emissão em direto

Inaugurada Rede de Percursos Pedestres e Cicláveis “Caminhos da Rainha” com 672 quilómetros

Do asfalto ao trilho, são 672 quilómetros de extensão que integram a Rede de Percursos Pedestres e Cicláveis “Caminhos da Rainha”, ao longo de várias freguesias do concelho. A inauguração dos percursos de BTT e ciclismo de estrada aconteceu no passado domingo e durante o mês de outubro serão abertos os percursos pedestres e de trail running.

Do asfalto ao trilho, são 672 quilómetros de extensão que integram a Rede de Percursos Pedestres e Cicláveis “Caminhos da Rainha”, ao longo de várias freguesias do concelho. A inauguração dos percursos de BTT e ciclismo de estrada aconteceu no passado domingo e durante o mês de outubro serão abertos os percursos pedestres e de trail running.

O Município das Caldas da Rainha inaugurou a Rede de Percursos “Caminhos da Rainha” no Estádio Dr. José Luís de Melo Silveira Botelho, no complexo desportivo, tendo sido apresentados os percursos de BTT e ciclismo de estrada, sob a orientação da Associação de Escolas de Ciclismo do Oeste (AECO) e da Sociedade de Instrução e Recreio – Pimpões, parceiros desportivos do projeto.  

São várias possibilidades de deslocação, resultantes do projeto da autarquia “Criação e requalificação de espaços de prática de desporto de natureza” iniciado em 2021.

A proposta foi apresentada no início de 2022, no anterior mandato da Câmara das Caldas da Rainha, em parceria com a Escola Superior de Desporto de Rio Maior e finalizada agora pelo atual mandato.

“Foi um processo prolongado porque a proposta só apresentava os percursos e foi preciso entrar no terreno e definir toda a sinalética e marcação dos vários locais”, indicou na apresentação António Vidigal, secretário de Apoio à Vereação da Câmara Municipal das Caldas da Rainha.

Foi assim feito o levantamento e avaliação dos percursos pedestres, de trail running e cicláveis existentes ou a criar, bem como a identificação de instalações desportivas radicais (IDR) – paredes de escalada. Após esse processo foi feita a georreferenciação do início e fim de cada percurso, seguindo-se os trabalhos de instalação de toda a sinalética envolvida, após a devida limpeza de cada percurso, com o envolvimento das juntas e uniões de freguesia.

A rede obteve a homologação de todos os percursos por parte das federações respetivas – de ciclismo e de campismo e montanhismo.

Os percursos distinguem-se entre percursos pedestres (87 quilómetros), percursos de trail running (115 quilómetros), percursos de BTT (154 quilómetros) e percursos de ciclismo de estrada (316 quilómetros) numa rede com um total de 672 quilómetros de percursos e um investimento por parte do Município de aproximadamente 120 mil euros.

Todos os percursos de BTT e ciclismo de estrada começam e terminam no local da inauguração. A abertura dos percursos pedestres e de trail running acontecerá durante o mês de outubro, com o apoio das juntas e uniões de freguesia e associações locais, abrangendo as freguesias de Alvorninha (63,6 quilómetros), Foz do Arelho (81 quilómetros), Nadadouro (81 quilómetros), Nossa Senhora do Pópulo, Coto e São Gregório (59 quilómetros), Tornada e Salir do Porto (128 quilómetros) e Santo Onofre e Serra do Bouro (151 quilómetros).

Segundo o presidente da Câmara, Vitor Marques, é possível visualizar os diversos percursos no site da Câmara e o caminho encontra-se sinalizado ao longo do percurso, sendo que o ponto inicial de cada percurso tem um “QR Code” específico. 

O Estádio Dr. José Luís Melo Silveira Botelho tem ainda uma zona para lavar a bicicleta, encher pneus, encher as garrafas de água e zona de tomadas para as baterias das bicicletas elétricas

Vitor Milheiro, professor da Escola Superior de Rio Maior, referiu que, como caldense, teve um grande orgulho em estar presente na inauguração.

Nuno Aleixo, presidente da União de Freguesias de Santo Onofre e Serra do Bouro, referiu a importância que este projeto tem para dar mais condições a quem queira fazer desporto.

Últimas Notícias

Bombeiros caldenses responderam a 112 ocorrências

A depressão Martinho causou danos significativos no concelho das Caldas da Rainha entre as nove horas da manhã de dia 19 e as oito da noite de dia 22, com os bombeiros a responderem a 112 ocorrências, que envolveram 455 operacionais e 130 veículos, ao longo de 113 horas de “muito trabalho em circunstâncias bem difíceis, para ajudar os caldenses e garantir a sua segurança”, transmitiu o comandante da corporação caldense, Nelson Cruz.

Encerramento de espaços na Serra de Montejunto

Na sequência dos danos provocados pela depressão Martinho, a Real Fábrica do Gelo, o Parque das Merendas, o Centro de Interpretação Ambiental, o bar e o Parque de Campismo na Serra de Montejunto, no Cadaval, encontram-se encerrados por não reunirem as condições de segurança necessárias.

Idoso assassinado em casa por estrangeiro com quem se desentendeu

Agostinho Almeida, um idoso de 71 anos, foi morto à facada na madrugada de sexta-feira na sua casa, na aldeia de Amoreira, no concelho de Óbidos, na sequência de divergências com um homem de 31 anos. A esposa e o filho da vítima mortal também foram atacados e sofreram ferimentos graves. O autor confesso destes crimes foi detido.

Queda de árvore interditou EN114 em Vidais

Uma árvore de grande porte caiu na noite da passada quarta-feira na EN114, à entrada de Vidais (na direção Caldas da Rainha-Rio Maior), interditando a circulação na via, tendo sido removida ao princípio da madrugada de quinta-feira após a intervenção dos bombeiros voluntários das Caldas da Rainha, com a ajuda de uma retroescavadora do Município operada pelo colaborador Nelson Costa.