emissão em direto

Joana Emídio ganha prémio no concurso “Rainha das Vindimas de Portugal”

Pinhel, Cidade do Vinho 2020-2022, foi palco da eleição do concurso “Rainha das Vindimas de Portugal 2022”, iniciativa promovida pela Associação de Municípios Portugueses do Vinho (AMPV) e a Associação das Rotas de Vinho de Portugal, tendo Joana Emídio, em representação do Cadaval, ganho o prémio de “A Mais Popular Online”.

Pinhel, Cidade do Vinho 2020-2022, foi palco da eleição do concurso “Rainha das Vindimas de Portugal 2022”, iniciativa promovida pela Associação de Municípios Portugueses do Vinho (AMPV) e a Associação das Rotas de Vinho de Portugal, tendo Joana Emídio, em representação do Cadaval, ganho o prémio de “A Mais Popular Online”.

A candidata tinha sido 1ª dama de honor em 2019 no concurso Miss Adiafas, no Cadaval. Em consequência da pandemia Covid-19, foi a representante do Cadaval, em virtude de não se ter realizado o concurso em 2020 e 2021 e da Miss Adiafas 2019 já ter representado o Município no concurso nacional em 2020. Joana Emídio teve o apoio do Município e da Adega Cooperativa da Vermelha, no conhecimento sobre a temática do vinho, do enoturismo e do mundo rural.

A grande vencedora foi a candidata Luciana Menezes, de Ponte de Lima, que conquistou o título de Rainha das Vindimas 2022.

A 1ª dama de honor foi Beatriz Correia, do Município de Azambuja e a 2ª dama de honor Filipa Costa, do Município de Arcos de Valdevez.

O prémio Simpatia foi ganho por Beatriz Correia, do Município de Azambuja, e o Prémio Fotogenia po Tatiana Ramos, do Município de Torres Vedras.

A concurso estiveram 17 candidatas, em representação dos municípios de Arcos de Valdevez, Arruda dos Vinhos, Azambuja, Cadaval, Cartaxo, Lagoa, Lamego, Palmela, Peso da Régua, Pinhel, Ponte da Barca, Ponte de Lima, Rio Maior, Santarém, Tábua, Torres Vedras e Viana do Castelo.

As candidatas fizeram dois desfiles: o primeiro em traje regional e o segundo em vestido de noite. Além disso, as concorrentes tiveram oportunidade de se dirigir ao público para apresentarem o seu concelho e a importância da vinha e do vinho para as suas localidades.

Ao longo de 14 anos, a AMPV, afastando-se do modelo dos concursos de beleza, ou de eleição de ‘misses’, criou um concurso com um ‘estatuto’ próprio e diferenciado, através de um conjunto de provas cujo objetivo é “sensibilizar, sobretudo a juventude, para o mundo rural”.

A apresentação de produtos alimentares regionais, uma entrevista com o júri e um ‘convite enoturístico’ para visita ao território que representam, são provas pontuadas pelo júri.

Nesta edição de 2022 a organização decidiu promover, pela primeira vez, o prémio ‘A Mais Popular Online. Entre as 00h de 9 de setembro e as 24h de 16 de setembro estiveram online pequenos vídeos nos quais cada candidata fazia a auto apresentação, recolhendo votos.

Joana Emídio recebe assim o ‘Prémio Grutas de Mira de Aire/Casa Ermelinda Freitas’: Um fim-de-semana para duas pessoas nas Casas da Gruta, uma refeição para duas pessoas no Restaurante das Grutas e visita para duas pessoas às Grutas de Mira de Aire, com passagem pela Cave do ‘Vinho das Grutas’, e ainda oferta de garrafas de ‘Vinho das Grutas’ (no valor comercial de 100 euros). Trata-se de um vinho Tinto Reserva 2015 da Casa Ermelinda Freitas, envelhecido durante cinco anos numa das galerias das Grutas de Mira de Aire, eleitas em 2010 uma das 7 Maravilhas Naturais de Portugal.

A candidata do Cadaval desfilou com um traje cedido pela AMAC – Associação de Municípios e Alenquer e Cadaval e com vestido de noite desenhado e confecionado pela loja Marymada (vila do Cadaval), sob patrocínio do município cadavalense.

Para a prova de partilha de sabores, em que as candidatas tiveram de apresentar três produtos do concelho (um doce, um salgado e um vinho), sendo avaliadas pela sua capacidade de promoção e valorização dos mesmos, Joana Emídio apresentou o Pão de Ló da Ti Piedade, o Queijo de Vaca Amanteigado dos Lacticínios do Montejunto e Vinho Branco Leve Selecionado Mundus.

Últimas Notícias

Livro de Inês Sofia “O segundo lado da perfeição” alerta para romances tóxicos

“O segundo lado da perfeição” é como se designa o livro da jovem Inês Sofia que foi lançado no passado dia 7 na Escola Básica e Secundária Fernão do Pó, no Bombarral.
É o segundo livro da autora, de 19 anos, e é uma história de amor entre dois adolescentes. “É sobre um relacionamento abusivo. Os seus sinais, a forma como se expressa, a maneira como se faz sentir, e, principalmente, a culpa com que as vítimas ficam”, contou.

Os Golpe lançaram novo álbum “Terra do Diabo”

O grupo musical Golpe lançou um novo álbum, intitulado “Terra do Diabo”. O quinteto é da Benedita, mas tem dois elementos que são das Caldas da Rainha.
Da banda fazem parte Carlos Marques (voz, baixo e guitarra acústica), Samuel Lucas (guitarra e back vocals), João Carlos (teclados) e os músicos das Caldas da Rainha, Luís Agostinho (teclados) e Louie Russo (bateria e back vocals).

“Mural dos afetos” dá as boas-vindas a quem chega à cidade

A imagem de uma mãe abraçada à filha embeleza a fachada de um edifício na Rua General Amílcar Mota, na entrada sul da cidade. Trata-se de um mural de arte urbana, da autoria de Daniel Eime, que identifica Caldas da Rainha como uma cidade que há uma dezena de anos faz parte do Movimento Cidade dos Afetos.