O final das colheitas é celebrado em Vidais, nas Caldas da Rainha, entre 4 e 6 de outubro, com palestras, exposição de máquinas agrícolas, passeio e competição com tratores, concertos e gastronomia.
O secretário de Estado da Agricultura na inauguração, as atuações de José Cid e Piruka, e a estreia do Tractor Pulling são os pontos altos.
O arranque é dado no dia 4, pelas 18h00, contando com a presença do secretário de Estado da Agricultura, João Moura.
Com um programa diversificado, o festival é animado no primeiro dia por José Cid, um dos maiores ícones da música portuguesa, com décadas de sucessos que marcam gerações. A noite continuará com os DJs Kid Loco & Los Mysterios e a sua eletrizante Tequila Tour.
O dia seguinte começa cedo, com o zumba aberto a toda a população. Às 14h00 haverá a 3ª edição da Agro Summit onde, este ano, a importância da água e os problemas que afetam a produção da Pera Rocha do Oeste estarão em destaque.
João Azevedo, da Associação dos Produtores Agrícolas da Sobrena, falará sobre o fogo bacteriano e a estenfiliose. Carmen Granados, da Kimiteca, abordará a Phage Fire, solução natural para o facto bacteriano, e Daniel Oviedo, da Oradis Quimsa, vai debruçar-se sobre a otimização e desinfeção da água. A moderação estará a cargo de Maria do Carmo, do Centro Operativo e Tecnológico Hortofrutícola Nacional. Inscrições em agro.adiafas.com.
A demonstração de máquinas é outra das atrações, com um drone de grandes dimensões que fará várias operações agrícolas autonomamente.
O desporto é também parte integrante do Festival das Adiafas, com a realização do 2° Troféu Hélder Silva em futsal feminino, no pavilhão D. José Policarpo, em Alvorninha.
No palco principal os Quem é o Bob? trarão versões animadas dos maiores êxitos de Bob Marley e do reggae mundial. Logo depois, o rapper Piruka, um dos nomes mais influentes da cena hip-hop portuguesa, promete levar o público ao delírio. A noite fechará com os djs Nuno Remix, um veterano das pistas de dança, e o dj e produtor mundial Kevu, conhecido pelas suas batidas enérgicas e sets eletrizantes.
O último dia do festival começa de manhã com o tradicional passeio de tratores. Às 09h00 será a bênção dos tratores e logo a seguir a partida. Haverá prémios para o Maior Grupo, Trator Mais Antigo, Trator Mais Recente, Senhoras Tratoristas, Tratorista Mais Antigo e Trator Mais Barulhento.
Os tratoristas participantes pagam vinte euros e os acompanhantes quinze euros. As inscrições incluem pequeno almoço, reforço, almoço e t-shirt, e podem ser feitas em trator.adiafas.com.
Pelas 14h00 terá lugar a primeira prova de Tractor Pulling no Oeste. Consiste em tratores de todos os tamanhos e pesos a competir para ver qual deles consegue puxar o maior peso numa distância específica, nas classes Fruteiros, Convencionais e Tração Simples.
A tarde contará com a atuação das Tunas Académicas, além da participação do grupo de dança de São Gregório, que inclui as formações Traquinas, Pop Style, Mod Style e 3D, e o Grupo de Dança Super Flash do Arneirense.
Outras atividades estarão sempre presentes em permanência, como por exemplo a Zona Agrícola, com exposição de maquinaria, tratores, conferências e os produtos agrícolas locais, o espaço Adiafas Kids, onde pequenos e graúdos se podem divertir no carrossel, nos insufláveis ou nas pinturas faciais.
A gastronomia da região servida pelas associações da freguesia, as farturas, o artesanato e as exposições, são outras componentes.
Os bilhetes têm o valor de 4,95€ para um dia e de 8,95€ para os dois primeiros dias (4 e 5 de outubro), podendo ser comprados em www.adiafas.com. Na bilheteira da entrada do recinto, os valores dos bilhetes serão superiores. No dia 6, as entradas são livres.
Entre a Câmara Municipal das Caldas da Rainha e Vidais haverá um autocarro que fará, gratuitamente, o transporte dos participantes das 18h00 às 04h00, nos dias 4 e 5 de outubro.
Todas as informações podem ser encontradas em www.facebook.com/festivaladiafas.