Nos últimos dias, o Município distribuiu um total de 210 bicicletas e capacetes. Às 12 salas dos jardins de infância chegaram 12 kits compostos por 10 bicicletas (balance bikes), 10 capacetes e uma “Cidade do Futuro”. Os complexos escolares do Alvito, Arcos e Furadouro receberam, cada um, 30 bicicletas (de três tamanhos) e capacetes, assim como kits de equilíbrio (rampas) e kits de ferramentas, num total de 90 bicicletas e capacetes para o 1º e 2º ciclos.
Margarida Reis, vereadora com o pelouro do Desporto, da Saúde e Bem-Estar no Município, explicou que “no âmbito do nosso programa Óbidos+Ativo, investimos na promoção da atividade física, incluindo a introdução de bicicletas nas escolas”. “A estratégia é trabalhar nesse âmbito de uma forma gradual e progressiva, começando a intervir logo no pré-escolar, continuando pelo 1º e 2.º ciclos, e assim sucessivamente. Depois da entrega dos kits de mobilidade, seguir-se-á um período de formação orientada para educadores, auxiliares e animadores, assim como ações e atividades com o material distribuído”, revelou.
O projeto ECO – Estratégia Ciclável de Óbidos, com um investimento inicial de 52 mil euros, foi lançado em outubro e contempla, nesta fase, todos os jardins de infância e complexos escolares (do pré-escolar ao 2º Ciclo do Ensino Básico).