emissão em direto

Festas do Sítio geram prejuízo e município poderá avançar com processo em tribunal contra ACISN

A edição deste ano das Festas do Sítio da Nazaré, que decorreu de 4 a 8 de setembro, esteve a cargo da Associação de Comércio, Indústria e Serviços da Nazaré (ACISN), em conjunto com a Biblioteca de Instrução e Recreio de Valado dos Frades (BIR), o Centro Social da Freguesia de Famalicão e a Liga […]

A edição deste ano das Festas do Sítio da Nazaré, que decorreu de 4 a 8 de setembro, esteve a cargo da Associação de Comércio, Indústria e Serviços da Nazaré (ACISN), em conjunto com a Biblioteca de Instrução e Recreio de Valado dos Frades (BIR), o Centro Social da Freguesia de Famalicão e a Liga dos Amigos de Fanhais.

No entanto, o evento gerou problemas financeiros, e o município está a analisar se existe matéria judicial, para interceder contra a ACISN.

Isto, depois de ter de avançar com 57 mil euros, para suprir as despesas causadas pelo evento, uma decisão tomada em reunião do executivo (com as abstenções dos vereadores do PSD e o voto contra do eleito pela CDU).

A ACISN tinha assegurado, junto do executivo, que o dinheiro proveniente dos patrocínios, seria suficiente para suprir as despesas – só que o mesmo não aconteceu –, e a câmara viu-se obrigada a disponibilizar essa verba, retirada da rúbrica da limpeza urbana, para pagar várias dívidas, nomeadamente, o som e as luzes, o palco, o gás e o gerador.

No documento aprovado, na altura, pelo executivo, lê-se que “o valor dos patrocínios obtidos ficou muito aquém do esperado”, pelo que, “totalmente fora das expetativas iniciais, terá de ser a Câmara Municipal a assumir essas despesas e os respetivos procedimentos de contratação pública”.

Na reunião de executivo em que a transferência do montante foi aprovada, os vereadores da oposição, do PSD e da CDU, criticaram a organização do evento, acusando-a de realizar umas “festas mal sucedidas”.

Recordo que as Festas do Sítio levaram ao Parque Atlântico, no Sítio da Nazaré, nomes de renome no panorama nacional da música portuguesa: Afonso Dubraz; Jüra; Syro, Expensive Soul, Rui Veloso e Nuno Ribeiro.

Além dos concertos, o evento permitiu também aos visitantes usufruir das tradicionais tasquinhas, da exposição de atividades económicas, e dos divertimentos (como os carrosséis, os carrinhos de choque ou as rulotes).

Últimas Notícias

Comunidade de Leitores e Cinéfilos com tarde cultural no Vau

No dia 20 de outubro, às 15h00, no pavilhão multiusos da Associação Recreativa, Desportiva e Cultural Vauense, no Vau, no concelho de Óbidos, realiza-se a sessão cultural n.º 548 organizada pela Comunidade de Leitores e Cinéfilos das Caldas da Rainha em vinte anos.

Morre em queda do nono andar

Uma mulher de 61 anos morreu na sequência da queda do nono andar de um prédio na Avenida da Independência Nacional que faz esquina com a Rua da Paz, nas Caldas da Rainha, na passada quarta-feira, pelas 13h00.

Prisão para trio detido por roubo

Ficaram em prisão preventiva na cadeia de Leiria três homens, com idades entre 28 e 48 anos, detidos em Alfeizerão pelo Núcleo de Investigação Criminal de Caldas da Rainha da GNR pelos crimes de roubo, furto qualificado e posse ilegal de armas em vários concelhos do distrito de Leiria e Coimbra.