A sala de Jardim de Infância (3-6 anos) é caraterizada por um ambiente familiar para que as crianças sintam o espaço como um prolongamento da sua casa.
As atividades artísticas e domésticas variam entre a pintura, modelagem, carpintaria, costura, jardinagem e cozinha sendo uma forma de fortalecer a vontade e interesses da criança e conhecer o mundo.
Na primeira fase da vida, o brincar livre assume-se como a atividade primordial, pois é através do brincar que a criança adquire competências sociais no encontro consigo mesma e com o outro, desenvolvendo a fantasia.
Privilegiando o contacto com a natureza, faça chuva ou faça sol, é criado um ritmo diário com momentos de expansão que contrastam com momentos de contração – de maior calma.
Os momentos de expansão são, por exemplo, a brincadeira livre no exterior (correr, saltar, andar de baloiço, trepar às árvores), e de seguida é-lhes oferecido o momento da história – ou seja de contração e de maior foco.
O objetivo do Jardim de Infância é desenvolver na criança pequena um sentido de admiração e reverência por todas as coisas da natureza e pelas qualidades de confiança e coerência nas relações que estabelecem com os adultos que as rodeiam.
A partir do primeiro ciclo, do sexto/sétimo ano de vida, a Pedagogia Waldorf propõe um ensino integral para a formação de individualidade e compreende que a criança está agora apta a aprender e a adquirir os conhecimentos e as habilidades.
Estimulando o intelecto (pensar) mas não descuidando de tudo o resto (sentir e agir), a pedagogia Waldorf, no primeiro ciclo traz a matéria de uma forma única.
Cada criança constrói o seu próprio caderno de trabalho segundo a matéria que o professor traz. É desenvolvido constantemente um trabalho artístico, como trabalhos manuais, aguarelas, música entre outros.
Por meio de narrativas ricas em imagens, vivências e jogos que estimulam o desenvolvimento de habilidades corporais e a consciência do espaço e do tempo, a criança vincula-se aos conteúdos do mundo e aprende não somente de forma mental, mas com o coração e as mãos.
Tal como o intelecto também o corpo tem um papel ativo na aprendizagem.
Todos os dias são iniciados com as rodas rítmicas, que trazem a presença e o momento de chegar à sala de aula de forma sã.
Tanto no jardim como no primeiro ciclo as crianças têm uma forte ligação à natureza e aos seus ciclos. Os mesmos são sentidos através do contacto com a terra e todo o ambiente envolvente, bem como pelos ciclos festivos que se repetem e que vinculam fortemente a criança à época do ano.
Nesta associação para além de toda a equipa pedagógica e administrativa também os pais/encarregados de educação têm um papel colaborativo no percurso dos seus filhos.
Para visitar o jardim-escola pode ser feita marcação por e-mail secretaria@waldorfamoreira.pt.