emissão em direto

Julho com muitas atividades culturais no concelho das Caldas da Rainha

Depois de um longo período sem atividades, devido à pandemia de Covid-19, eis que estão de volta as iniciativas, com uma grande diversidade de eventos culturais no concelho das Caldas da Rainha.

Depois de um longo período sem atividades, devido à pandemia de Covid-19, eis que estão de volta as iniciativas, com uma grande diversidade de eventos culturais no concelho das Caldas da Rainha.

No concelho das Caldas da Rainha, na próxima sexta-feira, a Junta de Freguesia de Vidais apresenta “Vidais ao Luar”, um evento musical que incluirá a presença de DJ Gabi e A Cauda de Tesoura. Haverá bares e petiscos no Largo da Junta, por volta das 20h00.

“Conhece Salir de Matos?!” é a iniciativa no recinto desta junta de freguesia entre 22 e 24 de julho, com cultura, jogos tradicionais, gastronomia, costumes e arraial tradicional, com entradas livres. Participam associações, ranchos folclóricos, restaurantes, produtores, empreendedores e artesãos da freguesia.

“Bandas no Parque”, é o programa que decorre no parque das bicicletas do Parque D. Carlos I, com atuações nos dias 23 (Banda Filarmónica de A-dos-Francos) e 30 de julho (Banda Comércio e Indústria), pelas 21h30, numa organização da União de Freguesias de Nossa Senhora do Pópulo, Coto e São Gregório.

A peça “Um Amor de Família”, com encenação de Celso Cleto e tendo no elenco Sofia Alves, João de Carvalho, Diana Marquês Guerra e Diogo Lopes, sobe ao palco do Centro Cultural e de Congressos das Caldas da Rainha, no dia 23, pelas 21h30.

O Encontro Velharias & Artesanato, numa organização da Nova Versão, tem lugar no dia 23, a partir das 09h00, no parque de estacionamento do City Park – Jom de Caldas da Rainha.

O Bazar à Noite decorrerá na Praça da Fruta no dia 23, das 17h00 às 23h30. É um evento organizado pela CR&ATIVA, uma plataforma de reflexão sobre espaço público e cultura urbana, com apoio da Associação Destino Caldas, da Câmara Municipal e da associação comercial.

Também no dia 23, junto às piscinas de Salir do Porto, decorrerá uma festa sunset, com a colaboração do grupo Os Metro e Meio, que darão um concerto por volta das 18h30. Esta é uma iniciativa de animação organizada pela Câmara Municipal de Caldas da Rainha e pela União de Freguesias de Tornada e Salir do Porto, no âmbito da iniciativa “Caldas Con(vida)”.

Até dia 24 decorre o IX Festival da Sardinha de Salir do Porto. Haverá almoço e jantar, exceto dia 22 (só jantar).

No dia 24, às 14h00, o Domingão da SIC estará na Foz do Arelho. Contará com a presença de Luciana Abreu, Emanuel, entre outros, no camião festa pelas ruas da vila.

A Mostra Mercado da Cerâmica, iniciativa da Câmara, envolvendo diversas entidades, tem previsto um Dia Aberto no Estúdio Cê de Heraclito Lima, na Travessa da Água Quente, nº 9, no dia 22, das 13h00 às 18h00. Reservas pelo telemóvel 916879189.

Nesse dia, das 15h00 às 18h00, haverá também visita ao espaço de trabalho e criação da ceramista Georgina Silva, a Loja do Sapo, no Largo Conde Fontalva, nº7 e 8. Reservas pelo telemóvel 962679244.

Um workshop com Francisco Correia tem lugar no dia 23 de julho, das 10h00 às 13h00. Será uma iniciação à olaria, na Rua da Indústria, nº12, Zona F, na Zona Industrial das Caldas da Rainha. O preço é 25 horas e as inscrições podem ser feitas pelo telemóvel 917087913.

No dia 29, a partir das 10h30, desenrola-se uma visita guiada gratuita ao Museu do Hospital e das Caldas. É uma visita ao património do museu, com passagem pela Piscina da Rainha no antigo Hospital Termal. Marcação pelo telefone 262830774.

