Festa e Feira de Santa Cruz

A Feira e Festa da Santa Cruz realizou-se no dia 3 de maio, no terreiro do Santuário do Senhor Jesus da Pedra, em Óbidos.

A Feira e Festa da Santa Cruz realizou-se no dia 3 de maio, no terreiro do Santuário do Senhor Jesus da Pedra, em Óbidos.

Esta feira foi instituída por alvará régio de D. José I datado de 1762, mas há notícias da sua realização pelo menos desde a inauguração do templo, entre 1740 e 1747.
Situado nos arredores do burgo medieval, como convinha à sua condição de santuário de peregrinação, o Santuário do Senhor Jesus da Pedra foi projectado pelo capitão Rodrigo Franco, arquiteto da Mitra Patriarcal.
A sua construção tem origem na lenda da descoberta de uma cruz em pedra com uma singela imagem de Cristo que teria poderes milagrosos, a ela recorrendo os agricultores locais em anos de seca. No início do século XVIII, a cruz estava resguardada numa pequena capela de madeira, onde já acorria um grande número de peregrinos. Era necessária a construção de um santuário digno, como aconteceu.
Desde sempre o Santuário assumiu grande importância local, como ponto de atração de peregrinações (círios), fortemente marcadas por um sentimento festivo, daí resultando a realização da feira de Santa Cruz, assim denominada por decorrer no dia em que, anteriormente ao Concílio Vaticano II, se celebrava a “Descoberta da Santa Cruz por Santa Helena”.

Últimas Notícias

“Flash mob” comemorou 30 anos da EB de Santo Onofre

Um “flash mob” com a participação de cerca de uma centena de pessoas para assinalar os 30 anos da Escola Básica de Santo Onofre foi o momento alto do Dia Aberto daquele estabelecimento escolar, que decorreu no passado sábado.

Óbidos Vila Gaming regressa de 4 a 12 de maio

Estava previsto realizar-se de dois em dois anos, mas o sucesso da primeira edição em 2023 fez com que o Óbidos Vila Gaming voltasse a repetir-se já este ano, de 4 a 12 de maio.

PSP intervém em jogo de futebol

O Comando Distrital da Polícia de Leiria da PSP transmitiu que no final de um jogo de futebol do escalão júnior realizado no passado sábado no Campo Luís Duarte, nas Caldas da Rainha, o juiz da partida “comunicou ao comandante do policiamento” ter existido uma “suposta tentativa de agressão ao árbitro” por parte do treinador de uma das equipas.