A gala do Dia do Diploma do Agrupamento de Escolas Josefa de Óbidos, que reconhece a dedicação e excelência dos alunos, mas também dos professores que trabalham para um serviço público de qualidade, realizou-se na noite de 29 de novembro, no auditório da Casa da Música, em Óbidos.
Autarcas, professores, rotários, familiares, amigos e membros da comunidade escolar estiveram presentes para partilhar este momento de orgulho e alegria com os alunos homenageados.
A cerimónia distinguiu 59 alunos que concluíram o ensino secundário no ano letivo anterior nos cursos de Ciências e Tecnologias, Línguas e Humanidades e Artes Visuais. Do ensino profissional os estudantes distinguidos eram dos cursos Técnico de Restauração, Cozinha e Pastelaria, Técnico de Gestão e Programação e de Sistemas Informáticos.
Durante a gala, cada aluno recebeu o diploma e o certificado de habilitações, tendo a oportunidade de partilhar os seus planos futuros. A maioria revelou ter ingressado no ensino superior em diversos cursos, demonstrando ambição e determinação para enfrentar novos desafios académicos.
A Gala, que contou com a apresentação do professor José Nascimento, teve como um dos momentos altos a homenagem às educadoras de infância Isabel Fidalgo e Margarida Lourinho, e ao professor de educação física, Miguel Costa, que se aposentaram recentemente depois de décadas ao serviço do ensino.
O Rotary Clube de Óbidos atribuiu três distinções de mérito aos melhores alunos do ano letivo passado, Beatriz Falcão Bordalo e Joana Capinha Silva, do ensino regular, e David Correia Santos, do ensino profissional, com o patrocínio da empresa Multiverde e Farmácia Senhora da Ajuda.
A cerimónia contou ainda com momentos culturais diversificados. A Academia de Música de Óbidos proporcionou atuações musicais em que os jovens interpretaram temas icónicos como “James Bond”, “Flintstones” e “Conquest of Paradise” do compositor Vangelis. Além disso, as crianças e jovens da Associação Óbidos Dance encantaram o público com momentos de dança cativantes. Houve ainda declamações de poemas de Luís de Camões, interpretados pelos alunos do agrupamento, que enriqueceram a cerimónia com um toque de literatura.
José Santos, diretor do Agrupamento de Escolas Josefa de Óbidos, manifestou que “estar aqui hoje e ver o auditório cheio de alunos, professores e familiares dá-nos um grande alento para continuar”.
O diretor prestou homenagem aos alunos, salientando que esta iniciativa “sublinha a relevância do envolvimento da comunidade na educação e no reconhecimento do esforço dos jovens, promovendo valores de excelência e dedicação que serão certamente fundamentais para os desafios futuros”.
Revelou ainda que mais de 60% dos alunos que terminaram o ensino secundário no ano letivo anterior ingressaram no ensino superior.