emissão em direto

Grafitti vai batizar Caldas da Rainha como Capital das Construções em Lego

Miguel Ribeiro é o responsável pelo grafitti que vai batizar as Caldas da Rainha como a Capital das Construções em Lego. Os trabalhos na Praça 5 de Outubro serão finalizados no dia 20 de novembro, com a inauguração oficial e o balanço da exposição Caldas Fan Event.

Miguel Ribeiro é o responsável pelo grafitti que vai batizar as Caldas da Rainha como a Capital das Construções em Lego. Os trabalhos na Praça 5 de Outubro serão finalizados no dia 20 de novembro, com a inauguração oficial e o balanço da exposição Caldas Fan Event.

O desenho e o apoio ao desenvolvimento do grafitti está a cargo dos alunos da ESAD.CR.

Entre 28 de outubro e 5 de novembro a Expoeste, nas Caldas da Rainha, acolheu a maior exposição de construções Lego da Península Ibérica, num total de cerca de 9 mil metros quadrados, ocupados pelos mais de 50 displays.

O principal destaque deste evento foi, sem dúvida, o templo “La Sagrada Familia, de Barcelona – Espanha, com três metros de altura, três de largura e outros três de comprimento, esta abismal construção, da autoria do alemão Jurgen Bramigk.

O Terreiro do Paço, o Cristo Rei, a Capelinha das Aparições – Santuário de Fátima, Beirais, o Santuário do Bom Jesus de Braga ou a Câmara Municipal de Lisboa foram alguns dos monumentos nacionais expostos no recinto. A nível internacional, para além dos clássicos como a Torre Eiffel, Torre de Pisa, Taj Mahal, Coliseu de Roma, puderam ainda ser apreciados o castelo francês Chateaut de Usse ou a Igreja de Cologne – Gross Sankt Martin, construções com grande detalhe.

Outras das atrações foram os cenários de grandes dimensões espalhados por todo o recinto, como uma estação de comboios com 30 m2, um tapete de arraiolos (12 m2), uma aldeia medieval (25 m2), quatro cidades com mais de 20 m2 cada, dezenas de navios, aviões militares e cenários da saga Star Wars.

Nesta terceira edição do evento uma das mesas que mais sucesso teve, com centenas de pessoas a acumularem-se junto da mesma, foi a do GBC (Great Ball Contraption). Os construtores apresentaram movimento em todo o seu display, através de uma máquina composta por mais de 50 módulos, projetados e construídos para funcionarem enquanto circuito. Os módulos foram encadeados de forma a moverem bolas Lego de um lugar para o outro, criando um efeito visualmente muito atrativo, semelhante a uma linha de montagem.

Últimas Notícias

Paulo Ribeiro candidata-se à presidência do Montepio Rainha Dona Leonor

Paulo Ribeiro, atual vogal do Conselho de Administração do Montepio Rainha Dona Leonor, anunciou a sua candidatura à presidência do órgão máximo da instituição, para o quadriénio 2025 – 2028, numa lista de continuidade, que será submetida a votação na Assembleia Geral de 19 de dezembro. A decisão surge após a candidatura de Francisco Rita, atual presidente do Conselho de Administração, ao cargo de presidente da Mesa da Assembleia Geral.

Detido após cinco anos fugido à justiça

Um homem de 59 anos que se encontrava há cerca de cinco anos em parte incerta, após condenação por um crime de furto qualificado ocorrido no concelho da Amadora, foi detido na última semana nas Caldas da Rainha.