emissão em direto

Inaugurado Núcleo Interpretativo da Batalha da Roliça

A memória do histórico confronto militar, ocorrido a 17 de agosto de 1808, na localidade de Roliça, está agora eternizada num novo espaço museológico: o Núcleo Interpretativo da Batalha da Roliça (NIBR).

A memória do histórico confronto militar, ocorrido a 17 de agosto de 1808, na localidade de Roliça, está agora eternizada num novo espaço museológico: o Núcleo Interpretativo da Batalha da Roliça (NIBR).

Inaugurado a 17 de novembro, na antiga Escola Primária da Columbeira, este novo equipamento cultural integra a Rede Museológica do Bombarral e surge no âmbito da operação Renovação de Aldeias, do programa PDR2020, com um investimento de 135 mil euros, tendo sido cofinanciado em 85%.

Na inauguração do espaço, o presidente da Câmara Municipal, Ricardo Fernandes, referiu que “este é um marco importante não só para o território da Roliça, como para todo o concelho do Bombarral”.

Para a criação deste Núcleo Interpretativo, o Município procedeu à requalificação do imóvel, dando-lhe uma nova vida. O NIBR foi apetrechado com conteúdos expositivos, tanto em suporte físico como audiovisual e com uma experiência de realidade virtual, que garantem uma interpretação em pleno do acontecimento.

O visitante encontra ainda oito réplicas de soldados oitocentistas, produzidos à escala real, representativas das principais forças militares do combate de agosto de 1808: portugueses, franceses e ingleses. Foi nesta batalha que a aliança anglo-lusa conseguiu a primeira vitória sobre as tropas francesas de Napoleão Bonaparte.

O projeto contemplou, também, a instalação de uma estação de lavagem de bicicletas, junto ao painel de azulejos da Guerra Peninsular, ponto de partida do percurso pedestre e ciclável “Trilho da Batalha da Roliça”.

Este é um investimento que surge alinhado com a visão estratégica do Município em contribuir para o desenvolvimento turístico e económico do território, preservando os seus elementos identitários.

As visitas ao NIBR são para já gratuitas, sujeitas a marcação prévia através do Serviço de Turismo da Câmara Municipal.

Últimas Notícias

Secretário de Estado do Turismo garante hotel de luxo nos Pavilhões do Parque

Os três edifícios dos Pavilhões do Parque D. Carlos I, nas Caldas da Rainha, devolutos desde 2005, vão finalmente ser “transformados num hotel de luxo”. Esta garantia foi dada pelo secretário de Estado do Turismo, Pedro Machado, durante a sua participação numa conferência sobre Turismo e Património que decorreu no passado dia 3 no Café Central, organizado pelo PSD caldense. Perante as dúvidas da população, que não vê progressos nas obras, o governante assegurou que o projeto vai concretizar-se ainda durante o seu mandato.

Uma nova abordagem ao marketing digital

Nas Caldas da Rainha abriu uma empresa dedicada a soluções de marketing. Chama-se OndaFlow e é liderada por Carla Cabaceira e Ana Boa-Ventura, duas empreendedoras que dividem a sua vida entre os Estados Unidos e Portugal.

Capela de São Brás reabriu com tertúlia

Após a realização de obras de restauro por parte da Câmara Municipal do Bombarral, no que constitui um exemplo de preservação e valorização do património cultural material e imaterial, no passado sábado reabriu a capela de São Brás, com a realização de uma tertúlia cultural sobre a lenda da Cabeça Santa.

Sessão de esclarecimento sobre violência no namoro

O Município do Bombarral, através do Núcleo de Intervenção Local para a Área da Violência Doméstica, dinamizou uma sessão de esclarecimento sobre violência no namoro, a convite da Associação de Estudantes do Agrupamento de Escolas Fernão do Pó.