e uma professora da Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste (EHTO), no âmbito de parceria desenvolvida com a H2O – Associação de Jovens de Arrouquelas, de Rio Maior, participaram, de 7 a 14 de dezembro, no projeto internacional de intercâmbio Erasmus, com o tema “Beware of Nutrition”.

Cinco alunos e uma professora da Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste (EHTO), no âmbito de parceria desenvolvida com a H2O – Associação de Jovens de Arrouquelas, de Rio Maior, participaram, de 7 a 14 de dezembro, no projeto internacional de intercâmbio Erasmus, com o tema “Beware of Nutrition”.

O projeto realizou-se na Escola de Hotelaria e Turismo “Selimpasa IMKB Uygulama Oteli” e foi coordenado localmente pela IYACA – International Youth Activities Center Association, sedeada em Ancara.

Foi uma oportunidade de intercâmbio e partilha de experiências, tradições e cultura com jovens da Turquia, Bulgária, Roménia, Lituânia e Itália. Cada país envolveu um grupo de cinco alunos participantes e um líder, perfazendo um total de 36 pessoas de seis países. O grupo ficou hospedado no Selimpaşa Uygulama Oteli, o Hotel de Aplicação da Escola Profissional e Técnica Selimpasa Borsa Istambul, em Silivri, uma pequena cidade situada na grande área metropolitana de Istambul. 

Todos os participantes, alunos e professores, receberam o Certificado Youthpass. Este certificado faz parte da Estratégia da Comissão Europeia para promover o reconhecimento de aprendizagem não formal no campo da juventude, contribuindo para fortalecer o reconhecimento social do trabalho juvenil, apoiando a cidadania europeia ativa dos jovens.

Para além de muitas atividades desenvolvidas no âmbito do autoconhecimento, interajuda e cooperação, relacionamento humano, igualdade, os participantes fizeram também muitas atividades interculturais, onde cada nacionalidade deu a conhecer as suas tradições, cultura e gastronomia. Cada país apresentou três iguarias e teve a oportunidade de ensinar aos restantes participantes o modo de confeção de uma das três iguarias escolhidas. 

A equipa da EHTO apresentou a história e modo de confeção da sopa da pedra, bacalhau à brás e do pastel de nata. Após a apresentação o grupo foi para a cozinha ensinar a confeção da refeição principal, o bacalhau à brás. Nos dias em que as equipas estavam na cozinha, os restantes participantes almoçaram ou jantaram as refeições dos respetivos países.  

Na noite intercultural a equipa da EHTO decidiu apresentar (tendo em conta os condicionalismos do voo) produtos que representassem a gastronomia da região Oeste e ao mesmo tempo não se estragassem durante o período de viagem:  Conservas de sardinha, cavala, atum e bacalhau; Ginjinha de Óbidos e Vinho do Porto; Beijinhos e Cavacas das Caldas; Esses “S” de Peniche; Variedade de queijos (mistos, ovelha, cabra e vaca); Compota de abóbora e nozes; Castanhas cozinhas a vapor; Figos secos; Maçã de Alcobaça e Pera Rocha do Oeste.  

A apresentação, com a locução do aluno Mário Nogueira, foi acompanhada do som da guitarra portuguesa de Carlos Paredes.

No tempo livre os alunos tiveram a possibilidade de visitar as principais atrações turísticas na cidade de Istambul: Mesquita Azul (Sultanahmed Camiii),  Mesquita (Basílica Bizantina) Santa Sofia (Ayasofya), Coluna de Constantino, Torre Galata (Galata Tower, Travessia a pé da Ponte Galata que une a cidade antiga com a zona mais moderna da cidade, Porto de Eminonu, Grande Bazar e Mercado de especiarias, também conhecido por bazar egípcio, na Praça Taksim  

Os alunos e a professora tiveram ainda uma experiência gastronómica, onde foram experimentados vários pratos típicos.

