emissão em direto

Exposição de fotografia na ART 4 Family Galeria

“Bokeh” é como se designa a exposição coletiva de fotografia, com imagens de muitos artistas locais e nacionais, divididos por três espaços na ART 4 Family Galeria, no Caldas Shopping das Caldas da Rainha, na Rua Raul Proença, nº 71, lojas 14-16.

A exposição, que foi inaugurada no passado sábado, tem cerca de 200 fotografias, “uma arte onde o fotógrafo capta e expressa a sua forma criativa por meio da câmara e cria suas obras por meio da luz e da imaginação”, disse o médico oftalmologista João Paulo Cunha, que é o responsável pela Galeria.

O responsável quis trazer para a ART 4 Family Galeria uma das “formas de arte hoje em dia muito divulgada, onde temos bancos de fotografia de artistas consagrados com obras valiosas”. 

O objetivo é “mostrar que em cada esquina pode estar escondido um artista”, adiantou.

Para a exposição foram convidados “fotógrafos mais reconhecidos, amigos, familiares e também alguns dos meus utentes que se dedicam à fotografia”, contou o médico.

Fazem parte da exposição, segundo, João Paulo Cunha, imagens de quatro fotógrafos consagrados. Entre eles é o médico pneumologista João Taborda, fotógrafo premiado, que em 2017 foi um dos distinguidos nos Prémios Internacionais de Fotografia de Siena e que faleceu em 2020.

Patente até o dia 23 de março estão também fotografias do arquiteto José Calheiros, do designer Nuno Silva Pinto e da professora Graça Monteiro.

Os fotógrafos amadores que fazem parte da exposição são José Nepomuceno, Duarte Amado, Heloísa Porter, Maria Cunha, Filipe Archer e Paulo Pedrosa.

Convidado foi igualmente o fotógrafo das Caldas, Nuno Conceição, que é professor da Universidade Sénior Rainha Dona Leonor, das Caldas da Rainha, e que trouxe para a mostra fotografias dos seus alunos.

“Se o “Bokeh” não possui regras específicas, também os nossos convidados tiveram total liberdade de escolher e enviar as suas fotografias favoritas, sem qualquer outra regra que não o amor pela fotografia”, explicou João Paulo Cunha.

exposicao 2
Cerca de 200 fotografias expostas
 

Troca de artigos na Bazar Sustent’Art”

Neste dia foi também inaugurado o “Bazar Sustent’Art” na Galeria. O intuito é angariar fundos para o Prémio Art 4 Family 2024.  Trata-se de um bazar de sustentabilidade onde se propõe trocar livros, revistas, cerâmica e mobiliário por dádivas simbólicas, muito abaixo do preço de mercado.

“Queremos reciclar o que for possível e desejável, diminuindo o desperdício e reutilizando matérias-primas”, disse o médico oftalmologista.

No âmbito desta Galeria dedicada à arte existe também o projeto Voluntari’Art, onde “pessoas que tenham algum tempo livre nesta área podem vir passar na ART 4 Family manhãs ou tardes connosco e viver a cultura”, explicou o responsável. O intuito é “partilhar competências, conhecimentos ou tempo, envolvendo-se numa variedade de atividades, desde tarefas administrativas e de marketing até à organização de eventos e apoio artístico e humanitário”, adiantou.

O projeto engloba ainda o apoio a seniores que estão “mais isolados, em que alguns voluntários possam fazer companhia apoiando na vertente mais artística”, contou. 

Últimas Notícias

EB de St.º Onofre convida população a participar numa Flash Mob

No âmbito das comemorações dos 30 anos da EB de St.º Onofre do Agrupamento de Escolas Raul Proença, vai ser realizada uma iniciativa de mobilização pela turma H do 5.º ano, no âmbito de um projeto interdisciplinar envolvendo as disciplinas de Cidadania e Desenvolvimento, Inglês, Educação Musical e Educação Física.

Bombeiros não querem ser associados a elemento participante em “reality show”

Os Bombeiros Voluntários do Bombarral emitiram um comunicado, assinado pelo comandante, Pedro Lourenço, e pelo presidente da associação humanitária, Vítor Garcia, em que repudiam ser associados a atitudes por parte de um dos seus elementos, Tiago Rodrigues, que esteve a participar no programa “Era uma vez na Quinta”, transmitido na SIC.