emissão em direto

João Almeida venceu etapa final e ficou no pódio da Vuelta a Burgos

O ciclista caldense João Almeida, que completou 24 anos no dia 5 de agosto, venceu neste sábado a última etapa da Vuelta a Burgos, em Espanha, e voltou aos pódios, ao ficar no 2º lugar final.

O ciclista caldense João Almeida, que completou 24 anos no dia 5 de agosto, venceu neste sábado a última etapa da Vuelta a Burgos, em Espanha, e voltou aos pódios, ao ficar no 2º lugar final.

“Estou muito feliz por regressar ao pódio. Quero agradecer muito aos meus colegas de equipa e à UAE Team Emirates por acreditarem em mim. Não tem sido fácil mas temos sempre de acreditar”, declarou o atleta.

Este triunfo foi celebrado de forma efusiva pelo esloveno Tadej Pogacar, grande figura da UAE Team Emirates, que nas redes sociais comentou: “Oh, meu Deus! João Almeida é o meu herói. Rei!”.

João Almeida conseguiu a 2ª vitória do ano em provas por etapas, depois de ter ganho a 4ª etapa da Volta a Cataluña e espera ter uma “rápida recuperação” para se preparar para a Vuelta a España, entre 19 de agosto e 11 de setembro.

À procura da melhor forma que lhe permita manter um bom ritmo, o jovem de A-dos-Francos tem tido altos e baixos nos últimos meses. Em maio testou positivo à Covid-19 e teve de abandonar o Giro d’Italia, quando ocupava o 4º lugar.

Posteriormente ficou em 3º lugar na prova que ditou o campeão nacional de contrarrelógio na categoria de elite, e sagrar-se-ia campeão nacional de fundo.

No final de julho desistiu da clássica Donostia-San Sebastián, no País Basco, em Espanha, tendo explicado que a razão foi a “falta de forma física”.

Na Vuelta a Burgos o caldense estava a ter uma performance discreta, pois apesar de andar perto dos corredores da frente não tinha conseguido vitórias em etapas ou bonificações para a classificação geral.

Ainda assim, na última etapa estava a 42 segundos da liderança e a 16 segundos de um lugar no pódio, onde se encontrava outro corredor português, Rúben Guerreiro, da EF Education-EasyPost. No entanto, os 170 quilómetros da derradeira prova mudaram o figurino.

A última etapa da Vuelta a Burgos foi num percurso de montanha. O corredor de A-dos-Francos bateu ao sprint o colombiano Miguel Ángel López, da Astana Qazaqstan Team, e subiu do 15º para a 2ª posição final, com o mesmo tempo do 3º da geral, Miguel Ángel López, mas ficando à sua frente por número de vitórias em etapas.

Ficou a 35 segundos do líder, Pavel Sivakov (que em março mudou da nacionalidade russa para a francesa, devido à sua oposição à invasão da Ucrânia), da Ineos Grenadiers, que foi 3º na etapa.

Rúben Guerreiro, que acabou em 6º lugar na etapa final, desceu do 3º para o 6º lugar da classificação geral, a 47 segundos do líder, obtendo a vitória na classificação dos pontos.

Na prova participaram nomes de peso como o vencedor do Giro d’Italia deste ano, o australiano Jai Hindley (Bora – Hansgrohe), que ficou em 7º na Vuelta a Burgos, o holandês Wilco Kelderman (Bora – Hansgrohe), 3º no Giro d’Italia em 2020, que ficou em 9º, o italiano Vincenzo Nibali (Astana Qazaqstan Team), que venceu o Giro d’Italia em 2013 e 2016, o Tour de France em 2014 e a Vuelta a España em 2010, que ficou em 11º, o colombiano Esteban Chaves (EF Education–EasyPost), 2º no Giro d’Italia em 2016, que ficou em 12º, o inglês Geoghegan Hart (Ineos Grenadiers), vencedor do Giro d’Italia em 2020, que ficou em 13º, e o espanhol Mikel Landa (Bahrain – Victorious), 3º no Giro d’Italia em 2015 e 2022, que ficou em 44º.

Últimas Notícias

Novo presidente do Politécnico quer afirmação como Universidade

“Após 40 anos de existência do Instituto Politécnico de Leiria, defendo que reunimos hoje as condições para nos afirmarmos como Universidade, que para além do ensino politécnico, ministre também o ensino universitário, podendo outorgar todos os graus académicos previstos na lei”, afirmou Carlos Rabadão, após ser empossado presidente do Politécnico de Leiria no dia 22 de setembro.

Festival de Insufláveis assinala regresso às aulas

De forma a assinalar o início de um novo ano letivo, o Município de Óbidos, com a colaboração da FADL – Federação das Associações Juvenis do Distrito de Leiria e da Associação Óbidos Dance, pretende proporcionar às crianças um dia diferente, cheio de atividade física e diversão.

Festival Eutopia no golfe do Bom Sucesso Resort

O Bom Sucesso Resort, junto à Lagoa de Óbidos, vai receber a primeira edição do festival Eutopia, um evento que pretende unir a arte, a arquitetura e o golfe. A iniciativa dedicada à cultura contemporânea vai decorrer nos dias 1 e 2 de outubro e destaca-se, entre outros aspetos, pelo local definido para a sua […]

Autarcas pedem levantamento de interdição da “toneira” na Lagoa

Reuniram no passado dia 22, com caráter de urgência, nos Paços do Concelho, em Óbidos, os presidentes da Câmara Municipal de Óbidos, Filipe Daniel, e das Caldas da Rainha, Vítor Marques, e da Junta de Freguesia do Vau, Frederico Lopes, com a secretária de Estado das Pescas, Agricultura e Alimentação, Teresa Coelho, com o intuito de manifestar a preocupação referente à Portaria número 238/2022, de 15 de setembro, que aprova as normas reguladoras do exercício da pesca comercial nas águas interiores não marítimas na Lagoa de Óbidos.