emissão em direto

Fotografias do património arquitetónico da região premiadas

Nas instalações da Associação Leader Oeste, entidade de acolhimento do Centro de Informação da União Europeia, Europe Direct Oeste, Lezíria e Médio Tejo, no Cadaval, realizou-se no dia 23 de outubro a entrega dos prémios da Região Oeste do Concurso de Fotografia Marcas na História – Vamos Fotografar o Nosso Património Arquitetónico 2023/2024.

Nas instalações da Associação Leader Oeste, entidade de acolhimento do Centro de Informação da União Europeia, Europe Direct Oeste, Lezíria e Médio Tejo, no Cadaval, realizou-se no dia 23 de outubro a entrega dos prémios da Região Oeste do Concurso de Fotografia Marcas na História – Vamos Fotografar o Nosso Património Arquitetónico 2023/2024.

O Marcas na História teve início por ocasião do Ano Europeu do Património Cultural e já vai na sua 5ª edição (houve interregno por causa da pandemia de Covid-19).

Começou por envolver o território da Região Lezíria do Tejo e alguns concelhos da Região Médio Tejo. Posteriormente, foram incluídos todos os concelhos da Região Médio Tejo e todos os concelhos da Região Oeste, totalizando os 34 concelhos (doze do Oeste, onze da Lezíria do Tejo e onze do Médio Tejo) das três regiões.

O concurso está dividido em duas fases: a 1ª fase das Bibliotecas Escolares e das Bibliotecas Municipais (por concelho de cada região) e a 2ª fase, a Intermunicipal, em que são escolhidos os vencedores, um por cada escalão do total dos vencedores de cada região. No final são apurados quinze vencedores, cinco por cada região.

No território da Região Oeste participaram na edição 2023/2024 dezasseis agrupamentos de escolas e escolas não agrupadas e três bibliotecas municipais. Os vencedores foram 1º escalão: Duarte Madeira Tomé – Escola Básica de Alenquer – Agrupamento de Escolas Damião de Goes; 2º escalão: Beatriz Ferreira – Escola Básica D. Luís de Ataíde, Peniche; 3º escalão: Maria Rita Figueiredo – Escola Básica Visconde de Chanceleiros, Alenquer; 4º escalão: João Maria Figueiredo – Agrupamento de Escolas Fernão do Pó, Bombarral.

Os vencedores receberam por parte da Comunidade Intermunicipal do Oeste, um bilhete familiar para a exposição Brickopolis no novo espaço do Dino Parque da Lourinhã, um voucher de observação de golfinhos com a Nazaré Water Fun, um bilhete familiar para um dia na Lagoa do Falcão em Campelos com atividades incluídas e uma viagem para duas pessoas à Reserva Natural das Berlengas e passeio às grutas com a Feeling Berlenga.

Receberam também publicações relacionadas com a União Europeia, oferta do Europe Direct Oeste, Lezíria e Médio Tejo.

Marcaram presença na cerimónia de entrega dos prémios, para além dos vencedores, Helena Abreu e Dina Vidinha, da Comunidade Intermunicipal do Oeste, Sandra Geada, do Europe Direct Oeste, Lezíria e Médio Tejo, o coordenador interconcelhio das Bibliotecas Escolares de Alenquer, António Nogueira, o fotógrafo Celestino Santos, do Bombarral, e as professoras bibliotecárias das escolas a que pertencem os alunos premiados.

No ano letivo 2024/2025 o tema do Concurso de Fotografia Marcas na História será “Vamos Fotografar Gentes da Minha Terra”.

Últimas Notícias

Secretário de Estado do Turismo garante hotel de luxo nos Pavilhões do Parque

Os três edifícios dos Pavilhões do Parque D. Carlos I, nas Caldas da Rainha, devolutos desde 2005, vão finalmente ser “transformados num hotel de luxo”. Esta garantia foi dada pelo secretário de Estado do Turismo, Pedro Machado, durante a sua participação numa conferência sobre Turismo e Património que decorreu no passado dia 3 no Café Central, organizado pelo PSD caldense. Perante as dúvidas da população, que não vê progressos nas obras, o governante assegurou que o projeto vai concretizar-se ainda durante o seu mandato.

Uma nova abordagem ao marketing digital

Nas Caldas da Rainha abriu uma empresa dedicada a soluções de marketing. Chama-se OndaFlow e é liderada por Carla Cabaceira e Ana Boa-Ventura, duas empreendedoras que dividem a sua vida entre os Estados Unidos e Portugal.

Capela de São Brás reabriu com tertúlia

Após a realização de obras de restauro por parte da Câmara Municipal do Bombarral, no que constitui um exemplo de preservação e valorização do património cultural material e imaterial, no passado sábado reabriu a capela de São Brás, com a realização de uma tertúlia cultural sobre a lenda da Cabeça Santa.

Sessão de esclarecimento sobre violência no namoro

O Município do Bombarral, através do Núcleo de Intervenção Local para a Área da Violência Doméstica, dinamizou uma sessão de esclarecimento sobre violência no namoro, a convite da Associação de Estudantes do Agrupamento de Escolas Fernão do Pó.