emissão em direto

Lavandaria industrial Neutripuro inaugurou novas instalações

Fundada em 2009, a Neutripuro – Lavagens Industriais deu um grande passo no seu crescimento, com a inauguração de novas instalações para dar resposta ao crescente aumento da procura e tornar a sua capacidade produtiva mais eficiente e sustentável.

Fundada em 2009, a Neutripuro – Lavagens Industriais deu um grande passo no seu crescimento, com a inauguração de novas instalações para dar resposta ao crescente aumento da procura e tornar a sua capacidade produtiva mais eficiente e sustentável.

A Neutripuro é uma empresa familiar, fundada por João Gameiro, que é também sócio-gerente da Lagoagest e da Loja do Ceramista. As três empresas partilhavam, até agora, as mesmas instalações na Zona Industrial das Caldas da Rainha, na Rua Pedro Nunes. A lavandaria industrial passa para um pavilhão na Rua António Oliveira.

A empresa é especializada em prestar serviços de lavandaria, tratamento e aluguer de roupa a estabelecimentos nos setores da hotelaria e da restauração. A maioria dos seus clientes são hotéis na área da Grande Lisboa, mas também trabalha com unidades hoteleiras na região Oeste. O objetivo passa por alargar a sua área de influência.

No início, a lavandaria industrial tratava de todo o género de roupa, mas gradualmente focou-se no mercado da hotelaria.

O fundador das empresas conta com a colaboração na gestão, desde 2019, dos seus filhos, João e Filipe Gameiro. No futuro, acreditam, também os seus filhos vão poder continuar o percurso do avô. As novas instalações já foram pensadas para permitir esse futuro, com máquinas mais robustas.

Os dois irmãos já tinham o seu próprio percurso profissional, mas sabiam que, mais tarde ou mais cedo, iriam colaborar também na gestão dos negócios do pai. Puderam assim também contribuir com o “know-how” que adquiriram na sua formação (licenciaturas na área da engenharia) e nos empregos que tiveram anteriormente.

A nova unidade, com 1.600 metros quadrados, vai permitir duplicar a capacidade, através da automatização do processo produtivo, com novas máquinas, e a implementação de um sistema no âmbito da Indústria 4.0 (integração de tecnologias digitais inteligentes).

“Este foi um projeto desenvolvido com muito detalhe. Não só para as necessidades atuais, mas também para os desafios do futuro”, salientou Filipe Gameiro.

Atualmente, trata de quatro toneladas de roupa por dia, em média. No verão esses números são sempre superiores. Todos os dias garante a recolha, transporte para as instalações nas Caldas, triagem, lavagem e secagem, dobragem e embalagem, com a entrega no máximo em 24 horas.

Outra das vertentes da empresa é o aluguer de roupa para hotéis. “As unidades hoteleiras contratualizam o número de peças por cada quarto que têm e nós fazemos toda a gestão do ‘stock’”, explicou João Gameiro.

“Garantimos elevados padrões de higiene, qualidade e rapidez e cumprindo todas as exigências dos organismos ambientais e das entidades reguladoras”, adiantou Filipe Gameiro.

A mudança para as novas instalações vai fazer-se durante o período de inverno, aproveitando ser época baixa nos hotéis.

A empresa tem 30 funcionários, mas durante a época alta contrata mais algumas pessoas de modo a dar resposta às necessidades.

Em 2023 teve um volume de faturação superior a um milhão de euros e foi considerada uma das PME Líder do concelho.

Últimas Notícias

Secretário de Estado do Turismo garante hotel de luxo nos Pavilhões do Parque

Os três edifícios dos Pavilhões do Parque D. Carlos I, nas Caldas da Rainha, devolutos desde 2005, vão finalmente ser “transformados num hotel de luxo”. Esta garantia foi dada pelo secretário de Estado do Turismo, Pedro Machado, durante a sua participação numa conferência sobre Turismo e Património que decorreu no passado dia 3 no Café Central, organizado pelo PSD caldense. Perante as dúvidas da população, que não vê progressos nas obras, o governante assegurou que o projeto vai concretizar-se ainda durante o seu mandato.

Uma nova abordagem ao marketing digital

Nas Caldas da Rainha abriu uma empresa dedicada a soluções de marketing. Chama-se OndaFlow e é liderada por Carla Cabaceira e Ana Boa-Ventura, duas empreendedoras que dividem a sua vida entre os Estados Unidos e Portugal.

Capela de São Brás reabriu com tertúlia

Após a realização de obras de restauro por parte da Câmara Municipal do Bombarral, no que constitui um exemplo de preservação e valorização do património cultural material e imaterial, no passado sábado reabriu a capela de São Brás, com a realização de uma tertúlia cultural sobre a lenda da Cabeça Santa.

Sessão de esclarecimento sobre violência no namoro

O Município do Bombarral, através do Núcleo de Intervenção Local para a Área da Violência Doméstica, dinamizou uma sessão de esclarecimento sobre violência no namoro, a convite da Associação de Estudantes do Agrupamento de Escolas Fernão do Pó.