emissão em direto

Festa e Feira de Santa Cruz

A Feira e Festa da Santa Cruz realizou-se no dia 3 de maio, no terreiro do Santuário do Senhor Jesus da Pedra, em Óbidos.

A Feira e Festa da Santa Cruz realizou-se no dia 3 de maio, no terreiro do Santuário do Senhor Jesus da Pedra, em Óbidos.

Esta feira foi instituída por alvará régio de D. José I datado de 1762, mas há notícias da sua realização pelo menos desde a inauguração do templo, entre 1740 e 1747.
Situado nos arredores do burgo medieval, como convinha à sua condição de santuário de peregrinação, o Santuário do Senhor Jesus da Pedra foi projectado pelo capitão Rodrigo Franco, arquiteto da Mitra Patriarcal.
A sua construção tem origem na lenda da descoberta de uma cruz em pedra com uma singela imagem de Cristo que teria poderes milagrosos, a ela recorrendo os agricultores locais em anos de seca. No início do século XVIII, a cruz estava resguardada numa pequena capela de madeira, onde já acorria um grande número de peregrinos. Era necessária a construção de um santuário digno, como aconteceu.
Desde sempre o Santuário assumiu grande importância local, como ponto de atração de peregrinações (círios), fortemente marcadas por um sentimento festivo, daí resultando a realização da feira de Santa Cruz, assim denominada por decorrer no dia em que, anteriormente ao Concílio Vaticano II, se celebrava a “Descoberta da Santa Cruz por Santa Helena”.

Últimas Notícias

Suspeito de esfaqueamento detido pela Judiciária

Um homem de 24 anos que tentou matar outro com uma faca, no ano passado em Rio Maior, foi detido no dia 24 de maio pelo Departamento de Investigação Criminal de Leiria da Polícia Judiciária em Ferrel, no concelho de Peniche.

João Almeida com Covid-19 desiste do Giro d’Italia

A 18ª etapa do Giro d’Italia, nesta quinta-feira, fica marcada pela ausência do ciclista caldense João Almeida, que acusou positivo à Covid-19, sendo assim forçado a abandonar a prova, quando ocupava o quarto lugar, a 1 minuto e 54 segundos do líder e a 49 segundos do pódio.