emissão em direto

próximo programa

Ver programação completa

Livro com rostos de Santo Onofre e Serra do Bouro

A União de Freguesias das Caldas da Rainha – Santo Onofre e Serra do Bouro celebra a 12 de junho o dia do padroeiro da sua freguesia urbana, Santo Onofre, com a apresentação do livro “Rostos da União”, a ter lugar na Biblioteca Municipal, às 21h00.

Este livro, com textos de Joana Tornada e fotografias de Carlos Barroso, pretende “homenagear rostos que identificam a união de freguesias como um território comum”, ao mesmo tempo que procura “ajudar a desenvolver uma autoestima comunitária de quem vive em Santo Onofre e na Serra do Bouro”. Para a escolha destes rostos foi pedida a colaboração da associação Património Histórico – Grupo de Estudos, sendo que a historiadora Joana Tornada ficou responsável pelo estudo e apresentação das figuras escolhidas, para além de descrever elementos arquitetónicos, como a Igreja Matriz da Serra do Bouro, o antigo Balneário das Águas Santas e o Matadouro Municipal, e as memórias do então Bairro Além da Ponte e dos naufrágios na costa. No texto introdutório, o presidente da união de freguesias, Jorge Varela, considera que este é “um passo gigante na caminhada que esta comunidade vem fazendo na sua própria construção identitária”. O autarca salienta que a união de freguesias “é constituída por uma comunidade de gente solidária e empreendedora, tendo diversos equipamentos sociais, culturais e desportivos de que se pode orgulhar”. Jorge Varela não esquece o “passado de zona periférica do centro urbano, em que uma parte significativa da população tinha baixos rendimentos”. No âmbito das comemorações do Dia de Santo Onofre, a União de Freguesias vai também voltar a promover as visitas à sua sede dos alunos as turmas do 4o ano do 1o ciclo das escolas que estão no seu território. Este é o terceiro ano que estas visitas acontecem (no ano passado, devido ao confinamento, os alunos tinham aulas em casa e foi feito um vídeo que os professores mostraram aos seus alunos) e a intenção é que as crianças aprendam mais sobre o funcionamento da autarquia.

Últimas Notícias

Equipa do Acrotramp vence Scalabis Cup

Decorreu nos dias 8, 9 e 10 de julho, a Scalabis Cup, competição Internacional de ginástica, no Pavilhão Desportivo Municipal de Santarém, reunindo cerca de 500 ginastas em representação de vários países. O Acrotramp Clube de Caldas esteve representado nesta competição com seis ginastas seniores de 1ª divisão e elite (três em duplo minitrampolim e três em tumbling).

Caldas da Rainha esteve em alerta mas DGS corrigiu números

A Direção-Geral da Saúde procedeu na passada segunda-feira a uma correção da incidência cumulativa a 14 dias por 100 mil habitantes nas Caldas da Rainha, para o período de 24 de junho a 7 de julho, o que retirou o concelho do estado de alerta em que havia sido colocado indevidamente por resolução do Conselho de Ministros na quinta-feira anterior.