emissão em direto

Livro “Pão Descomplicado” com receitas sem glúten apresentado na EHTO

Foi apresentado na passada sexta-feira, no auditório da Escola de Hotelaria e de Turismo do Oeste (EHTO), o livro “Pão Descomplicado”, composto por mais de 65 receitas, sem glúten, em que uma das autoras foi aluna de uma das edições do curso de Padaria Avançada da escola. O livro foi editado pela Associação Paleo XXI, […]

Foi apresentado na passada sexta-feira, no auditório da Escola de Hotelaria e de Turismo do Oeste (EHTO), o livro “Pão Descomplicado”, composto por mais de 65 receitas, sem glúten, em que uma das autoras foi aluna de uma das edições do curso de Padaria Avançada da escola.

O livro foi editado pela Associação Paleo XXI, “que existe há oito anos e que tem contribuído para impulsionar a difusão do estilo de vida e alimentação paleo, enquanto alternativa saudável e lógica, apostando assim no consumo de proteína em vez de hidratos de carbono”, sublinhou Francisco Silva, fundador do grupo que segue um modelo adaptado da original dieta do paleolítico e que conta com 450 mil seguidores nas redes sociais.

Ao longo dos oito anos, a equipa da Paleo XXI tem vindo apostar na edição de livros sobre a “Cozinha Paleo XXI”, a “Doce tradição” e o “Com sal e sabor”, apostando agora “na missão de descomplicar o pão”. Nesse sentido, a associação decidiu convidar a antiga aluna da EHTO, Ana Henriques, formada em Padaria Avançada, para ajudar na criação do livro, com mais de 65 receitas de diversos tipos de pães para todos os gostos, desde broas, pães grandes, de forma, bolinhas, doces ou salgados.

De acordo com Francisco Silva, “não estamos a lutar contra quem faz pão tradicional, mas sim a informar que é possível fazer as mesmas receitas com outros ingredientes”.

Todas as receitas, que foram preparadas e provadas pelos autores, e que também contaram com ajuda dos alunos do curso de Padaria Avançada, procuram “abranger todo o tipo de pessoas”. “Temos receitas com duas massas mãe, uma feita com a fermentação da maçã e outra com açúcar e trigo sarraceno para ensinar a massa em casa, mas também receitas sem massa mãe, outras que se fazem na hora, e com ou sem laticínios”, explicou o fundador do grupo.

Paula Ruivo, da Paleo XXI, afirmou que “este é um livro só de pão, mas que mostra que é possível confecionar o mesmo com uma verdadeira massa mãe e ter verdadeiras surpresas, como pão doce, brioches, pães salgados e recheados, entre outros”.

Acompanhar a equipa da Paleo XXI esteve antiga aluna da EHTO, Ana Henriques, que explicou que “é muito importante o mundo da cozinha e da pastelaria tradicional perceber que é possível adaptar-se a novos horizontes e a outros tipos de alimentações, dietas e restrições alimentares”. “Foi isso que fizemos no livro “Pão Descomplicado”, onde recriamos um conjunto de pães, em que substituímos a farinha de trigo por farinha de outros cereais igualmente importantes na nossa produção nacional, como farinha de arroz ou de milho, e que não tem, naturalmente, glúten”, apontou, adiantando que “através destas receitas é possível criar pães fantásticos, com sabores na mesma”.

Além de apresentar o livro, a equipa da Paleo XXI convidou os alunos a recriar duas das receitas da obra nas instalações da escola.

Últimas Notícias

MDM quer combate à violência contra as mulheres 

O Movimento Democrático de Mulheres (MDM) assinalou a 25 de Novembro o Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres, tendo realizado um jantar-debate na sede do Clube Recreativo Delgadense, na Delgada, no Bombarral e, na véspera, a distribuição de informação no Agrupamento de Escolas Fernão Pó, na vila.

Governador rotário visita clube local

O Rotary Club das Caldas da Rainha recebeu o Governador do Distrito 1960, Vitor Cordeiro, para uma visita de trabalho, no passado dia 14, numa deslocação que teve o seu início na rotunda Rotary (junto ao Continente), onde se fez uma fotografia de grupo junto ao marco rotário.

Água distinguida pela qualidade

A Câmara Municipal do Cadaval voltou a ser contemplada com o “Selo de qualidade exemplar da água para consumo humano” no âmbito da 17.ª Expo Conferência da Água, realizada em Lisboa, no passado dia 22. A autarquia recebe assim, mais uma vez, a distinção que enaltece a qualidade da sua água. A atribuição deste galardão […]

Frederico Silva novamente finalista no Japão 

Chegou ao fim a digressão asiática do atleta caldense Frederico Silva e no quarto e último torneio disputado na cidade japonesa de Yokkaichi, o jogador do Clube de Ténis das Caldas da Rainha voltou a atingir a final do torneio de categoria 80 do ATP Challenger Tour.