emissão em direto

Finalistas do 1º ciclo visitaram União de Freguesias

A União de Freguesias das Caldas da Rainha – Santo Onofre e Serra do Bouro recebeu na sua sede todas as turmas do 4º ano do 1º ciclo das escolas situadas no seu território.

Para além de aprenderem sobre as competências e a forma como a União de Freguesias funciona, os alunos puderam ainda conhecer os espaços do edifício da sede, incluindo o antigo moinho que foi reconstruído e melhorado.

Os alunos foram recebidos pelos elementos do executivo, que se foram revezando nas várias visitas. Umas vezes era o presidente, Jorge Varela, que os recebia e noutras ocasiões o papel de cicerone coube a Susana Chust ou Álvaro Baltazar.

Foram muitas as questões colocadas pelas crianças, sempre cheias de curiosidade, desde perguntas muito práticas sobre a vida da freguesia até algumas mais filosóficas relacionadas com a política.

Este é o terceiro ano em que estas visitas acontecem de forma presencial (uma vez que o ano passado, devido à Covid-19, a visita foi virtual, através de um vídeo que foi enviado às escolas e que foi exibido aos alunos que assistiam às aulas a partir das suas casas) e a intenção desta iniciativa do atual executivo é que todas as crianças que terminam o 1º ciclo conheçam sempre a sede da União de Freguesias.

Este ano, a Junta de Freguesia recebeu, no total, mais de 200 alunos de dez turmas, a quem foram entregues várias ofertas com a imagem da Junta (lápis de cor, chapéus e sacos, entre outras).

Últimas Notícias

Projeto “Caldas tem Cor” em concurso do Turismo de Portugal

A Escola Secundária Rafael Bordalo Pinheiro, das Caldas da Rainha, concorreu ao programa Gera t com o projeto “Caldas tem Cor”, numa iniciativa desenvolvida pelos alunos do Curso Profissional Técnico de Turismo, com o apoio da direção da escola, a colaboração de turmas das áreas de Artes 11AV1 – Desenho A e Ciências 8ºC.

“A Cicatriz” de Maria Francisca Gama foi eleito o Livro do Ano de 2024

A escritora Maria Francisca Gama, cuja carreira literária o Jornal das Caldas acompanhou desde os seus primeiros lançamentos, viu o seu romance “A Cicatriz” ser eleito Livro do Ano de 2024 na categoria de Ficção Lusófona, no âmbito dos Prémios Bertrand, por votação dos leitores.