emissão em direto

Foz do Arelho com Bandeiras Azul, Acessível e Ouro

Foram hasteadas no passado dia 28, nas praias do mar e da Lagoa, na Foz do Arelho, as Bandeiras Azul e Acessível. A estes galardões soma-se a bandeira “Praia com Qualidade de Ouro”, que será hasteada mais tarde.

Foram hasteadas no passado dia 28, nas praias do mar e da Lagoa, na Foz do Arelho, as Bandeiras Azul e Acessível. A estes galardões soma-se a bandeira “Praia com Qualidade de Ouro”, que será hasteada mais tarde.

“Estas bandeiras atestam a excelente qualidade das nossas praias, que também são inclusivas (Bandeira Acessível), estando apetrechadas com equipamentos e infraestruturas que permitem o acesso, circulação e a ida a banhos de pessoas com mobilidade condicionada”, refere a Câmara Municipal das Caldas da Rainha.
Para que as bandeiras sejam hasteadas é necessário uma vistoria técnica das condições exigidas pelas diversas entidades competentes: Agência Portuguesa do Ambiente, Capitania do Porto de Peniche e Delegação de Saúde das Caldas da Rainha.
A Bandeira Azul é um galardão ambiental atribuído anualmente às praias, marinas e portos de recreio que cumpram um conjunto de critérios de gestão ambiental, educação ambiental, informação, qualidade da água balnear, serviços e segurança dos utentes.
A praia da Lagoa é galardoada desde 2012 e a praia do mar desde 1999.
A Bandeira Praia Acessível é atribuída às praias que proporcionam condições de acesso de pessoas com mobilidade condicionada, de acordo com os normativos técnicos, garantindo estacionamento e instalações sanitárias, acessibilidade e mobilidade, no areal e na água, através de veículos próprios.
As praias com “Qualidade de Ouro” são atestadas pela Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza e distinguem as zonas balneares com excelente qualidade das águas, considerando o histórico de análises dos últimos cinco anos.

Últimas Notícias

Falta de médicos na Urgência do Hospital de Peniche

O Serviço de Urgência Básica de Hospital de Peniche tem sofrido alguns encerramentos devido a “ausências imprevistas ou por incapacidade de preenchimento de escala de serviço, por falta de médicos interessados”, revelou o conselho de administração da Unidade Local de Saúde do Oeste (ULSO).

Quedas de árvores no Bombarral

Na sequência do mau tempo verificado no dia 27 de março, em particular a precipitação intensa que se registou durante a madrugada e manhã, a Proteção Civil do Bombarral registou mais de uma dezena de ocorrências relacionadas com cheias e inundações, quedas de árvores, deslizamento de terras, entupimento de valetas e aquedutos.

Semana Raul Proença distraiu alunos levando-os a “largarem” o telemóvel   

O Agrupamento de Escolas Raul Proença (AERP), nas Caldas da Rainha, realizou nos dias 18 e 20 de março, a tradicional Semana Raul Proença, com um programa rico em atividades artísticas, científicas, desportivas ou até gastronómicas, planeadas por professores e alunos, em que algumas contaram com a parceria de entidades externas.

Novo líder do Sindicato Independente dos Médicos eleito em Peniche

Nuno Rodrigues, natural do Porto, é médico de saúde pública na Unidade Local de Saúde do Oeste (ULSO), é o novo secretário-geral do Sindicato Independente dos Médicos (SIM), substituindo o médico Jorge Roque da Cunha, que esteve doze anos no cargo. A passagem de testemunho aconteceu no passado dia 23, em Peniche, após a eleição realizada no congresso do sindicato.