emissão em direto

Extorquiu 35 mil euros a um homem ao longo de dez anos

Um homem conseguiu extorquir a outro 35 mil euros ao longo de dez anos. O caso passou-se em Caldas da Rainha e a PSP deteve o suspeito, de 45 anos, que ameaçava de morte a vítima, de 55 anos, criando um clima de terror e desespero.

Não tendo uma relação familiar, sendo apenas conhecidos, houve uma primeira abordagem há muitos anos e a vítima cedeu, e depois disso, foi sempre ficando vulnerável à pressão, fruto da envergadura física do suspeito e da sua ligação ao crime.

Com antecedentes criminais pela prática de tráfico de estupefacientes, roubos, ameaças e ofensas à integridade física, foi averiguado pela Esquadra de Investigação Criminal de Caldas da Rainha da PSP logo que a extorsão foi comunicada.

O Comando Distrital de Leiria da PSP transmitiu que se tratou de uma “investigação relâmpago priorizada face à gravidade do ilícito em apreço, da conduta do suspeito, e atendendo à enorme fragilidade psicológica e carência económica a que a vítima era sujeita e mantida”.

Foi montado um dispositivo policial que discretamente vigiou e acompanhou o suspeito a deslocar-se com o lesado a uma caixa automática localizada numa grande superfície comercial, ficando na posse de 400 euros em notas que a vítima lhe entregou.

O procedimento era habitual, com vista a obter regularmente elevadas quantias monetárias que, pela análise aos movimentos bancários, ascenderão a mais de 35 mil euros ao longo de dez anos.

Apanhado em flagrante delito na passada quarta-feira, o suspeito foi presente à autoridade judiciária, em Leiria, tendo-lhe sido aplicadas as medidas de coação de apresentações diárias na Esquadra da PSP de Caldas da Rainha e proibição de contactos com a vítima.

A população ao saber deste caso já criticou a ligeireza da medida, considerando que a justiça, nesta fase, foi muito suave na coação, perante um valor tão elevado da extorsão, a fragilidade da vítima e os antecedentes criminais do arguido.

 

Últimas Notícias

Projeto “Caldas tem Cor” em concurso do Turismo de Portugal

A Escola Secundária Rafael Bordalo Pinheiro, das Caldas da Rainha, concorreu ao programa Gera t com o projeto “Caldas tem Cor”, numa iniciativa desenvolvida pelos alunos do Curso Profissional Técnico de Turismo, com o apoio da direção da escola, a colaboração de turmas das áreas de Artes 11AV1 – Desenho A e Ciências 8ºC.

“A Cicatriz” de Maria Francisca Gama foi eleito o Livro do Ano de 2024

A escritora Maria Francisca Gama, cuja carreira literária o Jornal das Caldas acompanhou desde os seus primeiros lançamentos, viu o seu romance “A Cicatriz” ser eleito Livro do Ano de 2024 na categoria de Ficção Lusófona, no âmbito dos Prémios Bertrand, por votação dos leitores.