emissão em direto

Fotografia na Praia do Norte coloca estudante no top 10 em concurso mundial

Rafael Ferreira, estudante da Universidade de Aveiro (UA), recebeu uma menção honrosa no World Sports Photography Awards, a maior e mais prestigiada competição de fotografia desportiva do mundo, ao ficar no top 10 da categoria de Desportos Aquáticos com uma fotografia captada no ano passado, na Praia do Norte, na Nazaré.

A fotografia premiada foi captada durante o WSL Tudor Nazaré Big Wave Challenge, competição de ondas grandes, onde é possível ver o desempenho da surfista brasileira Maya Gabeira.

Sobre a fotografia premiada, diz que representa “a pequenez do ser humano em relação ao oceano e à natureza”. Num universo de mais de 500 fotografias, a sua destacou-se nas dez melhores da categoria.

Rafael Ferreira lembra que além dos muitos anónimos, participaram no concurso “alguns dos melhores fotógrafos de campeonatos como a NBA, NFL, Fórmula 1, MotoGP” entre outros. “O vencedor da minha categoria captou a imagem dele nos Jogos Olímpicos de Paris 2024, e é, provavelmente, umas das fotografias de desporto mais mediáticas de 2024”, indica, pelo que ver a sua fotografia ao lado de fotografias “deste nível” é “gratificante”, remata.

Participante de forma regular no World Sports Photography Awards, ficou no top 25 em Desportos de Raquetes, na sua 1ª participação, e em 2024 foi finalista (top25) na categoria de Desportos Motorizados. Agora, na última edição do concurso, foi finalmente premiado mas ainda sonha com o pódio e, “quem sabe um dia, a vitória”.

Fundador de uma associação cultural – Associação fotografARTE – dedicada à fotografia, quando ainda só via a fotografia como passatempo decidiu tirar um mestrado em Engenharia e Design de Produto, na UA, acreditando que ia ser designer. Durante o curso foi fazendo alguns trabalhos como fotojornalista na Bola na Rede e quando já se encontrava no mercado de trabalho percebeu que queria transformar o hobby “em algo mais sério”.

Em 2022 tornou-se fotógrafo oficial do Campeonato do Mundo de Motocross, um trabalho que passou a ocupar apenas em part-time para se dedicar ao novo desafio ao qual se propôs: tirar o Mestrado em Comunicação Audiovisual para os Novos Media, também na UA, que atualmente frequenta.

Últimas Notícias

Óbidos Vila Gaming vai acolher projeto europeu dedicado à diversidade e inclusão

O projeto europeu “Sound of Diversity”, financiado pelo programa CERV da União Europeia, inicia oficialmente a atividade em Óbidos, entre os dias 9 e 11 de maio, durante o evento Óbidos Vila Gaming – uma das maiores celebrações nacionais dedicadas ao gaming e à cultura pop, que atrai anualmente milhares de visitantes à vila.