emissão em direto

Expoeste recebeu a 50ª Exposição Nacional de Columbofilia

Entre 5 e 8 de dezembro a Expoeste recebeu uma das modalidades desportivas que mais títulos trouxe a Portugal, a columbofilia, através da 50ª Exposição Nacional.

A entrada para o evento foi gratuita, sendo que era possível adquirir um bilhete solidário à entrada, com o valor de um euro, revertendo totalmente para a Cruz Vermelha Portuguesa – Delegação das Caldas da Rainha.

O programa do evento começou no dia 5 com a “Receção aos Pombos” e no dia 6 a avaliação aos pombos standard.

Segundo António Branco, vice-presidente da Federação Portuguesa de Columbofilia, vieram muitos columbófilos e não só à exposição. “O timing foi muito importante, este ano organizámos a exposição uma semana antes do normal, o que faz com que os columbófilos  tenham mais disponibilidade e venham interagir com esta realidade e com estes prémios”, relatou.

Relativamente à escolha do local para a realização da exposição, António Branco referiu que “a Câmara sempre nos apoiou neste evento, é o centro do país e conseguimos deslocar todos os columbófilos do país, de norte a sul, e quando optamos pelas Caldas é para trazer o máximo de columbófilos a este grande evento”.

António Branco indicou ainda que a cidade das Caldas da Rainha é uma referência da columbofilia e que sempre esteve ligada ao pombo-correio.

A visita às escolas que estava prevista no dia 6 não foi possível de realizar devido à greve da função pública.

O dia 7 foi marcado pela cerimónia de largada dos pombos e pela homenagem aos columbófilos  que se destacaram pelo excelente serviço prestado à modalidade e os anos de entrega perante este desporto.

Da Federação Portuguesa de Columbofilia fazem parte 14 associações distritais/regionais, o que demonstra “a força columbófila”.

Do distrito de Aveiro foi homenageado Celestino Pereira Santos, de Beja foi entregue o prémio a Manuel Rosa Ramos Batista e do distrito de Braga a Nelson da Silva Barbosa.

O distrito de Évora destacou Martinho José Silva e Faro José Daniel Lopes Santos. O trofeu mérito e carreira foi entregue a António S. J. Teixeira Alves no distrito de Lisboa e a Associação Columbófila do Distrito do Porto preparou um vídeo em homenagem a Manuel António Alves Vieira, o destacado para o prémio Mérito e Carreira.

A Associação Columbófila do Distrito de Santarém destacou Alfredo Joaquim Lobato e o distrito de Viana do Castelo homenageou Maria Alzira Fernandes Lima.  No distrito de Viseu foi António Gonçalves quem recebeu o prémio Mérito e Carreira.

Durante a tarde de sábado foram entregues os prémios dos campeonatos e provas nacionais e seguiu-se o jantar de amizade. Foi ainda entregue o prémio da prova facultativa da federação, a maior prova nacional em Barcelona, onde os pombos voam 900 quilómetros, que se realizou em julho do ano passado.

No último dia do evento foram entregues os prémios dos melhores pombos em todas as modalidades (velocidade, meio fundo, fundo, e yearling e da classe de standard) e prestada uma homenagem às mulheres columbófilas e entregues os prémios Fair-Play e da 50ª Exposição Nacional.

Últimas Notícias

Despiste provoca três feridos

O despiste de um carro no Chão da Parada, na União de Freguesias de Tornada e Salir do Porto, provocou neste domingo três feridos ligeiros, transportados para o hospital das Caldas da Rainha.

PSD deverá escolher entre Jorge Varela e Hugo Oliveira para candidato à Câmara

O PSD nacional encomendou à empresa Pitagórica uma consulta telefónica sobre as próximas eleições autárquicas no concelho das Caldas, na qual aparecem apenas como alternativa à presidência da Câmara, por este partido, Hugo Oliveira, deputado na Assembleia da República e vereador na Câmara das Caldas, e Jorge Varela, ex-presidente da União de Freguesias de Santo Onofre e Serra do Bouro (atualmente subdiretor da ESECS-Escola Superior de Educação e Ciências Sociais).

Rotary distingue comandante dos bombeiros e ciclista João Almeida como profissionais do ano

O Rotary Club das Caldas da Rainha distinguiu, no dia 17 de janeiro, dois profissionais que se destacaram pela sua contribuição à comunidade local, durante uma cerimónia realizada no restaurante “A Lareira”.
Nelson Cruz, comandante dos Bombeiros Voluntários das Caldas da Rainha, recebeu o prémio “Mérito de Carreira Profissional”, enquanto o ciclista João Almeida foi homenageado com o prémio “Mérito Profissional do Ano” pela sua carreira de sucesso no ciclismo nacional e internacional.