emissão em direto

Inaugurada Rede de Percursos Pedestres e Cicláveis “Caminhos da Rainha” com 672 quilómetros

Do asfalto ao trilho, são 672 quilómetros de extensão que integram a Rede de Percursos Pedestres e Cicláveis “Caminhos da Rainha”, ao longo de várias freguesias do concelho. A inauguração dos percursos de BTT e ciclismo de estrada aconteceu no passado domingo e durante o mês de outubro serão abertos os percursos pedestres e de trail running.

Do asfalto ao trilho, são 672 quilómetros de extensão que integram a Rede de Percursos Pedestres e Cicláveis “Caminhos da Rainha”, ao longo de várias freguesias do concelho. A inauguração dos percursos de BTT e ciclismo de estrada aconteceu no passado domingo e durante o mês de outubro serão abertos os percursos pedestres e de trail running.

O Município das Caldas da Rainha inaugurou a Rede de Percursos “Caminhos da Rainha” no Estádio Dr. José Luís de Melo Silveira Botelho, no complexo desportivo, tendo sido apresentados os percursos de BTT e ciclismo de estrada, sob a orientação da Associação de Escolas de Ciclismo do Oeste (AECO) e da Sociedade de Instrução e Recreio – Pimpões, parceiros desportivos do projeto.  

São várias possibilidades de deslocação, resultantes do projeto da autarquia “Criação e requalificação de espaços de prática de desporto de natureza” iniciado em 2021.

A proposta foi apresentada no início de 2022, no anterior mandato da Câmara das Caldas da Rainha, em parceria com a Escola Superior de Desporto de Rio Maior e finalizada agora pelo atual mandato.

“Foi um processo prolongado porque a proposta só apresentava os percursos e foi preciso entrar no terreno e definir toda a sinalética e marcação dos vários locais”, indicou na apresentação António Vidigal, secretário de Apoio à Vereação da Câmara Municipal das Caldas da Rainha.

Foi assim feito o levantamento e avaliação dos percursos pedestres, de trail running e cicláveis existentes ou a criar, bem como a identificação de instalações desportivas radicais (IDR) – paredes de escalada. Após esse processo foi feita a georreferenciação do início e fim de cada percurso, seguindo-se os trabalhos de instalação de toda a sinalética envolvida, após a devida limpeza de cada percurso, com o envolvimento das juntas e uniões de freguesia.

A rede obteve a homologação de todos os percursos por parte das federações respetivas – de ciclismo e de campismo e montanhismo.

Os percursos distinguem-se entre percursos pedestres (87 quilómetros), percursos de trail running (115 quilómetros), percursos de BTT (154 quilómetros) e percursos de ciclismo de estrada (316 quilómetros) numa rede com um total de 672 quilómetros de percursos e um investimento por parte do Município de aproximadamente 120 mil euros.

Todos os percursos de BTT e ciclismo de estrada começam e terminam no local da inauguração. A abertura dos percursos pedestres e de trail running acontecerá durante o mês de outubro, com o apoio das juntas e uniões de freguesia e associações locais, abrangendo as freguesias de Alvorninha (63,6 quilómetros), Foz do Arelho (81 quilómetros), Nadadouro (81 quilómetros), Nossa Senhora do Pópulo, Coto e São Gregório (59 quilómetros), Tornada e Salir do Porto (128 quilómetros) e Santo Onofre e Serra do Bouro (151 quilómetros).

Segundo o presidente da Câmara, Vitor Marques, é possível visualizar os diversos percursos no site da Câmara e o caminho encontra-se sinalizado ao longo do percurso, sendo que o ponto inicial de cada percurso tem um “QR Code” específico. 

O Estádio Dr. José Luís Melo Silveira Botelho tem ainda uma zona para lavar a bicicleta, encher pneus, encher as garrafas de água e zona de tomadas para as baterias das bicicletas elétricas

Vitor Milheiro, professor da Escola Superior de Rio Maior, referiu que, como caldense, teve um grande orgulho em estar presente na inauguração.

Nuno Aleixo, presidente da União de Freguesias de Santo Onofre e Serra do Bouro, referiu a importância que este projeto tem para dar mais condições a quem queira fazer desporto.

Últimas Notícias

Teatro da Rainha encerra temporada

O Teatro da Rainha vai encerrar a temporada de 2024 no dia 14 de novembro, às 15h00, na Sala-Estúdio, com o colóquio “Teatro, Espaço Vazio e Democracia”, dedicado ao tema “Novas Dramaturgias: o processo de 4 autores à procura de voz”.

Conferência espírita

O Centro de Cultura Espírita de Caldas da Rainha vai levar a cabo, no dia 13 de dezembro, às 21h00, uma conferência espírita subordinada ao tema “Casamento e divórcio”, com Catarina Fernandes.

“Óbidos + Saúde” tenta combater falta de médicos

Com 82% da população ainda sem médico de família, o Município de Óbidos prepara-se para estender o “Óbidos + Saúde” para 2025, na sequência da forte adesão ao plano lançado no início do ano e que surge em complemento ao Serviço Nacional de Saúde. Neste momento, o concelho dispõe apenas de um dos sete médicos de família de que necessita, razão pela qual o executivo municipal decidiu avançar com este plano de saúde, que foi subscrito gratuitamente, até ao final de outubro, por 5931 cidadãos recenseados em Óbidos.

Pimpões asseguram manutenção na 2.ª Divisão

As Piscinas Municipais de Santo António dos Cavaleiros foram o cenário do Campeonato Nacional de Clubes da 2.ª Divisão, que decorreu nos dias 30 de novembro e 1 de dezembro, reunindo 449 nadadores de 37 equipas. Pela segunda vez na sua história, os Pimpões marcaram presença com as equipas Absoluta Masculina e Absoluta Feminina e ambas as formações garantiram a manutenção neste escalão.

Pimpões no Torneio de Técnicas Alternadas

As Piscinas Municipais de Leiria receberam o Torneio de Técnicas Alternadas, dedicado ao escalão de cadetes. O evento contou com a participação de 13 clubes e um total de 290 jovens nadadores. Os Pimpões marcaram presença com uma delegação de 35 atletas.