emissão em direto

João Almeida venceu Volta ao País Basco e afirma-se como o caldense mais famoso da atualidade

Com vitórias na quarta e na sexta etapas e o segundo lugar na primeira, o ciclista caldense João Almeida venceu a Volta ao País Basco, em Espanha, batendo o espanhol Enric Mas, da Movistar Team, que ficou a 1 minuto e 52 segundos, e o alemão Maximilian Schachmann, da Soudal Quick-Step, que foi terceiro, a 1 minuto e 59 segundos. Para além da camisola amarela, o corredor natural de A-dos-Francos, de 26 anos, também ganhou a camisola verde (classificação por pontos).

Na primeira declaração após o final da competição, em castelhano, à Euskal Telebista (ETB), televisão pública do País Basco, João Almeida afirmou estar “muito contente” e reconheceu que “dei tudo o que podia e só posso ficar satisfeito”.

Na primeira etapa, no dia 7, um contrarrelógio de dezasseis quilómetros e meio em Vitoria-Gasteiz, o corredor da UAE Team Emirates – XRG concluiu atrás do vencedor, a meio segundo de diferença. Maximilian Schachmann foi quem triunfou.

Na segunda etapa, entre Pamplona-Iruña e Lodosa (186,6 quilómetros), o ciclista das Caldas da Rainha terminou com o mesmo tempo do vencedor, o australiano Caleb Ewan, da INEOS Grenadiers. Na classificação geral não houve mexidas nos homens da frente.

A etapa três, entre Zarautz e Beasain (156,6 quilómetros), ficou concluída com a vitória do espanhol Alex Aranburu, da Cofidis. Maximilian Schachmann foi terceiro e João Almeida quarto, ambos a três segundos, mas o alemão ganhou uma bonificação de quatro segundos por ter terminado entre os três primeiros. Por sua vez, o alemão Florian Lipowitz, da Red Bull – BORA – hansgrohe, ao obter a bonificação de um segundo numa meta volante, conseguiu alcançar João Almeida na geral, e apesar de terem o mesmo tempo o caldense caiu para o terceiro lugar, a quatro segundos de Maximilian Schachmann.

A quarta etapa foi corrida entre Beasain e Markina-Xemein (169,6 quilómetros). Grande prova do caldense, com uma exibição impressionante nas subidas finais.

A etapa, com um perfil montanhoso e várias dificuldades acumuladas, terminou com João Almeida a destacar-se na subida de Urkaregi, a cerca de 13 quilómetros da meta. Lançou um ataque decisivo que deixou para trás todos os adversários e cruzou a meta isolado, com 28 segundos de vantagem sobre o seu colega de equipa, o mexicano Isaac del Toro, segundo classificado, e sobre Maximilian Schachmann, terceiro.

O caldense passou para primeiro, com meio minuto de avanço sobre Maximilian Schachmann. Florian Lipowitz era terceiro, a 38 segundos.

Na quinta etapa, entre Urduña e Gernika-Lumo (172,3 quilómetros) João Almeida chegou em 19º, a 1 minuto e 48 segundos do vencedor, o irlandês Ben Healy, da EF Education – Easypost, mas manteve a liderança na classificação geral, sem alterações de tempo.

A competição terminou neste sábado num circuito em Eibar (153,4 quilómetros). João Almeida venceu a etapa e a prova. Bateu ao sprint o espanhol Enric Mas, da Movistar Team.

Por equipas, a vitória foi da belga Soudal Quick-Step. A equipa de João Almeida, dos Emirados Árabes Unidos, concluiu em quarto lugar, a 8 minutos e 26 segundos.

É a maior vitória da sua carreira. No currículo do caldense, que está no top quinze do ranking mundial, constam agora três vitórias em provas internacionais – País Basco, Polónia (2021) e Luxemburgo (2021), para além de três segundos lugares – Tirreno-Adriático (2023), Polónia (2023) e Suíça (2024). A juntar às duas etapas ganhas no País Basco, triunfou na Volta à Polónia (duas vezes em 2021), na Volta à Catalunha (2022), na Volta à Itália (2023), a mais importante de todas, na Volta à Suíça (duas vezes em 2024) e no Paris-Nice (2025).

Últimas Notícias

Palácio Gorjão “devolvido aos bombarralenses” após requalificação

O Município do Bombarral realizou no passado sábado a atividade “Palácio Gorjão – Manhã Aberta”, com visita à Biblioteca Municipal e auditório, ao anfiteatro, à exposição fotográfica da requalificação do espaço e à exposição no âmbito do Concurso de Fotografia “Bombarral, O Coração do Oeste”. Houve ainda um momento musical com Beatriz Tomás.

Pimpões Triatlo no Campeonato Nacional de Duatlo

Pimpões Triatlo, equipa das Caldas da Rainha, ficou em 24º lugar no Campeonato Nacional Jovem e Campeonato Nacional Individual de Duatlo em Grândola, prova que contou com 1075 atletas inscritos em representação de 38 cubes.

Idoso encontrado morto perto de trator que conduzia

Um homem de 67 anos que estava desaparecido desde a tarde de sexta-feira foi encontrado morto na tarde deste sábado próximo do trator que conduzia, num caminho vicinal perto da Estrada de Pedreis, em São Gregório, nas Caldas da Rainha.