emissão em direto

“Happening” levou Agrupamento Raul Proença ao coração da cidade

“Happening” foi como se designou a iniciativa do Agrupamento de Escolas Raul Proença (AERP) que juntou mais de 600 professores e alunos no centro da cidade das Caldas, no dia 14 de maio. Foram dinamizadas várias atividades relativas à comemoração do 50º aniversário do antigo Liceu, da passagem dos 40 anos de funcionamento da Escola Secundária de Raul Proença e dos 10 anos de existência do AERP.

“Happening” foi como se designou a iniciativa do Agrupamento de Escolas Raul Proença (AERP) que juntou mais de 600 professores e alunos no centro da cidade das Caldas, no dia 14 de maio. Foram dinamizadas várias atividades relativas à comemoração do 50º aniversário do antigo Liceu, da passagem dos 40 anos de funcionamento da Escola Secundária de Raul Proença e dos 10 anos de existência do AERP.

São dez anos em que onze estabelecimentos de ensino pré-escolar, básico e secundário caminham juntos, “norteados pela empatia, pela motivação, pelo conhecimento”.

A iniciativa, que se juntou às Festas da Cidade, iniciou-se na noite de 13 de maio, no Céu de Vidro, com o Auto da Fundação das Caldas da Rainha, dinamizado pelo Núcleo de Teatro Raul Proença.

Dança, música, canto, poesia, exposições, xadrez, mercadinho, foram algumas das atividades dinamizadas pelos alunos e professores na manhã do passado sábado. O Curso Profissional de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos e o Clube de Programação e Robótica do AERP estiveram também representados no evento Happening.

“Trazer a escola à rua, partilhar saberes, celebrar juntos a vida de uma instituição alicerçada nas conquistas alcançadas e com visão de futuro”, foram os objetivos do evento. 

Em todas as ruas e praças do centro da cidade existiam iniciativas culturais, desportivas e científicas ou de puro entretenimento que mostraram a pujança do projeto educativo do AERP. Havia eventos para todos os gostos.

João Silva, diretor do agrupamento, salientou que “aquilo que está a acontecer na cidade é aquilo que fazemos no estabelecimento de ensino”. Mais do que os rankings e preparação para os exames, a escola é também arte, desporto e missão”, afirmou.

O responsável manifestou orgulho dos alunos que “estiveram a dinamizar as atividades, interagindo com o público”.

Segundo o diretor, essencial para o sucesso deste evento foi, também, a presença dos parceiros, como a Escola Vocacional de Dança de Caldas da Rainha, Conservatório de Caldas da Rainha, Academia de Música de Óbidos e a Associação de Pais e Encarregados de Educação do AERP).

O responsável contou que o Happening Raul Proença foi preparado há cerca de um ano para comemorar o aniversário e que a autarquia deu apoio logístico. João Silva revelou que poderá ser uma iniciativa a repetir.

happening 2
Robótica

O presidente da Câmara, Vitor Marques, que esteve presente no evento, destacou o envolvimento de toda a comunidade escolar e a partilha com a população da cidade. “Trazer à rua e mostrar o que existe na escola e motivar os jovens nas ações faz com que eles no futuro possam ser mais participativos”, referiu.

A iniciativa contou com a participação massiva de alunos, dos diferentes áreas e níveis de escolaridade, bem como de muitos educadores, professores e outros profissionais do Agrupamento, num envolvimento que bem espelha “o dia a dia de cada interveniente na sua missão”.

Últimas Notícias

Livro de Inês Sofia “O segundo lado da perfeição” alerta para romances tóxicos

“O segundo lado da perfeição” é como se designa o livro da jovem Inês Sofia que foi lançado no passado dia 7 na Escola Básica e Secundária Fernão do Pó, no Bombarral.
É o segundo livro da autora, de 19 anos, e é uma história de amor entre dois adolescentes. “É sobre um relacionamento abusivo. Os seus sinais, a forma como se expressa, a maneira como se faz sentir, e, principalmente, a culpa com que as vítimas ficam”, contou.

Os Golpe lançaram novo álbum “Terra do Diabo”

O grupo musical Golpe lançou um novo álbum, intitulado “Terra do Diabo”. O quinteto é da Benedita, mas tem dois elementos que são das Caldas da Rainha.
Da banda fazem parte Carlos Marques (voz, baixo e guitarra acústica), Samuel Lucas (guitarra e back vocals), João Carlos (teclados) e os músicos das Caldas da Rainha, Luís Agostinho (teclados) e Louie Russo (bateria e back vocals).

“Mural dos afetos” dá as boas-vindas a quem chega à cidade

A imagem de uma mãe abraçada à filha embeleza a fachada de um edifício na Rua General Amílcar Mota, na entrada sul da cidade. Trata-se de um mural de arte urbana, da autoria de Daniel Eime, que identifica Caldas da Rainha como uma cidade que há uma dezena de anos faz parte do Movimento Cidade dos Afetos.