emissão em direto

Estudantes desenvolvem projetos na área da biotecnologia

Trinta e sete estudantes finalistas da licenciatura em Biotecnologia, da Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar (ESTM) de Peniche desenvolveram doze projetos de Investigação e Desenvolvimento (I&D) na área da biotecnologia, cujas temáticas abrangem desde a área marinha e a cosmética até à química e microbiologia.

Os projetos, desenvolvidos ao longo do primeiro semestre no âmbito da unidade curricular de Projeto Interdisciplinar, foram apresentados num seminário decorrido na ESTM, que reuniu estudantes, professores e investigadores da área da biotecnologia.

“A unidade curricular de Projeto Interdisciplinar está a ter uma dimensão vibrante de atividade nos laboratórios, e o facto de os estudantes tentarem procurar sempre mais e ultrapassarem as dificuldades, enche-nos de orgulho. Fizeram comunicações de muita qualidade, com muito compromisso, e sentia-se o entusiasmo e a motivação”, referiu Rui Pedrosa, docente da licenciatura em Biotecnologia.

O seminário de apresentação dos projetos proporcionou sessões interativas de perguntas e respostas, que permitiram um debate aprofundado sobre os projetos dos estudantes e uma troca de conhecimentos e experiências entre a comunidade académica e científica.

Alexandra Cruz, coordenadora da licenciatura em Biotecnologia, destacou o nível de conhecimento e envolvimento dos estudantes nos projetos, bem como o entusiasmo pela investigação e inovação na área da biotecnologia.

A licenciatura em Biotecnologia visa conferir aos estudantes sólidas e abrangentes competências científicas e técnicas na área da biotecnologia, de forma a integrarem-se no mercado de trabalho em empresas de base biotecnológica, nomeadamente nos setores agroalimentar, marinha, farmacêutica, ambiental, entre outros.

Lista dos projetos de I&D desenvolvidos pelos estudantes: Caraterizar o produto tradicional cosmético “poderes da baía” (Mariana Ramos, Afonso Cerejeira, Joana Ferreira); Avaliação do potencial neuroprotetor de moléculas sintetizadas quimicamente a partir de tiossemicarbazonas (Maria Francisca Alexandre, Marta Silva, Tiago Raposo); Avaliação do potencial neuroprotetor de peptídeos sintetizados quimicamente – Parceria com a Universidade de Lodz, Polónia (Vasco Menezes, Guilherme Frazão, Rafael Guilherme); Avaliação do potencial cosmético de polissacarídeos sulfatados isolados de macroalgas: caraterização química (Bruna Batista, Miguel Mota, João Oliveira); Avaliação do potencial cosmético de polissacarídeos sulfatados isolados de macroalgas: avaliação do potencial bioativo (Vânia Silva, Rita Carvalhana, Inês Neves); Implementar e validar o teste de Scott para a deteção de cocaína: controlos, resultados negativos e falsos positivos (Mariana Pombo, Leonor Guerreiro, Andreia Sérgio); Bioprospeção, Criação de Biobanco e Caracterização de Fungos – Teste de Atividade Antimicrobiana (antibacteriana) (Ash Eugénio, Ruben Rijo, Ana Wang); Bioprospeção, Criação de Biobanco e Caraterização de Fungos – Produção e Atividade de Enzimas (José Viçoso, Mário Santos e João Miranda); Bioprospeção, Criação de Biobanco e Caraterização de Fungos – Avaliação de Bioatividades (antioxidante e outras) (Maria Inês Cabral, Claúdia Coelho, Alexandra Santos); Bioprospeção, Criação de Biobanco e Caraterização de Fungos -– Avaliação de Toxicidade dos Extratos Fúngicos (Leaf Puncture e Células Animais) (Jéssica Jordão, Sara Francisco, Rodrigo Silva); Implementar e validar um teste colorimétrico para quantificação de cafeína (Domenica Suarez, Ana Sofia Miranda, Alexandra Bernardino, Rafael Maldonado); Avaliar a capacidade de regeneração celular e neuroprotetora de extratos de macroalgas (Miguel Fernandes, Rita Covão, Daniella Vasconcelos).

Últimas Notícias

Pluralis discute Liberdade no Cadaval

A terceira sessão do Projeto Pluralis – Conectar Culturas, Conectar a Comunidade vai ter lugar a 26 de abril, a partir das 11h00, na Biblioteca Municipal do Cadaval.

Exposição GRAVE 4 no CCC

Foi inaugurada a 12 de abril, na Galeria de Exposições do Centro Cultural e de Congressos das Caldas da Rainha, a Mostra Coletiva de Arte Visual GRAVE 4.

José Viegas é o primeiro entrevistado da nova rubrica mensal “Gente com História”

O Jornal das Caldas dá início a uma nova rubrica que pretende dar destaque a pessoas que, de forma discreta ou visível, contribuem para a nossa comunidade e fazem realmente a diferença.
Em “Gente com História” vamos dar a conhecer quem são estas pessoas, o que fazem no dia-a-dia e o que as move. Queremos ir além dos títulos ou cargos e mostrar o lado mais humano e verdadeiro de quem dedica tempo, talento ou energia a melhorar a vida dos outros.
Uma vez por mês, vamos conversar com cidadãos de diferentes áreas – da cultura à educação, da saúde ao desporto, da solidariedade à inovação – sempre com a mesma missão: dar voz a quem merece ser ouvido.
Porque a região Oeste é feita de pessoas. E são as pessoas que fazem a diferença.

Consultora procura imóveis para promoção em grandes feiras mundiais

A consultora imobiliária da RE/MAX – Vantagem Platina, Lília Romão leva imóveis portugueses ao mundo e procura novas casas para apresentar nas maiores feiras internacionais.
Com presença garantida em eventos de prestígio em cidades como Nova Iorque, Dubai e Londres, a consultora imobiliária está à procura de novos imóveis para apresentar a compradores estrangeiros interessados em viver ou investir em Portugal.
Lília Romão tem vindo a destacar-se pela sua forte aposta no mercado internacional, promovendo imóveis portugueses e conquistando a atenção de investidores e compradores de várias nacionalidades.
Em entrevista ao JORNAL DAS CALDAS partilhou os pontos altos da sua atividade e lançou um apelo direto a proprietários e empreiteiros: este é o momento ideal para dar visibilidade global aos seus imóveis.