O ciclista caldense João Almeida vai representar Portugal nos Jogos Olímpicos deste ano, em Paris, anunciou o próprio na rede social Instagram.
“Estamos exatamente a 100 dias dos Jogos Olímpicos e eu ainda não acredito que uma vez mais vou estar presente neste grande evento. Só sei que, como sempre, vou dar o meu melhor para representar Portugal da melhor forma. É também com muito orgulho que anuncio que faço parte da #TeamSamsungGalaxy este ano para os Jogos Olímpicos 2024”. Foi desta forma que o jovem de 25 anos, de A-dos-Francos, divulgou a novidade.
“É um sentimento muito especial. Já tive oportunidade de representar Portugal em Tóquio. Foi muito bom e agora ter a oportunidade de poder estar em Paris tem um significado ainda mais especial. Vou dar o meu melhor para estar a representar o nosso país da melhor forma”, manifestou.
Em Tóquio 2020 (realizado em 2021), João Almeida terminou em 13º na prova de ciclismo de estrada, num percurso de 234 quilómetros. O equatoriano Richard Carapaz sagrou-se campeão olímpico. O outro português, Nélson Oliveira, ficou em 41º.
Na prova de contrarrelógio João Almeida ficou em 16º Nélson Oliveira em 21º. O esloveno Primov Roglic ficou com a medalha de ouro.
Na última semana, o ciclista das Caldas da Rainha correu pela UAE Team Emirates a La Flèche Wallone e a Liège-Bastogne-Liège, ambas na Bélgica. Na primeira corrida, no dia 17, com 198,6 km, o caldense desistiu, perante a chuva, neve, granizo, vento e muito frio, um verdadeiro inferno para o pelotão. 131 ciclistas não chegaram ao fim e apenas 44 terminaram a prova, ganha pelo inglês Stephen Williams (Israel – Premier Tech).
Na segunda prova, no dia 21, com 254,5 km, ficou em 29º lugar, a 3m52s do vencedor, competição sido ganha pelo esloveno Tadej Pogacar (UAE Team Emirates). 117 ciclistas concluíram a prova e 58 não chegaram ao fim.