emissão em direto

Leader Oeste organiza debate sobre sistema alimentar sustentável na região

A Associação Leader Oeste, sediada na antiga escola primária do Cadaval, organizou o segundo encontro dedicado aos Sistemas Alimentares no Oeste, marcando o encerramento do projeto PNAES Oeste – Plano Nacional para a Alimentação Equilibrada e sustentável.

O evento realizou-se no dia 28 de março, nas instalações da ESCO – Escola de Serviços e Comércio do Oeste, em Torres Vedras.

Miguel Torres, presidente da Minha Terra – Federação das Associações de Desenvolvimento Local, teve como intervenção o papel dos Grupos de Ação Local, como a Leader Oeste, na promoção do património alimentar dos seus territórios, na identificação dos produtos endógenos, combate à iliteracia alimentar e na implementação dos vários PNAES a nível nacional, alertando para a necessidade da continuidade deste trabalho que se afigura como prioritário nos dias de hoje e no futuro.

Um debate sobre o sistema alimentar no Oeste contou com as intervenções de Paulo Simões, da Comunidade Intermunicipal do Oeste, Conceição Santos, da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional de Lisboa e Vale do Tejo, Raúl Bernardino, da Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar, Daniel Pinto, da Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste, Joana Dias, da ACTUAR – Associação para a Cooperação e o Desenvolvimento, e de José Coutinho da Leader Oeste.

Foram identificadas algumas áreas relevantes para a sustentabilidade do sistema alimentar sub-regional, destacando-se a importância da produção de conhecimento, inovação e informação para o desenvolvimento de políticas e programas, e a necessidade de coordenação entre diferentes atores e setores, a fim de aumentar o impacto e a eficiência.

Foi possível concluir sobre a importância de reforçar a governança territorial dos sistemas alimentares, envolvendo os principais atores do território, como autarquias, comissões de coordenação, setores do governo com atuação local, organizações da sociedade civil, setor privado, em particular a produção agrícola, e grupos em situação de vulnerabilidade no sistema alimentar.

Foi proposta a criação de um conselho multissetorial e de um sistema de informação sobre alimentação e agricultura na sub-região, que poderia ser estruturado como um Observatório do Sistema Alimentar Sub-regional. A Leader Oeste poderá desempenhar um papel de facilitador deste processo.

Foi ainda sugerida a constituição de um grupo de trabalho multissetorial, responsável por desenhar o mecanismo de governança proposto, bem como por discutir um plano ou estratégia para a promoção de um sistema alimentar sustentável na região.

Desde a sua criação em 1994 que a Associação Leader Oeste apoia o desenvolvimento de produtos da Região Oeste.

O início da sua intervenção ligou-se aos produtos locais e à sua comercialização, tendo apoiado um número muito significativo de produtos e produtores, com destaque na fruticultura.

Adicionalmente apoiou a certificação da qualidade e os regimes de produção certificados através de diversos projetos de fileira e para o setor agrícola regional.

Desde 2004 que participou no projeto Portugal Rural que foi pioneiro na promoção da produção nacional, numa lógica de venda direta em Lisboa.

Desde 2013 que a Associação dinamiza, em parceria com a Câmara Municipal do Cadaval e com produtores locais, um mercado de proximidade na vila, denominado Mercado EcoRural.

Também desde essa altura existem núcleos no Oeste, em Alenquer e Torres Vedras, do projeto PROVE – Promover e Vender, que pretende contribuir para o escoamento de produtos locais, fomentando as relações de proximidade entre quem produz e quem consome, através do estabelecimento de circuitos curtos de comercialização entre pequenos produtores agrícolas e consumidores.

Em abril de 2024, a Leader Oeste organizou nas instalações da Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste, nas Caldas da Rainha, o I Encontro Sistemas Alimentares no Oeste, no âmbito do projeto de cooperação SAL – Sistemas Alimentares Locais, que reforça a importância desta temática para a Associação e para a região.

Um outro projeto de cooperação, denominado 3C – Cooperar em Circuitos Curtos, está alinhado com o objetivo estratégico de trabalhar as temáticas da alimentação e produção equilibrada e sustentável na região.

Últimas Notícias

Unidade Local de Saúde do Oeste com 57 vagas para médicos

Foi publicado em Diário da República o número de 57 vagas para recrutamento de médicos recém-especialistas para a área hospitalar, para a área dos cuidados de saúde primários e para a área de saúde pública, na Unidade Local de Saúde do Oeste.

Homem esfaqueado em festa

Uma festa na associação da Lagoa Parceira, nas Caldas da Rainha, foi palco de uma zaragata em que um homem foi esfaqueado no pescoço, na madrugada do passado dia 20.

Ana Bacalhau cantou a liberdade no CCC

“A Liberdade está a passar por aqui” foi o concerto que Ana Bacalhau levou na véspera de 25 de abril ao Grande Auditório do Centro Cultural e de Congressos das Caldas da Rainha.