emissão em direto

João Almeida venceu etapa final e ficou no pódio da Vuelta a Burgos

O ciclista caldense João Almeida, que completou 24 anos no dia 5 de agosto, venceu neste sábado a última etapa da Vuelta a Burgos, em Espanha, e voltou aos pódios, ao ficar no 2º lugar final.

O ciclista caldense João Almeida, que completou 24 anos no dia 5 de agosto, venceu neste sábado a última etapa da Vuelta a Burgos, em Espanha, e voltou aos pódios, ao ficar no 2º lugar final.

“Estou muito feliz por regressar ao pódio. Quero agradecer muito aos meus colegas de equipa e à UAE Team Emirates por acreditarem em mim. Não tem sido fácil mas temos sempre de acreditar”, declarou o atleta.

Este triunfo foi celebrado de forma efusiva pelo esloveno Tadej Pogacar, grande figura da UAE Team Emirates, que nas redes sociais comentou: “Oh, meu Deus! João Almeida é o meu herói. Rei!”.

João Almeida conseguiu a 2ª vitória do ano em provas por etapas, depois de ter ganho a 4ª etapa da Volta a Cataluña e espera ter uma “rápida recuperação” para se preparar para a Vuelta a España, entre 19 de agosto e 11 de setembro.

À procura da melhor forma que lhe permita manter um bom ritmo, o jovem de A-dos-Francos tem tido altos e baixos nos últimos meses. Em maio testou positivo à Covid-19 e teve de abandonar o Giro d’Italia, quando ocupava o 4º lugar.

Posteriormente ficou em 3º lugar na prova que ditou o campeão nacional de contrarrelógio na categoria de elite, e sagrar-se-ia campeão nacional de fundo.

No final de julho desistiu da clássica Donostia-San Sebastián, no País Basco, em Espanha, tendo explicado que a razão foi a “falta de forma física”.

Na Vuelta a Burgos o caldense estava a ter uma performance discreta, pois apesar de andar perto dos corredores da frente não tinha conseguido vitórias em etapas ou bonificações para a classificação geral.

Ainda assim, na última etapa estava a 42 segundos da liderança e a 16 segundos de um lugar no pódio, onde se encontrava outro corredor português, Rúben Guerreiro, da EF Education-EasyPost. No entanto, os 170 quilómetros da derradeira prova mudaram o figurino.

A última etapa da Vuelta a Burgos foi num percurso de montanha. O corredor de A-dos-Francos bateu ao sprint o colombiano Miguel Ángel López, da Astana Qazaqstan Team, e subiu do 15º para a 2ª posição final, com o mesmo tempo do 3º da geral, Miguel Ángel López, mas ficando à sua frente por número de vitórias em etapas.

Ficou a 35 segundos do líder, Pavel Sivakov (que em março mudou da nacionalidade russa para a francesa, devido à sua oposição à invasão da Ucrânia), da Ineos Grenadiers, que foi 3º na etapa.

Rúben Guerreiro, que acabou em 6º lugar na etapa final, desceu do 3º para o 6º lugar da classificação geral, a 47 segundos do líder, obtendo a vitória na classificação dos pontos.

Na prova participaram nomes de peso como o vencedor do Giro d’Italia deste ano, o australiano Jai Hindley (Bora – Hansgrohe), que ficou em 7º na Vuelta a Burgos, o holandês Wilco Kelderman (Bora – Hansgrohe), 3º no Giro d’Italia em 2020, que ficou em 9º, o italiano Vincenzo Nibali (Astana Qazaqstan Team), que venceu o Giro d’Italia em 2013 e 2016, o Tour de France em 2014 e a Vuelta a España em 2010, que ficou em 11º, o colombiano Esteban Chaves (EF Education–EasyPost), 2º no Giro d’Italia em 2016, que ficou em 12º, o inglês Geoghegan Hart (Ineos Grenadiers), vencedor do Giro d’Italia em 2020, que ficou em 13º, e o espanhol Mikel Landa (Bahrain – Victorious), 3º no Giro d’Italia em 2015 e 2022, que ficou em 44º.

Últimas Notícias

Livro de Inês Sofia “O segundo lado da perfeição” alerta para romances tóxicos

“O segundo lado da perfeição” é como se designa o livro da jovem Inês Sofia que foi lançado no passado dia 7 na Escola Básica e Secundária Fernão do Pó, no Bombarral.
É o segundo livro da autora, de 19 anos, e é uma história de amor entre dois adolescentes. “É sobre um relacionamento abusivo. Os seus sinais, a forma como se expressa, a maneira como se faz sentir, e, principalmente, a culpa com que as vítimas ficam”, contou.

Os Golpe lançaram novo álbum “Terra do Diabo”

O grupo musical Golpe lançou um novo álbum, intitulado “Terra do Diabo”. O quinteto é da Benedita, mas tem dois elementos que são das Caldas da Rainha.
Da banda fazem parte Carlos Marques (voz, baixo e guitarra acústica), Samuel Lucas (guitarra e back vocals), João Carlos (teclados) e os músicos das Caldas da Rainha, Luís Agostinho (teclados) e Louie Russo (bateria e back vocals).

“Mural dos afetos” dá as boas-vindas a quem chega à cidade

A imagem de uma mãe abraçada à filha embeleza a fachada de um edifício na Rua General Amílcar Mota, na entrada sul da cidade. Trata-se de um mural de arte urbana, da autoria de Daniel Eime, que identifica Caldas da Rainha como uma cidade que há uma dezena de anos faz parte do Movimento Cidade dos Afetos.