Ainda no âmbito da Mostra Mercado da Cerâmica, tem lugar o Dia Aberto Cerâmicas do Moinho, no dia 29 de julho, com visita ao processo criativo dos ceramistas António Mendes e Paula Monteiro, na Rua Moinho da Bela Vista, nº8, em Salir do Porto. Reservas pelo telemóvel 919847172.

No âmbito da programação cultural “Encontros na eira”, do alojamento local da Casa dos Artistas, no Nadadouro, vai ter lugar no dia 30 de julho, pelas 17h00, a apresentação do livro “O Caminho do Burro”, de Paulo Moreiras.

No dia 30 de julho, entre as 16h00 e as 22h00, a Rua Dr. Leonel Sotto Mayor, nas Caldas da Rainha, vai ser o palco de animação de rua. Trata-se de uma iniciativa dos comerciantes e prestadores de serviços da rua que pretende promover a “Sotto Mayor” como uma espécie de “centro comercial” a céu aberto, com degustações, brindes, jogos, “peddy paper”, música, um desfile, entre outras surpresas.

Os mais pequenos poderão juntar-se na antiga Escola Primária do Casal da Areia, na Torre, Salir de Matos, ao longo de cinco dias, das 15h00 às 18h00, para diversas atividades, desde o lazer à aprendizagem.

No dia 25 de julho haverá a iniciativa “Hotel para Insetos”, em que se construirá uma casa para borboletas, abelhas e joaninhas. A atividade, com Sílvia Jácome, propõe observar o que a natureza nos dá e com esses materiais fazer uma construção.

No dia 26 realiza-se um atelier musical, denominado “Histórias com Música”, no dia 27 a cozinha abre-se às experiências, de doces a salgados, com o evento “Crepes e Panquecas”, com João Cardoso. Para dia 28 está preparada uma oficina de “Olaria e Azulejaria”, com Ana Realinho e Filipe Aguiar, em que os mais jovens aprenderão também a pintar azulejos. No dia 29, o tema “Aguarela Divertida”, com Joana Sousa, permitirá criar as próprias cores a partir de beterraba e café.

O preço de entrada diária corresponde a 20 euros por criança, sendo o conjunto dos cinco dias 90 euros. Lanches e materiais já se encontram incluídos no pacote. Mais informações pelo telemóvel 919711351.

Últimas Notícias

Unidades hoteleiras nomeadas para os prémios Publituris

O The Literary Man Óbidos Hotel (categoria melhor hotel de 4 estrelas), o Rio do Prado (categoria melhor hotel de 3 estrelas) e o Royal Óbidos Spa & Golf Resort (categoria melhor campo de golfe) estão nomeados para os prémios Publituris Portugal Travel Awards – 2022, a maior distinção turística a nível nacional, cujos vencedores serão divulgados no dia 18 de outubro.

Novo presidente do Politécnico quer afirmação como Universidade

“Após 40 anos de existência do Instituto Politécnico de Leiria, defendo que reunimos hoje as condições para nos afirmarmos como Universidade, que para além do ensino politécnico, ministre também o ensino universitário, podendo outorgar todos os graus académicos previstos na lei”, afirmou Carlos Rabadão, após ser empossado presidente do Politécnico de Leiria no dia 22 de setembro.

Festival de Insufláveis assinala regresso às aulas

De forma a assinalar o início de um novo ano letivo, o Município de Óbidos, com a colaboração da FADL – Federação das Associações Juvenis do Distrito de Leiria e da Associação Óbidos Dance, pretende proporcionar às crianças um dia diferente, cheio de atividade física e diversão.

Festival Eutopia no golfe do Bom Sucesso Resort

O Bom Sucesso Resort, junto à Lagoa de Óbidos, vai receber a primeira edição do festival Eutopia, um evento que pretende unir a arte, a arquitetura e o golfe. A iniciativa dedicada à cultura contemporânea vai decorrer nos dias 1 e 2 de outubro e destaca-se, entre outros aspetos, pelo local definido para a sua […]