A Experimentáculo, associação juvenil fundada em 2006, em Setúbal, que promove projectos de qualificação e empoderamento para jovens dos 18 aos 30 anos, vai levar 30 jovens de cinco nacionalidades diferentes para uma experiência intensiva e imersiva na ilha da Berlenga.
Entre os dias 14 e 22 de setembro, os participantes de Portugal, Islândia, Grécia, Croácia e Espanha vão participar no intercâmbio europeu “Into the Wild”, que tem como objetivo abordar as questões da sustentabilidade ambiental e ecologia a partir de uma perspetiva mais prática e pessoal num território que é Reserva da Biosfera.
“Vivemos uma crise ambiental que já não podemos ignorar mais e, como tal, é importante procedermos a uma transição energética justa e sustentável. Para isso, recusamos abordagens alarmistas, até porque os especialistas têm demonstrado que isso aliena mais os jovens do que os engaja, preferindo antes uma perspectiva de sensibilização e educação. Assim, durante uma semana, vamos promover um conjunto de actividades a partir de métodos de educação não-formal, indo de uma escala mais pequena para o global”, refere a Experimentáculo.
O intercâmbio “Into the Wild” é um projeto certificado pelo programa Erasmus+, da Comissão Europeia.