emissão em direto

Galeria Athena é novo espaço para a arte e cultura

Marie José Aymé, originária de Paris e residente nas Caldas da Rainha há uma década, inaugurou em setembro a Galeria de Artes Athena, um espaço dedicado à promoção de artistas talentosas e amadores.

Marie José Aymé, originária de Paris e residente nas Caldas da Rainha há uma década, inaugurou em setembro a Galeria de Artes Athena, um espaço dedicado à promoção de artistas talentosas e amadores.

Localizada na Rua Alexandre Herculano, nº 82, destaca-se pela diversidade de obras e pela valorização de criadores de várias nacionalidades, promovendo a multiculturalidade e o talento emergente.

Psicóloga de profissão e artista por paixão, decidiu transformar o seu amor pela arte numa oportunidade para criar um espaço dinâmico e acolhedor.

Atualmente, a Galeria de Artes Athena exibe mais de 200 peças de 19 artistas de várias nacionalidades, incluindo franceses e portugueses, com criações que vão desde pinturas, cerâmicas e esculturas até peças em madeira e outros materiais únicos.

Artistas amadores podem apresentar os seus trabalhos, que são vendidos ao preço definido por cada criador, com a galeria a receber uma comissão pelas vendas.

Por exemplo, Brigitte Mermet, apaixonada por trabalhos manuais, utiliza elementos recolhidos no oceano, como conchas, seixos e algas.

Maureen Simpson, inglesa de Manchester, encontrou na paisagem portuguesa a sua inspiração. Especializada em pintura de grandes telas dramáticas, combina a experiência em óleo e aguarela para capturar a beleza do mar, do céu e da Lagoa de Óbidos.

Bernard Collin, natural da Borgonha e residente durante 28 anos na Califórnia, cria arte em metal, utilizando técnicas manuais como o corte a plasma. As suas peças, que incluem motivos botânicos e abstratos, adornam casas e jardins na Europa e nos Estados Unidos.

Henrique Lemaire sonha em ser artista, Huguette Landry, é uma pintora autodidata inspirada na natureza e no oceano e Francine Kempgens, é uma premiada artista flamenga que domina técnicas como retratos, gravuras e design único.

A responsável pela galeria explica que o seu “amor pela arte e pela cultura, aliado à vontade de fortalecer os laços com a cidade” motivaram-na a criar este espaço.

“Adoro as Caldas da Rainha e escolhi viver em Vidais precisamente por ser uma localidade pequena e acolhedora, onde as pessoas ainda dizem boa tarde umas às outras. Quero contribuir para o dinamismo cultural desta região”, afirmou.

Planeia ampliar o dinamismo cultural na galeria e exterior do espaço com iniciativas como workshops e sessões ao ar livre, onde artistas podem criar ao vivo. Estes eventos pretendem “aproximar ainda mais a arte da população, promovendo o envolvimento e a interação entre artistas e visitantes”.

A galeria está aberta de segunda a sábado, das 10h00 às 17h00, prolongando o horário até às 18h00 durante o verão.

Galeria 2
Localizada na Rua Alexandre Herculano, nº 82, a galeria destaca-se pela diversidade de obras
 

Últimas Notícias

Secretário de Estado do Turismo garante hotel de luxo nos Pavilhões do Parque

Os três edifícios dos Pavilhões do Parque D. Carlos I, nas Caldas da Rainha, devolutos desde 2005, vão finalmente ser “transformados num hotel de luxo”. Esta garantia foi dada pelo secretário de Estado do Turismo, Pedro Machado, durante a sua participação numa conferência sobre Turismo e Património que decorreu no passado dia 3 no Café Central, organizado pelo PSD caldense. Perante as dúvidas da população, que não vê progressos nas obras, o governante assegurou que o projeto vai concretizar-se ainda durante o seu mandato.

Uma nova abordagem ao marketing digital

Nas Caldas da Rainha abriu uma empresa dedicada a soluções de marketing. Chama-se OndaFlow e é liderada por Carla Cabaceira e Ana Boa-Ventura, duas empreendedoras que dividem a sua vida entre os Estados Unidos e Portugal.

Capela de São Brás reabriu com tertúlia

Após a realização de obras de restauro por parte da Câmara Municipal do Bombarral, no que constitui um exemplo de preservação e valorização do património cultural material e imaterial, no passado sábado reabriu a capela de São Brás, com a realização de uma tertúlia cultural sobre a lenda da Cabeça Santa.

Sessão de esclarecimento sobre violência no namoro

O Município do Bombarral, através do Núcleo de Intervenção Local para a Área da Violência Doméstica, dinamizou uma sessão de esclarecimento sobre violência no namoro, a convite da Associação de Estudantes do Agrupamento de Escolas Fernão do Pó.