emissão em direto

Incêndio destrói habitação onde vivia casal

Em Vale da Quinta, na freguesia de Salir de Matos, nas Caldas da Rainha, um incêndio destruiu no passado dia 22 a habitação em madeira onde residiam uma mulher de 64 anos e um homem de 65 anos.

Ambos foram surpreendidos pelo fogo quando estavam a dormir, tendo o alerta sido dado pelas nove e meia da manhã, por um vizinho que se apercebeu do fumo. “Os moradores ouviram o crepitar das chamas e tentaram apagá-las mas não conseguiram”, relatou o chefe Vítor Tavares, dos bombeiros voluntários das Caldas da Rainha.

A corporação mobilizou dezoito operacionais e sete viaturas, meios que rapidamente chegaram ao local, mas a habitação já estava tomada pelas chamas. A missão passou a ser evitar que propagassem para uma zona de mato.

“Após o alerta às 09h31, as duas equipas que saíram para o local chegaram às 09h46 e depararam-se com a habitação unifamiliar em madeira já toda tomada pelas chamas. A madeira é um combustível que arde muito rápido e foi feito um pedido de reforço de meios e empregue uma estratégia defensiva para proteger as posições, uma vez que não havia mais nada a fazer”,

Segundo adiantou, “ainda havia um anexo de cozinha que estava intacto e conseguimos protegê-lo, e evitar que as chamas chegasssem a zona de mato à volta, apesar de estar limpa mas com muita madeira em redor da habitação, que servia de lenha para a lareira”.

O casal residente não sofreu ferimentos mas ficou “psicologicamente abatido, porque perdeu tudo e a casa ficou completamente inabitável”.

Os moradores foram acolhidos por vizinhos e depois foi assegurado alojamento pela Proteção Civil das Caldas da Rainha num estabelecimento hoteleiro. Foi também disponibilizada alimentação e roupa, para além de apoio psicológico e social.

As operações foram acompanhadas pelo comandante dos bombeiros, pelo coordenador da Proteção Civil, pelo presidente da junta de freguesia de Salir de Matos e pela GNR.

A origem do fogo vai ser investigada.

Últimas Notícias

Doados bens essenciais e presentes a casa de acolhimento temporário

A equipa do MARE – Centro de Ciências do Mar e do Ambiente, do Instituto Politécnico de Leiria, uniu-se para juntar e doar bens essenciais, materiais escolares e presentes à Associação Aconchego, uma casa de acolhimento temporário para bebés e crianças de ambos os sexos, integrada no Centro Social Padre Bastos, em Peniche.

Ferido grave em acidente na Zona Industrial

Um jovem de 20 anos sofreu ferimentos graves no seguimento da colisão da mota que conduzia e um carro, na Zona Industrial das Caldas da Rainha, cerca das onze e meia da manhã do passado sábado.

Homem detido por suspeitas de agressões na passagem de ano

Um homem de 39 anos é suspeito de ter agredido um sobrinho, a sua mãe e uma militar da GNR, na noite da passagem de ano, no Cadaval, tendo ficado em liberdade a aguardar o desenvolvimento do processo judicial, sujeito à medida de coação de proibição de se aproximar a menos de 300 metros das alegadas vítimas e obrigado a apresentações semanais às autoridades.

Jantar convívio para mulheres

A Associação Murteirense, na Murteira, no concelho do Cadaval, é palco do jantar de mulheres em comemoração do 13 de janeiro, feriado municipal.