emissão em direto

Festival Be Cultura na Benedita pretende atrair pessoas à vila e dinamizar o comércio

Festa M80, concerto de Aurea, Feira do Livro, Simpósio de Artes e Festival de Folclore fazem parte da 3.ª edição do “Festival Be Cultura”, evento que que vai decorrer de 28 de abril a 14 de maio, na Praça Damasceno Campos, na Benedita.

Festa M80, concerto de Aurea, Feira do Livro, Simpósio de Artes e Festival de Folclore fazem parte da 3.ª edição do “Festival Be Cultura”, evento que que vai decorrer de 28 de abril a 14 de maio, na Praça Damasceno Campos, na Benedita.

A iniciativa, organizada pela Junta da Benedita, Câmara de Alcobaça e Externato Cooperativo da Benedita, visa “a promoção do território da sua restauração e ainda a cultura nas suas formas literária, musical e artística ligando-a ao mundo empresarial local”, afirmou a presidente da Junta de Freguesia de Benedita, Maria de Lurdes Pedro. 

O Festival assume-se cada vez mais como um “marco no calendário cultural de todo o concelho de Alcobaça”.

O programa da 3ª edição foi apresentado em conferência de imprensa realizada a 14 de abril, na sede da Junta de Freguesia da Benedita. Além da presidente da Junta, esteve presente Daniel Machado, membro do executivo da Junta, e a vice-presidente da Câmara Municipal de Alcobaça, Inês Silva.

Segundo Maria de Lurdes Pedro, este ano, além de assinalar o 39º aniversário da elevação de Benedita a vila, o Be Cultura conta com bastantes novidades, nomeadamente a primeira edição do Simpósio das Artes e a VIII Mostra de Estágios ECB/Empresarial (com um novo conceito).

Como novidade realiza-se ainda o Festival de Folclore (organizado pelo Grupo Regional de Folclore da Benedita). Estes eventos passam a fazer parte do Be Cultura, tornando este evento “uma verdadeira celebração da identidade cultural e empreendedora da freguesia”, adiantou a presidente da Junta.

O Be Cultura traz à rua a Feira do Livro do Externato Cooperativo da Benedita, que é “uma das mais icónicas no país, que conta com quase duas décadas, de forma a promover o livro, a incentivar a leitura e a dar a conhecer autores e outros artistas”, adiantou Maria de Lurdes Pedro.

O cartaz conta ainda com a atuação da cantora Aurea (12 de maio, 22h00, Praça Damasceno de Campos) e com o regresso da festa M80 (13 de maio, 22h00, Praça Damasceno de Campos), onde a organização espera milhares de pessoas.

Todas as atividades que fazem parte do programa são gratuitas. A organização ainda não divulgou o orçamento, mas para a presidente da Junta “o mês de maio é o garante da estabilidade financeira de muitos estabelecimentos da nossa freguesia precisamente por causa deste evento”. “O retorno é muito importante para toda a comunidade. Todas as ações que promovemos procuram aliar a cultura ao desenvolvimento económico e social”, salientou.

A vice-presidente da Câmara Municipal justificou o investimento num festival que “consegue aliar a cultura literária, os grandes espetáculos musicais, assim como um festival de folclore, um simpósio das artes, entre muitas outras atividades, que envolvem o tecido empresarial da freguesia e permitem dinamizar o comércio local, trazendo gente à vila”.

“Quando se investe num festival de cultura que parte da comunidade educativa e das associações locais, bem como de artistas da freguesia, destinando-se a toda a população, temos de acarinhá-lo”, manifestou, acrescentando que a cultura e a educação são o “substrato de qualquer comunidade, o garante do seu desenvolvimento”. “Não se pode criticar um evento que traz cultura porque a ignorância sai bem mais cara”, frisou a vice-presidente da Câmara.

Últimas Notícias

280 mil euros indemnizam mortes de casal espanhol em praia de Peniche

As famílias de um casal espanhol que morreu na derrocada de uma arriba na Praia da Almagreira, em Peniche, a 4 de agosto de 2005, quando se encontrava de férias em Portugal em viagem de lua de mel antecipada, pois ia oficializar a vida em união de facto quando regressasse ao seu país, vão receber a título de indemnização 140 mil euros cada uma, depois dos juízes que compõem a secção de contencioso administrativo do Tribunal Central Administrativo Sul, sediado em Lisboa, não terem sido unânimes na decisão recentemente tomada, que acabou por repartir as culpas em 30% para os lesados e em 70% para os réus – o Estado português e a Agência Portuguesa do Ambiente (APA).

CCC com nova imagem e programação

Já é conhecida a programação do Centro Cultural e de Congressos das Caldas da Rainha – CCC para os meses de maio a agosto deste ano. Numa ocasião em que esta estrutura aparece com uma nova imagem, o diretor, Mário Branquinho, deu a conhecer as linhas orientadoras de programação para os próximos meses, numa alusão a “pontes para o futuro”, ao encontro dos públicos.

Vocalistas Marco António e Cláudia Faria na Rádio Mais Oeste 

Marco António e Cláudia Faria, vocalistas dos The Lucky Duckies, que vão atuar no dia 6 de maio, às 21h30, no Centro Cultural e de Congressos das Caldas da Rainha, estiveram no dia 2 de maio nos estúdios da Rádio Mais Oeste (94.2 FM), onde falaram da digressão dos 35 anos.

The Lucky Duckies celebram 35 anos de carreira no CCC

Vocalistas Marco António e Cláudia Faria na Rádio Mais Oeste  Marco António e Cláudia Faria, vocalistas dos The Lucky Duckies, que vão atuar no dia 6 de maio, às 21h30, no Centro Cultural e de Congressos das Caldas da Rainha, estiveram no dia 2 de maio nos estúdios da Rádio Mais Oeste (94.2 FM), onde […]