emissão em direto

Inaugurado espaço cultural em Alfeizerão

Foi inaugurado no passado sábado em Alfeizerão o espaço cultural “Baú Das Memórias”, que nasceu de uma doação do espaço e acervo por Maria de Fátima Ferreira Lopes, por intermédio do seu pai, Augusto Manuel da Silva Lopes.

Foi inaugurado no passado sábado em Alfeizerão o espaço cultural “Baú Das Memórias”, que nasceu de uma doação do espaço e acervo por Maria de Fátima Ferreira Lopes, por intermédio do seu pai, Augusto Manuel da Silva Lopes.

Depois de obras de adequação do espaço, com a instalação de um ascensor para melhorar as condições de acessibilidade, o Baú das Memórias funcionará num horário regular durante os dias úteis, das 10h às 13h e das 14h às 16h.

O espaço compreende uma biblioteca e dois espaços de exposição. Na biblioteca será possível poderá requisitar ou consultar livros, com um acervo de 2500 títulos, dentro da qual se constituiu um núcleo inicial de obras de fundo local, com livros de história, etnografia ou ficção que versam a vila, o seu contexto alcobacense e a região Oeste. Na mesma divisão, existe para consulta presencial por interessados e investigadores um arquivo histórico da junta de freguesia, que reúne documentos da autarquia que se recuperaram de forma ordenada, com datas entre 1873 e 1970 (livros de atas, livros de arrematação de foros, correspondência e tesouraria).

Nos dois espaços de exposição, o Baú abriu com as imagens recebidas pela autarquia sob a égide do concurso de fotos sobre a freguesia. Outras áreas patentes ao público irão expor os quadros criados por Maria de Fátima e Augusto Lopes, e recriações feitas por este de temas ligados à história, etnografia e famílias da terra.

Na biblioteca, um outro expositor foi dedicado a um tema atual e pertinente: a escola primária inaugurada em 1932, numa altura em que está a ser ultimado o novo Centro Escolar da vila.

Últimas Notícias

Dois militares da GNR condenados por abuso de força em detenção

Dois militares da GNR foram condenados no passado dia 21 pelo Tribunal de Alcobaça a um ano e seis meses de prisão, pena suspensa durante esse período, por uso excessivo de força na detenção de um empresário proprietário de um empreendimento turístico de bungalows, que agrediram após perseguição de carro, deixando-o sem dois dentes e com mazelas físicas e psicológicas. A defesa vai recorrer por não concordar com a sentença e entender que pode condicionar a atuação das forças de segurança em futuras ocorrências em que as pessoas não respeitem ordens de paragem.

Dia Europeu Sem Carros

As uniões de freguesias de Nossa Senhora do Pópulo, Coto e São Gregório e Santo Onofre e Serra do Bouro, juntaram-se à Câmara Municipal das Caldas da Rainha e a outras entidades para, em conjunto, celebrar o Dia Mundial Sem Carros, a 22 de setembro.

Kidicaldas incentiva o uso da bicicleta nas deslocações diárias

A 2ª edição do Kidicaldas aconteceu no passado sábado e contou com uma forte participação de crianças e adultos, nos mais variados tipos de bicicleta. Os otogenários Virgínia e Mário Tavares foram conduzidos num trishaw, com direito ao vento nos cabelos.