emissão em direto

Lançamento do livro “Gosmalga” encheu sala do Sana Silver Coast Hotel

A obra “Gosmalga a alga falante”, do jovem André Rodrigues, foi apresentada na passada sexta-feira no Sana Silver Coast Hotel, nas Caldas da Rainha. O livro infantil de 36 páginas, com um carácter didáctico, com chancela da Flamingo Edições (Atlantic Books), aborda as algas vermelhas da baía de São Martinho do Porto.

A obra “Gosmalga a alga falante”, do jovem André Rodrigues, foi apresentada na passada sexta-feira no Sana Silver Coast Hotel, nas Caldas da Rainha. O livro infantil de 36 páginas, com um carácter didáctico, com chancela da Flamingo Edições (Atlantic Books), aborda as algas vermelhas da baía de São Martinho do Porto.

O evento promovido pelo JORNAL DAS CALDAS esgotou a sala do hotel. Cerca de uma centena de pessoas reuniu-se para conhecer o primeiro livro de André Rodrigues, que terminou o secundário (Curso de Ciências e Tecnologias) na Escola Básica e Secundária São Martinho do Porto no ano letivo 2023/2024. Entrou recentemente no curso de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores na Universidade de Aveiro.

André Rodrigues, que acabou o secundário no Quadro de Excelência, é descrito como um jovem tímido, mas na apresentação do livro surpreendeu o público presente com suas palavras inspiradoras, numa sessão moderada pelo jornalista do JORNAL DAS CALDAS, Francisco Gomes.

O autor destacou “os professores, uma docente mais especial, que me ajudaram a criar o caráter científico, porque apesar de ser infantil não deixa de ser didático e ensina a importância das algas”.

O jovem, de 17 anos, escreveu a sua primeira obra para dar resposta a um desafio da Universidade de Coimbra (UC), que durante o mês de maio promoveu palestras e aulas de laboratório no âmbito da 8.ª Edição da Semana da Ciência da UC, na escola sede do Agrupamento de Escolas de São Martinho do Porto, onde foi abordado o tema das algas vermelhas da baía. “Pediram para construir um projeto didático para crianças sobre as algas e eu optei por escrever um livro”, contou.

O trabalho acabou por não ser selecionado para ser avaliado devido a um problema técnico (o ficheiro não abriu) mas com o incentivo dos professores enviou o original para a editora, que decidiu publicar a obra. Assim, a “Gosmalga a alga falante” saltou para as páginas de um livro e conta a história das algas vermelhas da praia de São Martinho, utilizadas na conceção de muitos produtos de caráter medicinal, terapêutico e cosmético.

A ideia de explicar aos mais novos as diferentes utilizações das algas vermelhas levou-o a criar a personagem principal: uma alga que fala e atende pelo nome de Gosmalga.

Apesar de nunca ter acompanhado a apanha de algas em São Martinho, foi com muita pesquisa e questões à professora de biologia que obteve a informação para escrever o livro.

O livro tem várias personagens e também aborda a poluição.

O autor referiu ainda que a escrita da obra ajudou no luto da morte do avô, pelo que acabou por ser uma atividade terapêutica e libertadora.

Para além da obra escrita, que é da sua autoria, contou também com as vozes dos seus colegas de grupo (Leonor Silva, Iúri Pits e Guilherme Codinha) e, assim, gravaram um Audiobook. Os alunos estiveram presentes na sessão e revelaram que gostaram muito de trabalhar com o autor.

As ilustrações estiveram a cargo de Carmen Rodrigues, mãe do autor, que considera importante apoiar os filhos nos projetos da escola.

