Gustavo Martiniano está no último ano do curso de técnico de desporto, na Escola Secundária Rafael Bordalo Pinheiro. Foi no âmbito da sua Prova de Aptidão Profissional (PAP), necessária para terminar o curso, que o jovem decidiu criar o Gasta Solas.
Este evento contou com duas provas, uma corrida de trail de 10 quilómetros e uma caminhada de 8 quilómetros. A corrida, segundo Gustavo, teve 105 inscrições, e a caminhada 158, mas nem todos compareceram “devido às condições atmosféricas”. Apesar da chuva, as provas decorreram sem adversidades, graças a uma equipa de staff constituída por 30 membros. Os participantes louvaram a organização, tendo muitos comentado a correta e clara marcação dos percursos e alguns até questionado se a prova voltaria a realizar-se para o ano.
No final das provas, todos os participantes foram premiados com medalhas de participação que Gustavo encomendou a Ana Cristina, uma artesã local.
O jovem demorou “mais ou menos 5 meses” a preparar este evento e, uma vez que não podia pedir valor de inscrição, por ser uma prova organizada num âmbito escolar, teve que reunir 23 apoios e patrocínios, para conseguir “pagar seguros, licenças e bens alimentares para os atletas”. Entre estes apoios, contou com a Câmara das Caldas, sendo que o presidente da Câmara, Vitor Marques, marcou até presença no evento para fazer um pequeno discurso.
Gustavo mostra-se grato por todo o apoio que lhe foi dado e deixa ainda agradecimentos especiais a Henrique Frazão, Mário Alberto e Alexandre Cardeira.
Com o curso basicamente concluído, o jovem pensa agora no seu futuro, ambicionando ingressar nas forças armadas, no curso de polícia militar: “Sei que tenho um grande desafio pela frente, mas como deu para perceber gosto de enfrentar desafios e novas experiências”, afirmou.