A professora de matemática Carina Jegundo explicou que “pedimos aos alunos para produzirem diferentes trabalhos porque o tema deste ano era Matemática e Arte, e muitos deles incorporaram conceitos como isometrias e translações, que estão relacionados com a arte”. Além disso, destacou que “os trabalhos incluem exercícios sobre volumes e representações geométricas, bem como atividades desenvolvidas pelo círculo matemático, um clube que existe na escola em parceria com a Sociedade Portuguesa da Matemática e a Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra”.
Entre as atividades dinamizadas, realizou-se um peddy paper que percorreu a escola. “O nosso objetivo é aproximar os alunos da matemática, tornando-a mais acessível e envolvente”, acrescentou a docente. No peddy paper, os participantes tinham de resolver exercícios e problemas matemáticos para avançar nas etapas do percurso.
Maria da Bernarda, aluna do 10.º ano do curso de Ciências e Tecnologias, esteve envolvida na organização desta dinâmica, ajudando na entrega e recolha dos desafios. “O peddy paper está ligado à matemática e inclui também algumas charadas. Basicamente, os alunos percorreram a escola e responderam às perguntas que lhes foram entregues”, explicou a estudante.
Maria da Bernarda, que se considera uma entusiasta da disciplina, destacou a importância de iniciativas como esta. “Aproximar os alunos da matemática é essencial para que percebam que não é um bicho de sete cabeças e que pode ser bastante divertida quando trabalhada da maneira certa”, afirmou. Para obter bons resultados na disciplina, a estudante considera fundamental “praticar bastante os exercícios, em vez de apenas tentar decorar as propriedades”.
Além do peddy paper, realizaram-se ainda jogos matemáticos, origamis e a colocação de cartazes com curiosidades sobre o PI e algumas piadas matemáticas.
“Também tivemos uma atividade especial com o toque da bateria, que liga a matemática aos ritmos musicais”, revelou Carina Jegundo.
O Dia Internacional da Matemática é uma celebração mundial desde 2019, ano em que foi aprovado na 40.ª sessão da Conferência Geral da UNESCO.