emissão em direto

Exposição “Di Blue” celebra a arte de Umbelina Barros na Art4family

A Art4family, espaço cultural situado no Caldas Shopping, acolheu no passado sábado a inauguração da exposição “Di Blue”, da artista caldense Umbelina Barros.

A Art4family, espaço cultural situado no Caldas Shopping, acolheu no passado sábado a inauguração da exposição “Di Blue”, da artista caldense Umbelina Barros.

Conhecida sobretudo pelo seu trabalho como ceramista, Umbelina Barros surpreendeu os visitantes ao revelar outras facetas do seu percurso artístico, incluindo pintura, serigrafia e escultura. A exposição está patente até 19 de dezembro, com todas as obras disponíveis para aquisição.

Umbelina Barros explicou que esta exposição nasceu de um convite especial feito pelo médico oftalmologista João Paulo Cunha, responsável pelo espaço Art4family, após uma participação numa exposição coletiva. “Trouxe um lado que muitas pessoas não conhecem de mim, como a pintura, a óleo, a aguarela, a tinta-da-china, quer com terra sigilante (utilizando argila como pigmento), serigrafia, xilogravura, linogravura e gravura em chapa (calcogravura)”, explicou a artista.

“A pintura surgiu muito antes da cerâmica na minha vida”, relatou Umbelina Barros, que conta com 27 anos de percurso artístico.

A inspiração para o título da mostra, “Di Blue”, vem da canção italiana de 1958 “Di Blu”, popularizada pelos Gipsy Kings, com o título “Volare”. “O poema fala da possibilidade de nos pintarmos, começando pela mão, pela cara, de voar pelo céu e de nos perdermos nesse sonho que, quando acordamos, termina. É esse espírito de liberdade que tento transmitir nas minhas obras”, afirmou Umbelina Barros.

“Di Blue” marca o seu regresso às exposições individuais em Portugal, após alguns anos de pausa. Para a artista foi uma oportunidade de mostrar ao público o que tem desenvolvido ao longo dos anos: “É sempre bom expor e partilhar o que temos vindo a fazer. Ver as reações das pessoas é muito gratificante, especialmente quando descobrem estas outras vertentes do meu trabalho”, referiu.

A inauguração da mostra teve como convidado Cláudio Rodrigues, com uma degustação dos seus chocolates artesanais.

A Art4family proporcionou à artista a liberdade para transformar o espaço “numa extensão do seu ateliê”. João Paulo Cunha destacou o orgulho de receber Umbelina Barros. “Estamos honrados por ela ter aceite o nosso convite. Este espaço é dela, sem intervenções ou curadoria. A presença da Umbelina Barros é um presente para todos nós”, manifestou.

Com o objetivo de democratizar a arte, a Art4family tem apostado em eventos regulares para aproximar o público das diversas expressões artísticas. O médico oftalmologista reforçou que a arte “não deve ser elitista, mas sim acessível a todos, como parte essencial das nossas vidas”.

Na próxima sexta-feira, pelas 18h30, vai realizar-se uma conversa descontraída sobre arte, com a participação de Umbelina Barros, o médico João Paulo Cunha, uma psicóloga clínica e uma arte-terapeuta.

O Black Friday também vai ser assinalado na galeria nos dias 29 e 30 de novembro, com fábricas da região, como a Molde, que vão ter peças e obras à venda.

Umbelina 2
Umbelina Barros revelou outras facetas do seu percurso artístico
Umbelina 3
A exposição está patente até 19 de dezembro
 
 

Últimas Notícias

Galeria Athena é novo espaço para a arte e cultura

Marie José Aymé, originária de Paris e residente nas Caldas da Rainha há uma década, inaugurou em setembro a Galeria de Artes Athena, um espaço dedicado à promoção de artistas talentosas e amadores.

Magusto na Paróquia de Nossa Senhora do Pópulo

A Paróquia de Nossa Senhora do Pópulo, em Caldas da Rainha, reuniu no passado dia 16 centenas de pessoas no tradicional magusto, no Centro Pastoral, atrás da Igreja Paroquial. O evento, que começou às 16h00 e se prolongou até à noite, coincidiu com a inauguração das luzes de natal da cidade, criando um ambiente de festa e comunhão.

Expoaves/1º Ibérico contou com exposição de cerca de 2 mil aves na Expoeste

Centenas de pessoas aproveitaram a realização da XXXVI Expoaves, na Expoeste, para apreciar e aprender mais sobre estas espécies. Organizado pelo Clube Ornitológico de Caldas da Rainha, o evento, que decorreu de 22 a 24 de novembro, contou com uma grande participação de criadores nacionais e espanhóis, exibindo 1.960 aves. Esta edição marcou também a primeira exposição com denominação ibérica, reforçando a importância do encontro no panorama da ornitologia. Os criadores expuseram os seus melhores exemplares.

Antiga educadora de infância vê pena por maus-tratos a crianças reduzida em nove meses

O Tribunal da Relação de Coimbra reduziu a pena de prisão por seis crimes de maus-tratos a crianças a uma antiga educadora de uma instituição das Caldas da Rainha com valências de creche e pré-escolar. A 21 de dezembro do ano passado tinha sido condenada a cinco anos e três meses de prisão, mas recorreu do acórdão e viu ser-lhe aplicada uma nova pena – quatro anos e seis meses de prisão – ou seja, menos nove meses.