emissão em direto

Feira da Saúde com sensibilização do público

A 2ª edição da Feira da Saúde, um evento promovido pela Câmara das Caldas da Rainha, com o objetivo de sensibilizar o público para a importância da saúde, do bem-estar e da qualidade de vida, continua no dia 20 de setembro.

A 2ª edição da Feira da Saúde, um evento promovido pela Câmara das Caldas da Rainha, com o objetivo de sensibilizar o público para a importância da saúde, do bem-estar e da qualidade de vida, continua no dia 20 de setembro.

Neste dia, entre as 10h00 e as 17h00, o foco são as crianças e jovens, com atividades ao longo de todo o dia no Parque D. Carlos I. Vão existir aulas de yoga e de dança, um circuito desportivo de estilo militar e caças ao tesouro.

Várias entidades vão estar presentes com bancas informativas, tal como aconteceu no primeiro dia do evento, a 14 de setembro.

Nesse sábado, o programa foi dedicado à família e comunidade, também com atividades de promoção da saúde e o bem-estar.

O Parque encheu-se de atividades que puderam ser realizadas em conjunto pelas famílias. Houve ateliês de expressão artística, workshops e aulas de dança, entre outras.

A Unidade Local de Saúde do Oeste (ULSO) também esteve presente e realizou algumas sessões de esclarecimento com temas como “O uso seguro do medicamento” e “O tempo de ecrã nos jovens”, para além de um fórum do Serviço de Pediatria relacionado com questões como febre, faltar de ar, dentição e vacinas, de modo a esclarecer a população com informação fidedigna sobre o tema.

A ULSO promoveu ainda dinâmicas interativas e exposições informativas sobre farmácia hospitalar e as questões colocadas por alguém que vai ser operado. Os rastreios do da mama, do colo do útero, cólon e reto foram outro tema abordado numa exposição informativa.

A associação Olha-te promoveu também uma sessão sobre a questão da requalificação profissional após o cancro, no qual foram debatidas propostas relacionadas com a necessidade de apoio às pessoas passam por esta doença.

Com o testemunho de algumas mulheres que já passaram ou estão ainda a passar pela doença oncológica, a sessão contou com a participação de profissionais da saúde que salientaram a necessidade do acompanhamento destas pessoas durante e após o seu processo de cura.

A coordenadora da Unidade de Saúde Local D. Leonor, a médica de família Isabel Ramos, e a enfermeira Cristina Marques, do Serviço de Oncologia do Hospital das Caldas da Rainha, foram unânimes na defesa de medidas que possam ajudar aos doentes a terem um novo rumo.

Para 2 de outubro, na Expoeste, está programado um dia dedicado aos seniores, das 10h00 às 17h00, com foco no envelhecimento ativo e saudável.

Últimas Notícias

Comunidade de Leitores e Cinéfilos com tarde cultural no Vau

No dia 20 de outubro, às 15h00, no pavilhão multiusos da Associação Recreativa, Desportiva e Cultural Vauense, no Vau, no concelho de Óbidos, realiza-se a sessão cultural n.º 548 organizada pela Comunidade de Leitores e Cinéfilos das Caldas da Rainha em vinte anos.

Morre em queda do nono andar

Uma mulher de 61 anos morreu na sequência da queda do nono andar de um prédio na Avenida da Independência Nacional que faz esquina com a Rua da Paz, nas Caldas da Rainha, na passada quarta-feira, pelas 13h00.

Prisão para trio detido por roubo

Ficaram em prisão preventiva na cadeia de Leiria três homens, com idades entre 28 e 48 anos, detidos em Alfeizerão pelo Núcleo de Investigação Criminal de Caldas da Rainha da GNR pelos crimes de roubo, furto qualificado e posse ilegal de armas em vários concelhos do distrito de Leiria e Coimbra.