Desde 1999 que o evento concilia a resistência física à vertente turística com o objetivo de cruzar Portugal de extremo a extremo contemplando paisagens e lugares de grande esplendor.
Organizado pela Federação de Motociclismo de Portugal, destaca-se pelo seu carácter mototurístico, pela ausência de competição e pela valorização da segurança, camaradagem e descoberta.
A passagem pela Benedita, com paragem na Benecar, está marcada para o final da 1.ª etapa, no dia 8 de junho, e será o último “Oásis” (momentos de paragem ao longo do percurso) antes da chegada a Alcobaça, onde os milhares de participantes irão pernoitar, antes do arranque da 2.ª etapa.
Ao início da manhã de dia 9 de junho, a caravana do Lés-a-Lés partirá rumo a São Martinho do Porto e Salir do Porto, antes de continuar para leste em direção a Rio Maior, onde haverá o primeiro “Oásis” do dia, nas Salinas da Fonte da Bica.
O “Oásis” que irá ser preparado na Benecar promete zonas de descanso, comida, bebida e convívio, mas também espaços de exposição, promoção de produtos e serviços da região, animação musical e experiências interativas pensadas para os aventureiros do Lés-a-Lés, mas também para a comunidade local que poderá participar gratuitamente no evento.