Vai ser inaugurada a exposição de desenho e artes plásticas intitulada “Retalhos Caldenses” do artista, Manuel Bandeira Duarte, no dia 3 de setembro, pelas 15h30, na Galeria de Exposições do Espaço Turismo.
Patente até ao dia 30 de setembroa mostraapresenta a união entre desenhos rápidos e um registo geográfico fragmentado, que ilustra a deriva rítmica do dia-a-dia na cidade das Caldas da Rainha.
Como que atribuindo voz às ruas das Caldas e privilegiando a sua singularidade, a exposição de Manuel Bandeira Duarte apresenta um “ponto de vista distinto e disformemente descrito, salientando, de forma constante, o ritmo, o tempo e a poesia do dia-a-dia dos caldenses”, lê-se em nota de imprensa enviada pela Galeria de Exposições no Espaço Turismo das Caldas da Rainha.
Através do desenho e da escultura, é “interpretável o ritmo que se representa, quer seja ele hesitante, fugaz, lento, ou de outra feição, revelando‑se assim o carácter poético do ato de caminhar. Trata‑se de uma narrativa com aproximação à complexidade percetual oferecida pelo espaço urbano”.
Manuel Bandeira Duarte, natural das Caldas da Rainha, designer de Ambientes e Mestre em Arte e Design para o espaço público, desde cedo que se tem envolvido em várias vertentes artísticas, com o intuito de obter bases de trabalho diversificadas. Entre outras, realçam‑se as do design, do espaço, da cenografia e da programação de eventos.
A exposição pode ser visitada no seguinte horário: segunda a sexta – 10h00 às 13H30 – 14h00 às 16h00. Encerrado aos sábados, domingos e feriados. As entradas são livres.