emissão em direto

Grande participação no Concurso Gastronómico “Pera à Prova”

Dez escolas e dois candidatos a título individual, num total de 36 concorrentes com 28 receitas, participaram no Concurso Gastronómico "Pera à Prova", promovido pelo Agrupamento de Escolas Fernão do Pó, no Bombarral.

Dez escolas e dois candidatos a título individual, num total de 36 concorrentes com 28 receitas, participaram no Concurso Gastronómico “Pera à Prova”, promovido pelo Agrupamento de Escolas Fernão do Pó, no Bombarral.

A 5ª edição decorreu no dia 21 de novembro, em parceria com a Câmara Municipal do Bombarral, a Associação Nacional de Produtores de Pera Rocha e a Caixa Agrícola do Bombarral.

Este evento visa a promoção da Pera Rocha do Oeste e procura fomentar a qualidade da formação técnica no âmbito dos diversos cursos profissionais de Cozinha/Pastelaria, Restaurante/Bar e Turismo Ambiental e Rural em funcionamento.

O evento era aberto a todos os candidatos que se quisessem inscrever, podendo participar, quer a nível individual quer coletivo, e em todas as categorias – Doces, Salgados e Cocktails.

O concurso veio reforçar o empenho em dinamizar formação nas áreas de hotelaria e restauração, dando visibilidade às muitas escolas profissionais e instituições que desenvolvem formação em diversas regiões do país.

Participaram o Agrupamento de Escolas Fernão do Pó, o IEFP – Centro de Formação Profissional de Santarém, a EPAV – Escola Profissional Alda Brandão de Vasconcelos, Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste, Escola Profissional de Penafirme, Escola Profissional de Peniche, Escola Técnica Profissional de Cantanhede, CED – D. Maria Pia, ESCO – Escola de Serviços e Comércio do Oeste, Escola Profissional da Nazaré, e os dois candidatos a título individual, Beatriz Fernandes e Guilherme Paulo.

As classificações foram as seguintes: Cocktails: 1º Lugar – Alessandra (Cauã Rocha); Salgados:  1º Lugar – Sinfonia de Pera (Jonas Marques); Doces: 1º Lugar – Pera Ninho (Luís Fernandes).

Catarina Rodrigues, da organização, declarou que a prova teve grande adesão e mais escolas a participar, tendo havido necessidade de fazer uma seleção prévia pela ordem de inscrição, para que o júri não demorasse a avaliar. Na próxima edição poderão ser criadas mais equipas de júri para não limitar os participantes. Futuramente poderá também ser lançado um livro com as receitas.

Presente da atribuição dos prémios, o presidente da Câmara do Bombarral, Ricardo Fernandes, felicitou todos os participantes, destacando a importância do concurso para a promoção deste produto endógeno.

Os vereadores Fátima Coelho e Bruno Santos também participaram no evento, integrando o júri.

Últimas Notícias

Secretário de Estado do Turismo garante hotel de luxo nos Pavilhões do Parque

Os três edifícios dos Pavilhões do Parque D. Carlos I, nas Caldas da Rainha, devolutos desde 2005, vão finalmente ser “transformados num hotel de luxo”. Esta garantia foi dada pelo secretário de Estado do Turismo, Pedro Machado, durante a sua participação numa conferência sobre Turismo e Património que decorreu no passado dia 3 no Café Central, organizado pelo PSD caldense. Perante as dúvidas da população, que não vê progressos nas obras, o governante assegurou que o projeto vai concretizar-se ainda durante o seu mandato.

Uma nova abordagem ao marketing digital

Nas Caldas da Rainha abriu uma empresa dedicada a soluções de marketing. Chama-se OndaFlow e é liderada por Carla Cabaceira e Ana Boa-Ventura, duas empreendedoras que dividem a sua vida entre os Estados Unidos e Portugal.

Capela de São Brás reabriu com tertúlia

Após a realização de obras de restauro por parte da Câmara Municipal do Bombarral, no que constitui um exemplo de preservação e valorização do património cultural material e imaterial, no passado sábado reabriu a capela de São Brás, com a realização de uma tertúlia cultural sobre a lenda da Cabeça Santa.

Sessão de esclarecimento sobre violência no namoro

O Município do Bombarral, através do Núcleo de Intervenção Local para a Área da Violência Doméstica, dinamizou uma sessão de esclarecimento sobre violência no namoro, a convite da Associação de Estudantes do Agrupamento de Escolas Fernão do Pó.