emissão em direto

Exposição “O Diabo não é tão feio como o pintam!

O Politécnico de Leiria e o Atelier-Museu Júlio Pomar apresentam a exposição “O Diabo não é tão feio como o pintam! – Desenhos de Júlio Pomar”, na Biblioteca José Saramago, em Leiria, e na Biblioteca da Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha (ESAD.CR), até dia 10 de fevereiro. A exposição coloca […]

O Politécnico de Leiria e o Atelier-Museu Júlio Pomar apresentam a exposição “O Diabo não é tão feio como o pintam! – Desenhos de Júlio Pomar”, na Biblioteca José Saramago, em Leiria, e na Biblioteca da Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha (ESAD.CR), até dia 10 de fevereiro.

A exposição coloca a tónica na produção do desenho como meio estruturante de toda a obra do artista.

Na sala de exposições da Biblioteca da ESAD.CR mostram-se desenhos da série que Júlio Pomar realizou para e a partir da obra literária de Tolstoi. Nos anos 1950, Júlio Pomar ilustrou uma edição de Guerra e Paz que seria distribuída em fascículos. No entanto, a circulação desses fascículos viria a ser proibida pela PIDE. 

Júlio Pomar nasceu em 1926, em Lisboa. Frequentou a Escola de Artes Decorativas António Arroio e as Escolas de Belas-Artes de Lisboa e Porto, tendo participado em 1942 numa primeira mostra de grupo, em Lisboa, e realizado a primeira exposição individual em 1947, no Porto, onde apresentou desenhos. Nesses anos a sua oposição ao regime de Salazar acarretou-lhe uma estada de quatro meses na prisão, a apreensão de um dos seus quadros pela polícia política e a ocultação dos frescos com mais de 100 metros quadrados, realizados para o Cinema Batalha no Porto. Permanece em Portugal até 1963, ano em que se instala em Paris. Viveu e trabalhou entre Paris e Lisboa até falecer, em maio de 2018, em Lisboa.

Últimas Notícias

Casal cultivava canábis em casa

Um homem de 48 anos e a sua companheira, de 40 anos, foram constituídos arguidos, após o desmantelamento de uma estufa de canábis no concelho do Bombarral.

Banhista inglês socorrido

Um homem de 46 anos, de nacionalidade britânica, que alegadamente sofreu um trauma cervical depois de ter mergulhado em Point Fabril, uma praia não vigiada, em Ferrel, no concelho de Peniche, no passado sábado, foi socorrido por elementos do Comando-local da Polícia Marítima de Peniche, do Projeto “SeaWatch”, bem como dos Bombeiros Voluntários de Peniche.

Nadadores encontram crianças perdidas

Os nadadores salvadores da Nazaré ajudaram neste domingo em quatro situações de crianças perdidas na praia. Todas elas foram encontradas e entregues aos pais, graças ao sistema de comunicação entre os postos de praia.

Ciclismo em A-dos-Francos

No dia 21 de agosto, a segunda etapa da 14ª Volta a Portugal de Cadetes em ciclismo vai passar em A-dos-Francos, junto ao monumento de homenagem a João Almeida, cerca das 11h30, depois do prólogo em Alpiarça e da primeira etapa entre Almeirim e Benavente.