Segundo a professora Joana Mendes, os alunos Mário Nogueira, Inês Silva e Rúben Figueiredo (curso de Gestão e Produção de Cozinha), Ana Oliveira (curso de Gestão e Produção e Pastelaria) e o Rodrigo Vicente (curso de Técnicas de Cozinha e Pastelaria) “adoraram a experiência, a gastronomia local, o envolvimento e as relações que estabeleceram com os participantes dos outros países”.

“Tiveram a oportunidade de melhorar as suas competências na língua inglesa, uma vez que as atividades eram desenvolvidas já com o princípio de haver mistura dos participantes dos vários países. Foi com toda a certeza uma experiência enriquecedora para todos nós”, manifestou.

“Istambul é mesmo uma cidade muito bonita, cheia de cantos e recantos. Com muitos locais históricos e culturais para visitar e muito que experimentar. Os bazares são extraordinários, cheios de cores, sabores e aromas, especiarias, doces tradicionais, chás, o café turco e muito muito mais…os alunos adoraram a experiência proporcionada por este projeto”, relatou.

Chefe Tarenta em Sevilha

No seguimento de candidatura apresentada pelo Turismo de Portugal, através da sua direção de formação, o chefe Luís Tarenta, da EHTO, realizou de 12 a 19 de dezembro, juntamente com Nélia Marques, colega formadora da Escola de Portalegre, um intercâmbio internacional Erasmus+, na modalidade de Job Shadowing, na Escola de Hotelaria e Turismo de Sevilha.

Foi uma semana de intercâmbio de formação onde participou em diversas aulas práticas e teóricas e teve a oportunidade de lecionar uma aula de cozinha tradicional portuguesa em harmonização com vinhos portugueses.

Atendendo à proximidade da época natalícia, foram confecionados diversas iguarias de pastelaria, como por exemplo, velhoses de abóbora, que foram servidos com a Ginja de Óbidos. 

Neste projeto de Job Shadowing, uma das técnicas mais comuns de melhoria de competências profissionais, a EHTO efetuou uma parceria com a Escola Superior de Hotelaria de Sevilha, com o objetivo de partilha de boas práticas, conhecimentos e competências.

Luís Tarenta teve oportunidades de observar o dia a dia da escola, as suas atividades, aulas, utilização das instalações e responsabilidades, interagir com outros colegas formadores e professores, bem como alunos de diversas turmas e cursos, aprender métodos, técnicas e tarefas relacionadas com a carreira profissional do setor do turismo e hotelaria.

Segundo Daniel Pinto, diretor da EHTO, “foi uma excelente forma de concluir o ano de 2021, proporcionando estas experiências de intercâmbio internacional Erasmus+ aos alunos e professores. É este o caminho, de reforçar a internacionalização e contribuir para que todos na escola consigam ampliar os seus conhecimentos e enriquecer o seu percurso pessoal e coletivo”.

Últimas Notícias

Funcionária acusada de desviar dinheiro de taxas moderadoras

O Ministério Público deduziu acusação contra uma mulher que exerceu funções no serviço de atendimento complementar da Nazaré, pertencente ao Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) Oeste Norte, e que nesse âmbito está indiciada da prática de crimes de peculato e de recebimento indevido de vantagem.

Radiocomunicações de barcos fiscalizadas

A Autoridade Nacional de Comunicações (ANACOM) levou a cabo no último trimestre de 2021 um conjunto de ações de fiscalização com a Polícia Marítima, numa zona compreendida entre os portos de Caminha e Peniche.

Uma semana com mais 5 mortes e mais 1172 casos ativos no Oeste

Os dados divulgados até à noite de 10 de fevereiro davam conta que no total, desde o início da pandemia, foram registados 831 óbitos (mais 5 em relação à semana passada) na região Oeste associados à Covid-19. O concelho de Torres Vedras era onde se verificava o maior número de falecimentos, que ascendem a 197 […]