emissão em direto

Gabinete de Nutrição dinamiza sessões de educação alimentar

O programa Óbidos + Ativo, enquanto valência do Município de Óbidos, tem como principal pilar a intervenção para melhorar a saúde da população, nomeadamente na educação alimentar das crianças, através de sessões que são realizadas todos os anos no Agrupamento de Escolas Josefa de Óbidos.

O programa Óbidos + Ativo, enquanto valência do Município de Óbidos, tem como principal pilar a intervenção para melhorar a saúde da população, nomeadamente na educação alimentar das crianças, através de sessões que são realizadas todos os anos no Agrupamento de Escolas Josefa de Óbidos.

Uma das maiores preocupações desta equipa de nutrição é melhorar o estado de saúde das crianças e jovens, participando na prevenção de doenças crónicas não transmissíveis, como a obesidade, a diabetes Mellitus tipo 2, doenças cardiovasculares, entre outras.

Os hábitos alimentares inadequados são um dos principais fatores de risco modificáveis para estas doenças, incluindo o consumo excessivo de açúcar simples na infância que está associado ao excesso de peso/obesidade. Este comportamento leva ao risco de desenvolvimento de doenças crónicas não transmissíveis e ao aumento do número de crianças com cáries dentárias.

Um importante fornecedor de açúcares simples na alimentação são os alimentos e bebidas açucaradas. Para além da relação entre o consumo excessivo e doença, o consumo regular deste tipo de alimentos e bebidas retira a qualidade à alimentação, pois adiciona energia sem qualquer valor nutricional associado.

Neste sentido, no presente ano letivo, com o projeto “Se Comeres Bem Tens Mais Energia Também”, o Gabinete de Nutrição do Município de Óbidos ajuda os encarregados de educação, não esquecendo as crianças como interveniente ativo na sua saúde individual, na diminuição do consumo de açúcares simples na alimentação diária.

Realizam-se sessões de sensibilização alimentar, tanto às crianças do pré-escolar como de 1º ciclo, explicando todos os malefícios associados ao excessivo consumo de açúcar simples. São dadas alternativas através do folheto “Guia dos Lanches Saudáveis” onde contempla várias opções de lanches para as crianças de forma a diversificar e aumentar a qualidade alimentar dos mesmos.

Últimas Notícias

MDM quer combate à violência contra as mulheres 

O Movimento Democrático de Mulheres (MDM) assinalou a 25 de Novembro o Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres, tendo realizado um jantar-debate na sede do Clube Recreativo Delgadense, na Delgada, no Bombarral e, na véspera, a distribuição de informação no Agrupamento de Escolas Fernão Pó, na vila.

Governador rotário visita clube local

O Rotary Club das Caldas da Rainha recebeu o Governador do Distrito 1960, Vitor Cordeiro, para uma visita de trabalho, no passado dia 14, numa deslocação que teve o seu início na rotunda Rotary (junto ao Continente), onde se fez uma fotografia de grupo junto ao marco rotário.

Água distinguida pela qualidade

A Câmara Municipal do Cadaval voltou a ser contemplada com o “Selo de qualidade exemplar da água para consumo humano” no âmbito da 17.ª Expo Conferência da Água, realizada em Lisboa, no passado dia 22. A autarquia recebe assim, mais uma vez, a distinção que enaltece a qualidade da sua água. A atribuição deste galardão […]

Frederico Silva novamente finalista no Japão 

Chegou ao fim a digressão asiática do atleta caldense Frederico Silva e no quarto e último torneio disputado na cidade japonesa de Yokkaichi, o jogador do Clube de Ténis das Caldas da Rainha voltou a atingir a final do torneio de categoria 80 do ATP Challenger Tour.