emissão em direto

Kits de mobilidade nas escolas e jardins de infância

Os complexos escolares dos Arcos, Furadouro e Alvito e os jardins de infância do concelho de Óbidos já receberam os kits de mobilidade "ECO", compostos por bicicletas, capacetes, "Cidades do Futuro", rampas de equilíbrio e kits de ferramentas.

Nos últimos dias, o Município distribuiu um total de 210 bicicletas e capacetes. Às 12 salas dos jardins de infância chegaram 12 kits compostos por 10 bicicletas (balance bikes), 10 capacetes e uma “Cidade do Futuro”. Os complexos escolares do Alvito, Arcos e Furadouro receberam, cada um, 30 bicicletas (de três tamanhos) e capacetes, assim como kits de equilíbrio (rampas) e kits de ferramentas, num total de 90 bicicletas e capacetes para o 1º e 2º ciclos.

Margarida Reis, vereadora com o pelouro do Desporto, da Saúde e Bem-Estar no Município, explicou que “no âmbito do nosso programa Óbidos+Ativo, investimos na promoção da atividade física, incluindo a introdução de bicicletas nas escolas”. “A estratégia é trabalhar nesse âmbito de uma forma gradual e progressiva, começando a intervir logo no pré-escolar, continuando pelo 1º e 2.º ciclos, e assim sucessivamente. Depois da entrega dos kits de mobilidade, seguir-se-á um período de formação orientada para educadores, auxiliares e animadores, assim como ações e atividades com o material distribuído”, revelou.

O projeto ECO – Estratégia Ciclável de Óbidos, com um investimento inicial de 52 mil euros, foi lançado em outubro e contempla, nesta fase, todos os jardins de infância e complexos escolares (do pré-escolar ao 2º Ciclo do Ensino Básico).

Últimas Notícias

Incêndio desaloja casal de idosos

Um casal de idosos teve de ser realojado numa residencial de São Martinho do Porto depois do incêndio ocorrido na noite de 11 de dezembro na pequena habitação onde residia, em frente a um stand de automóveis na EN8, na estrada entre Tornada e Vale de Maceira.

Novo Passe M no Oeste vai permitir mobilidade gratuita entre os municípios

A partir de 1 de janeiro estará disponível o novo Passe M, uma iniciativa inovadora criada pela Comunidade Intermunicipal do Oeste (OesteCIM) com o objetivo de promover a mobilidade para todos. O Oeste torna-se “a primeira região do país a implementar a gratuitidade dos transportes no modelo intermunicipal, uma solução que reforça o compromisso com a mobilidade universal, tornando-a mais sustentável, tendencialmente gratuita e orientada para as pessoas”.