emissão em direto

Lacerda Sales visitou centro de vacinação no Arneirense

O secretário de Estado Adjunto e da Saúde, António Lacerda Sales, visitou no passado domingo o centro de vacinação Covid, na Associação Arneirense, nas Caldas da Rainha, mostrando-se satisfeito com a vacinação de crianças, docentes e não docentes, que “está a correr bem”.

O secretário de Estado Adjunto e da Saúde, António Lacerda Sales, visitou no passado domingo o centro de vacinação Covid, na Associação Arneirense, nas Caldas da Rainha, mostrando-se satisfeito com a vacinação de crianças, docentes e não docentes, que “está a correr bem”.

Questionado sobre a mudança de instalações do Pavilhão da Mata para a Associação Arneirense, considerou que o novo espaço “está muito bem organizado”.

Revelou que a vacinação contra a Covid-19 no país atingiu no sábado as “250 mil crianças dos 5 aos 11 anos, mais de 40% das 600 mil elegíveis para levar a vacina”. “Não estou ainda a contabilizar os cerca de 30 mil agendamentos de hoje, onde podemos fechar o dia muito perto dos 45% de vacinados nesta faixa”, afirmou, números que, segundo o secretário de estado, permitiriam reunir “todas as condições” para, na segunda-feira, “começar o ano letivo com segurança”.

No final da visita o governante disse que “de 5 de fevereiro a 5 de março continuaremos a vacinar a faixa das crianças em segundas doses, mas também as que não tiveram, por qualquer razão, oportunidade de se vacinarem nesta primeira fase”. 

Lacerda Sales aproveitou para anunciar a abertura do autoagendamento da vacina de reforço para os que têm 45 ou mais anos.

Continuam a poder vacinar-se com a dose de reforço em regime de “casa aberta” (sem marcação), os mais de 60 e podem marcar a vacina os que têm 30 ou mais anos e levaram a Janssen (uma dose) e os de 50 ou mais.

Casa aberta com senha digital

Ana Pisco, diretora executiva do Agrupamento de Centros de Saúde Oeste Norte, anunciou que vão “iniciar a casa aberta com a senha digital”. “Nós estamos a fazer o agendamento por SMS, que é feito por nós uns dias antes e depois a casa aberta, mas vamos deixar de fazer porque há muita gente afetada que não pode fazer a vacina e não vamos preencher vagas que depois não vão ser ocupadas”, explicou.

A responsável revelou que optaram pela senha digital para que o processo seja mais bem organizado e de forma a maximizar a capacidade dos centros de vacinação. “A pessoa pode fazer o agendamento ou pode no próprio dia a partir da meia-noite tirar a senha para nesse dia ser vacinada, dando a possibilidade das pessoas poderem programar a sua vida”.  

Últimas Notícias

Escolas caldenses com deputados no Parlamento dos Jovens

Foram eleitas as escolas e alunos do ensino secundário que farão de deputados em representação do círculo eleitoral de Leiria na sessão nacional do Programa Parlamento dos Jovens, na Assembleia da República, nos dias 29 e 30 de maio. Entre os representantes estão duas escolas das Caldas da Rainha. A sessão distrital realizou-se, no dia […]

Páscoa divertida no La Vie

O La Vie Caldas da Rainha preparou diversão nesta páscoa para a pequena, que de 6 a 9 de abril vai poder divertir-se na Quinta da Alegria.  Ali as crianças poderão brincar ao faz de conta como se fossem donos de uma quinta rural e também participar em ateliês criativos. O espaço estará no piso […]

Três caldenses na Seleção Nacional M40

Disputou-se no último fim-de-semana em Médoc, França, a edição da já tradicional 3 Nations Cup na variante de Touch Rugby. Estiveram presentes as seleções de França M40 e M45, Espanha M40 e de Portugal M40. A seleção nacional contou, no grupo de 15 atletas convocados pelo selecionador nacional Amílcar Seco, com a presença de três […]

João Almeida em terceiro lugar na Volta à Catalunha

O ciclista caldense João Almeida (UAE-Emirates) mostrou estar em grande forma, ao ficar em terceiro lugar na Volta à Catalunha, em Espanha, contribuindo de forma decisiva para a vitória da sua equipa. À frente dele ficaram dois outros corredores de topo: O esloveno Primoz Roglic (Jumbo-Visma), o vencedor, e o belga campeão do mundo Remco Evenepoel (Soudal Quick-Step/Bel), a seis segundos.

Cercipeniche pede ajuda através do IRS

A Cercipeniche – Cooperativa de Educação, Reabilitação, Capacitação e Inclusão, pede a ajuda dos contribuintes para doarem 0,5% do IRS, com o objetivo de angariar donativos para adquirir uma carrinha de transporte de pessoas com mobilidade reduzida para o Lar Residencial Porto de Abrigo, localizado na Praia da Consolação, em Peniche, no qual residem trinta […]