emissão em direto

João Almeida em segundo na Volta ao Algarve após jogo de equipa

Depois da etapa inicial ter sido anulada, porque grande parte dos corredores acabou por tomar uma trajetória errada à chegada à meta, eis que na primeira classificação da 51.ª Volta ao Algarve estão os caldenses João Almeida e António Morgado em segundo e quinto lugar, respetivamente.

Corrida entre Lagoa e Alto da Fóia, ao longo de 177,6 quilómetros, a etapa terminou com o suíço Jan Christen, da UAE Team Emirates – XRG, a terminar em primeiro, quase ao lado de João Almeida, seu colega e líder de equipa.

O corredor de A-dos-Francos até podia fazer valer esse estatuto de líder de equipa para concluir em primeiro, mas abdicou para o seu colega.

A prova foi animada e não foi preciso esperar muito para se verem os primeiros ataques. Aos nove quilómetros formou-se uma fuga. Quatro ciclistas aumentaram o ritmo, outros cinco juntaram-se pouco depois e formou-se aí um grupo.

Já dentro da segunda metade da etapa, a fuga começou a desmoronar, ao mesmo tempo que as equipas de topo do pelotão marcavam o ritmo para se chegarem à frente.

Um a um os ciclistas foram ficando para trás, e a corrida partiu definitivamente no início da subida para Marmelete.

Foram ficando na frente os principais candidatos à vitória na classificação geral. Foi Jan Christen, no entanto, a dar espetáculo. Os ataques do jovem suíço permitiram partir esse grupo.

Só João Almeida, numa incursão final impressionante, conseguiu alcançar o colega de equipa, numa chegada à meta cheia de fair-play e dominada pela UAE Team Emirates XRG.

A etapa foi terminada pelos dois com o tempo de 4 horas, 28 minutos e 44 segundos. O suíço ganhou uma bonificação de dez segundos e João Almeida seis segundos.

“Estou muito feliz e muito agradecido à equipa, especialmente ao João Almeida e ao António Morgado, que me protegeram nos últimos dez quilómetros. Não seria possível sem a equipa. Sei que o António Morgado e o João Almeida estão muito felizes por mim, damo-nos muito bem. Puxamos uns pelos outros e é isso que faz da nossa equipa tão forte”, afirmou Jan Christen após a etapa.

Em terceiro lugar ficou o belga Laurens de Plus, da Ineos Grenadiers, a sete segundos. Ganhou quatro segundos de bonificação.

Em quarto terminou o francês Romain Bardet, da Team Picnic PostNL, a oito segundos, e em quinto António Morgado, da UAE Team Emirates – XRG, a dez segundos.

Para trás ficaram nomes sonantes como por exemplo o dinamarquês Jonas Vingegaard (Team Visma |Lease a Bike), o inglês Tao Geoghegan Hart (Lidl – Trek) ou o esloveno Primoz Roglic (Red Bull – Bora – Hansgrohe).

Por equipas, a UAE Team Emirates – XRG lidera, com 2 minutos e 32 segundos de avanço sobre a Lidl – Trek, em segundo lugar.

Nova etapa é cumprida nesta sexta-feira entre Vila Real de Santo António e Tavira (183,5 quilómetros).

Últimas Notícias

Hóquei Clube das Caldas empata

Os Escolares (sub-11) do Hóquei Clube das Caldas empataram na 10ª jornada da Taça Regional de hóquei em patins da Associação de Patinagem de Leiria e da Associação de Patinagem de Ribatejo, realizada no passado dia 16.

Alexandre Neto “À Sombra do Património”

A Galeria de Exposições do Espaço Turismo, ao cimo da Praça da Fruta, nas Caldas da Rainha, vai acolher uma retrospetiva do trabalho de Design de Iluminação Arquitetural do arquiteto caldense Alexandre Neto, concretizado nos últimos quinze anos, enquanto membro do coletivo Visual Stimuli.

Praia do Norte com 50 mil pessoas para competição de ondas grandes

A festa fez-se em português no Tudor Nazaré Big Wave Challenge, que faz parte do circuito WSL Big Wave, e reuniu no passado dia 18 na Praia do Norte, na Nazaré, a elite do surf de ondas grandes e vários apaixonados pelas ondas grandes. Nicolau Von Rupp e Clement Roseyro foram os grandes vencedores do evento, depois de somarem um total de 37,87 pontos, conquistando assim o prémio de melhor equipa em prova.

Ator Ruy de Carvalho homenageado nas Gaeiras

“Vivam intensamente, vivam cada dia como se fosse o último. Aproveitem cada momento. A vida é para ser vivida. Eu não penso na morte. Esse dia há-de chegar, mas não penso nele”. Foi esta a mensagem deixada pelo ator Ruy de Carvalho, de 97 anos, perante um grupo de seniores do Centro de Dia de Gaeiras e do Centro de Convívio da Sancheira.