André Rodrigues começou a interessar-se pela escrita no 5º ano, inspirado por alguns professores. “Havia alguns desafios de escrita criativa em que eu participava e ganhei alguns prémios, o que me incentivou a continuar”, referiu

“É preciso dignificar a profissão de professor”

Apesar da matemática estar na vida do jovem escritor, não vai deixar a escrita. Já está a trabalhar no segundo livro. Levantando um pouco o véu, disse que é sobre um padeiro mágico. Esta revelação levou o diretor da Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste (EHTO), Daniel Pinto, com um pouco de humor a convidar o jovem a lançar o livro na EHTO no âmbito do curso de padaria que a escola leciona.  

Presente esteve o presidente da Junta de Freguesia de São Martinho do Porto, Nuno Vieira, que falou um pouco da importância das algas vermelhas, que são raras e que podem ser utilizadas na gastronomia, na indústria farmacêutica e noutros produtos. 

Também marcou presença o presidente da Junta de Freguesia da Cela (Alcobaça), Paulo Eusébio, localidade onde André Rodrigues reside. Destacou que a juventude de hoje quer estudar e considerou que o autor vai ter muito sucesso.

O presidente da União de Freguesias de Tornada e Salir do Porto, João Lourenço, também participou na sessão, elogiando o jovem escritor.

A diretora do Agrupamento de Escolas de São Martinho do Porto, Luísa Sardo, valorizou a qualidade, o esforço, a atitude e as conquistas do jovem, que é “um aluno exemplar”.

A professora de português, que o autor classificou como “especial”, Clara Bernardino, emocionada uma vez que apoiou este projeto, realçou “todos os docentes que deram aulas a André Rodrigues e todos os funcionários da escola que viram o jovem crescer e que contribuíram para o seu sucesso”. “O André é o aluno que todos os docentes gostariam de ter”, salientou.

Presentes no evento estiveram ainda os diretores do Agrupamentos de Escolas Raul Proença e Rafael Bordalo Pinheiro, que convidaram o jovem a apresentar o livro em algumas escolas do 1º ciclo.

Coube ao administrador do Grupo Medioeste, António Salvador, abrir a sessão, salientando a grande aposta deste grupo de comunicação social no setor da educação. “É com muito prazer que abraçamos este projeto e esta atitude de apostar nos alunos”, referiu.

Sublinhou ainda que a profissão de professor deve ser “dignificada” e que “os bons docentes, aqueles que cativam para aprender sempre mais, aqueles que desafiam os alunos a serem melhores, são os que ficam na memória dos estudantes”.

No final decorreu uma sessão de autógrafos que durou mais de uma hora devido ao número de pessoas que compraram o livro e o queriam assinado.

O JORNAL DAS CALDAS agradeceu ao Sana Silver Coast Hotel, que cedeu a sala para o lançamento do livro.

livro algas 3
Sala do Sana Silver Coast Hotel nas Caldas esgotou para o lançamento
livro algas 4
Autógrafos no final
livro algas 5
O administrador do Grupo Medioeste, António Salvador, abriu a sessão
 
Livro algas 1
Lançamento com o autor, André Rodrigues, e Francisco Gomes, que moderou a sessão

Últimas Notícias

Comunidade de Leitores e Cinéfilos com tarde cultural no Vau

No dia 20 de outubro, às 15h00, no pavilhão multiusos da Associação Recreativa, Desportiva e Cultural Vauense, no Vau, no concelho de Óbidos, realiza-se a sessão cultural n.º 548 organizada pela Comunidade de Leitores e Cinéfilos das Caldas da Rainha em vinte anos.

Morre em queda do nono andar

Uma mulher de 61 anos morreu na sequência da queda do nono andar de um prédio na Avenida da Independência Nacional que faz esquina com a Rua da Paz, nas Caldas da Rainha, na passada quarta-feira, pelas 13h00.

Prisão para trio detido por roubo

Ficaram em prisão preventiva na cadeia de Leiria três homens, com idades entre 28 e 48 anos, detidos em Alfeizerão pelo Núcleo de Investigação Criminal de Caldas da Rainha da GNR pelos crimes de roubo, furto qualificado e posse ilegal de armas em vários concelhos do distrito de Leiria e Coimbra.