A instalação baseia-se em ilustrações originais da artista Ana Rita Manique (Manique – Illustration & Design Studio), licenciada em Artes Plásticas e mestre em Design do Produto pela ESAD.CR nas Caldas da Rainha, e presta homenagem à memória coletiva do edifício, onde funcionaram diversas atividades culturais, incluindo a primeira escola de ballet da cidade, que marcou várias gerações de crianças e jovens. Com elementos figurativos inspirados no movimento da dança, esta intervenção remete para o passado artístico e formativo daquele espaço.
Ao escolher este local para a sua primeira intervenção artística no espaço público, o Bairro Comercial Caldas da Rainh@ sublinha a sua missão de “ligar o comércio local à cultura, ao património e à identidade urbana, devolvendo visibilidade e significado a fachadas que fazem parte da história da cidade”. Esta ação reforça o compromisso do Bairro em “promover a revitalização urbana, mobilizando artistas e valorizando os elementos distintivos do território”.
“A referência à dança e ao movimento é também simbólica do impulso transformador que o projeto pretende gerar. Sendo as Caldas da Rainha uma terra marcada pela figura empreendedora de D. Leonor, esta instalação associa tradição, memória e inovação, numa lógica de continuidade com o espírito criativo e pioneiro da cidade”, refere Sara Lopes, gestora do Bairro Comercial Caldas da Rainh@.
Esta ação insere-se numa estratégia mais ampla do Bairro Comercial Caldas da Rainh@, que integra a arte urbana como ferramenta de valorização comercial, turística e comunitária.
Paralelamente a esta intervenção, foi também instalada uma lona junto ao Chafariz das 5 Bicas, com uma ilustração da mesma autora, Ana Rita Manique, que representa o centro histórico e comercial das Caldas da Rainha, com destaque para a icónica Praça da Fruta – um símbolo incontornável da identidade comercial e social da cidade. Esta ilustração reforça a ligação entre o património local e a identidade visual do Bairro Comercial Caldas da Rainh@, cujo logótipo integra elementos inspirados na coroa de D. Leonor e nas cores e padrões dos toldos da Praça da Fruta, refletindo a profunda relação entre tradição, comércio e comunidade.