emissão em direto

“Happening” levou Agrupamento Raul Proença ao coração da cidade

“Happening” foi como se designou a iniciativa do Agrupamento de Escolas Raul Proença (AERP) que juntou mais de 600 professores e alunos no centro da cidade das Caldas, no dia 14 de maio. Foram dinamizadas várias atividades relativas à comemoração do 50º aniversário do antigo Liceu, da passagem dos 40 anos de funcionamento da Escola Secundária de Raul Proença e dos 10 anos de existência do AERP.

“Happening” foi como se designou a iniciativa do Agrupamento de Escolas Raul Proença (AERP) que juntou mais de 600 professores e alunos no centro da cidade das Caldas, no dia 14 de maio. Foram dinamizadas várias atividades relativas à comemoração do 50º aniversário do antigo Liceu, da passagem dos 40 anos de funcionamento da Escola Secundária de Raul Proença e dos 10 anos de existência do AERP.

São dez anos em que onze estabelecimentos de ensino pré-escolar, básico e secundário caminham juntos, “norteados pela empatia, pela motivação, pelo conhecimento”.

A iniciativa, que se juntou às Festas da Cidade, iniciou-se na noite de 13 de maio, no Céu de Vidro, com o Auto da Fundação das Caldas da Rainha, dinamizado pelo Núcleo de Teatro Raul Proença.

Dança, música, canto, poesia, exposições, xadrez, mercadinho, foram algumas das atividades dinamizadas pelos alunos e professores na manhã do passado sábado. O Curso Profissional de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos e o Clube de Programação e Robótica do AERP estiveram também representados no evento Happening.

“Trazer a escola à rua, partilhar saberes, celebrar juntos a vida de uma instituição alicerçada nas conquistas alcançadas e com visão de futuro”, foram os objetivos do evento. 

Em todas as ruas e praças do centro da cidade existiam iniciativas culturais, desportivas e científicas ou de puro entretenimento que mostraram a pujança do projeto educativo do AERP. Havia eventos para todos os gostos.

João Silva, diretor do agrupamento, salientou que “aquilo que está a acontecer na cidade é aquilo que fazemos no estabelecimento de ensino”. Mais do que os rankings e preparação para os exames, a escola é também arte, desporto e missão”, afirmou.

O responsável manifestou orgulho dos alunos que “estiveram a dinamizar as atividades, interagindo com o público”.

Segundo o diretor, essencial para o sucesso deste evento foi, também, a presença dos parceiros, como a Escola Vocacional de Dança de Caldas da Rainha, Conservatório de Caldas da Rainha, Academia de Música de Óbidos e a Associação de Pais e Encarregados de Educação do AERP).

O responsável contou que o Happening Raul Proença foi preparado há cerca de um ano para comemorar o aniversário e que a autarquia deu apoio logístico. João Silva revelou que poderá ser uma iniciativa a repetir.

happening 2
Robótica

O presidente da Câmara, Vitor Marques, que esteve presente no evento, destacou o envolvimento de toda a comunidade escolar e a partilha com a população da cidade. “Trazer à rua e mostrar o que existe na escola e motivar os jovens nas ações faz com que eles no futuro possam ser mais participativos”, referiu.

A iniciativa contou com a participação massiva de alunos, dos diferentes áreas e níveis de escolaridade, bem como de muitos educadores, professores e outros profissionais do Agrupamento, num envolvimento que bem espelha “o dia a dia de cada interveniente na sua missão”.

Últimas Notícias

Evento em Salir de Matos promove freguesia

“Conhece Salir de Matos?!” é o nome da iniciativa que se vai realizar de 22 a 24 de julho nesta freguesia do concelho das Caldas da Rainha, com cultura, jogos tradicionais, gastronomia e costumes.

Jogo sobre reciclagem na praia da Foz do Arelho

O Recicla Mania, um jogo de tabuleiro em versão gigante, vai passar por cerca de vinte praias nas regiões de Lisboa, Algarve, Centro e Porto no mês de julho, chegando à Foz do Arelho no dia 18, entre as 9h e as 12h.

Crianças e jovens com atividades no verão

“Exploradores de Óbidos”, inserido no Programa Crescer Melhor, uma proposta do Serviço de Educação do Município de Óbidos para jovens do 2°ciclo, promoveu a valorização do património local, através de residências diárias nas diferentes freguesias do concelho, entre 17 e 30 de junho.

Associação de regantes vai ter sede

A construção do edifício sede para a associação de regantes, entidade gestora do aproveitamento hídrico de Óbidos, vai custar 363 mil euros, de acordo com o contrato assinado no passado dia 29 no salão nobre dos Paços do Concelho de Óbidos.

Clube Karate Shotokan em torneio nacional

O Clube Karate Shotokan de Caldas da Rainha participou, no passado dia 25, no Torneio Nacional da Shotokan Karate Internacional Portugal, em Brás Oleiro.