GODET – Workshop em Aguarela na Art 4 Family

A Galeria Art 4 Family, nas Caldas da Rainha, acolheu no passado dia 6 o GODET - Workshop em Aguarela, com 16 participantes que se envolveram no processo de descoberta da aguarela sob a orientação de Cristina Mateus.

A Galeria Art 4 Family, nas Caldas da Rainha, acolheu no passado dia 6 o GODET – Workshop em Aguarela, com 16 participantes que se envolveram no processo de descoberta da aguarela sob a orientação de Cristina Mateus.

Cristina começou a estudar cerâmica na Escola Secundária Bordalo Pinheiro e trabalhou na ArgilÓbidos e na Azulejos Fonte Pinheiro, atividade que mantém por encomenda. Experimentou diversas técnicas de pintura e quando começou as aguarelas nunca mais parou.

A artista participou em exposições e eventos nacionais e internacionais e fez formações com artistas do ramo, que “é uma boa maneira de aprender técnicas” e tentar apanhar os truques. O segredo da Cristina é pintar sempre e cada vez mais de modo a interiorizar o que é a pintura e como se pode melhorar, uma vez que “cada um tem uma forma individual de pintar, o seu toque e a sua maneira”.

A colaboração com a Art 4 Family surgiu de forma muito natural: “Contactaram-me há 15 dias e pensámos em expor umas obras e fazer um workshop. Quem ficar interessado depois pode continuar e aprender mais”. 

João Paulo Cunha, o fundador da Art 4 Family, contou que após ver a página de Facebook de Cristina sentiu que era a pessoa certa para dinamizar esta atividade. Revelou ainda que já tinham pensado em fazer um workshop de aguarelas desde a inauguração, em junho de 2023, mas que por motivos vários só foi possível concretizar agora.

O melhor conselho que Cristina pode dar para quem quer aprender a pintar é “desenhar muito”. “Sem desenhar é impossível pintar e as pessoas esquecem-se muitas vezes disso”, vincou. Acredita também que ter formações e fazer workshops podem ser dois passos importantes a dar para começar nesta área.

O workshop de aguarelas da Art4 Family não requeria nenhuma experiência prévia tendo sido apenas necessário “vontade de aprender e descobrir mais sobre as aguarelas”.

João Paulo Cunha ofereceu “o material e as inscrições” e a Cristina Antunes ofereceu “o tempo e disponibilidade”.

A divulgação dos workshops e projetos tem sido online através das redes sociais e “a palavra puxa a palavra”. É possível encontrar mais informações na página de Facebook da Art 4 Family.

GODET- Workshop em aguarela teve a duração de duas horas.

Últimas Notícias

Rampa Foz do Arelho

Com uma valiosa lista de inscritos, composta por 55 concorrentes a competirem pela classificação nas categorias desportivos, clássicos e protótipos, e no cenário deslumbrante da Foz do Arelho, no passado domingo realizou-se uma das mais tradicionais provas de Regularidade Sport Plus de Rampa, que integram o calendário da Series by NDML 2024, organizada pelo Núcleo Desportos Motorizados de Leiria.

Câmara do Cadaval rejeita críticas ao apoio a corrida de galgos

A Câmara Municipal do Cadaval defendeu que a corrida de galgos realizada no passado dia 21 no concelho “não infringiu qualquer normativo legal em vigor”, pelo que a autarquia não se revê na forma nem no conteúdo dos comentários proferidos, que a acusavam de pactuar com uma iniciativa que maltratava os animais.

Mostra Coletiva de Arte Visual

De 11 de maio a 1 de junho estará patente na Galeria de Exposições do Espaço Turismo das Caldas da Rainha e Restaurante Coletivo, ao lado, uma mostra coletiva de arte visual.

Conversa e eco-caminhada em Salir do Porto

A Ágora – Associação Ambiental, em parceria com o Geoparque Oeste (Geoparque Mundial da UNESCO), vai realizar uma conversa sobre a bio e geodiversidade de Salir do Porto. Seguir-se-á uma eco-caminhada, apanhando o que for encontrado pelo caminho, com o apoio da Quinta de Salir (Associação Pelicano Radiante).

António Morgado ganha etapa em Espanha

No espaço de uma semana, o ciclista caldense António Morgado voltou a ganhar no estrangeiro, desta vez triunfando na segunda etapa da Volta às Asturias, em Espanha, no passado dia 27.